Casa de pedra e madeira como nunca viu!

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Eram apenas quatro fortes paredes de pedra apontando para o céu, quando os arquitectos corpo atelier chegaram ao local não tinham nem divisões verticais de piso, o que evidenciou segundo os mesmos o potencial volumétrico da casa.

Estes arquitectos, de Vilamoura, viram nestas paredes uma oportunidade para desenvolver um conceito que desafia os paradigmas da arquitectura de espaços habitacionais.

Os arquitectos corpo atelier, são um gabinete de arte e arquitectura no Sul de Portugal, em Vilamoura e também em Lisboa. Esta equipa preocupa-se com a exploração e expansão dos elementos fundamentais da arquitectura. 

Explore esta solução original.

Fotografia: Ricardo Oliveira Alves

Fachada

Acesso à caixa de granito: Telhados de quatro águas  por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Acesso à caixa de granito

Corpo Atelier

A casa á em pedra assim como os seus exterior, integrando-se na perfeição com o ambiente rural envolvente, pequenos terraços permitem a colocação de alguma vegetação, tendo ainda um elemento de água muito típico destas zonas. 

A casa aparenta ter dois pisos e pequenas janelas, no entanto, como referido, esta tinha apenas as quatro paredes quando os arquitectos a transformaram.

A sua estratégia inicial foi fechar o volume inserido um tradicional telhado inclinado. Mas a intervenção não se ficou por aqui…

Estutura

Escadas e volumes suspensos: Cozinhas campestres por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Escadas e volumes suspensos

Corpo Atelier

No interior, a estrutura em madeira que suporta o telhado foi expandida verticalmente, atravessando toda a casa, dividindo e hierarquizando o espaço.

As áreas sociais localizam-se no rés do chão, organizadas em volta dos pilares estruturais, e enfatizando uma continuidade visual.

Compartimentos

Estrutura em asna do telhado: Corredores e halls de entrada  por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Estrutura em asna do telhado

Corpo Atelier

No primeiro andar, as áreas privadas, que ocupam os interstícios desta geometria de pilares e vigas de madeira. Estes espaços requerem alguma intimidade, tal como quartos e casas de banho, e estão localizados em três volumes independentes, integrados na estrutura e suspensos pelo telhado.

Esta estratégia é uma novidade e permite uma boa integração e funcionalidade do espaço.

Casa de banho

Volume da instalação sanitária: Casas de banho campestres por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Volume da instalação sanitária

Corpo Atelier

Esta casa de banho tem entrada de luz natural e ainda uma vista para o campo, o que a torna ainda mais agradável. Também aqui é possível ver a estrutura em madeira, do telhado, que suporta este volume. Também o chão é em madeira, o que traz bastante conforto.

O mobiliário da casa de banho é bastante modernos, de traços simples. Destaco a torneira com um desenho funcional e ainda a instalação sanitária suspensa! 

Outras casas de banho no campo!

Arrumação

Volume central em estrutura de madeira: Salas de jantar campestres por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Volume central em estrutura de madeira

Corpo Atelier

Outra função desta estrutura tão importante é a de arrumação, por baixo da escada existe um espaço acessível, uma boa estratégia. Destaco o pormenor das escadas estarem revestidas com uma fina camada de madeira em combinação com a estrutura.

De reparar nesta foto que, apesar de na fachada a casa parecer ter poucas entradas de luz, o espaço recebe bastante luz natural, algo para que a estratégia de fluidez das zonas sociais também contribui.  

Curioso por ver outros exemplos em que a madeira é um elemento central na recuperação da casa? Espreite aqui! 

A paisagem

Caixa de granito na envolvente: Casas campestres por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Caixa de granito na envolvente

Corpo Atelier

Este parece o cenário Outonal de uma rua normal de Sernancelhe, no interior de Portugal…

Um cenário bucólico, a rua delimitada por propriedade privada, muros de pedra e vinha na sua bonita variância de cores, na linha do horizonte uma paisagem dominada por maciços arbóreos , a casa que vemos em frente, em pedra, parece enquadrar-se na perfeição neste cenário, agora já conhecemos os seus modernos interiores.

Um conceito inovador, num ambiente rural!

Este conceito deixo-o reflexivo? Deixe abaixo as suas questões/comentários…
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!