Que bancada de cozinha escolher?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

cozinha é uma das mais importantes e frequentadas divisões da casa. Quando escolhemos os móveis para a decorar, devemo-lo fazer de forma ponderada e ter sempre em conta a qualidade e durabilidade dos materiais, as cores, os tamanhos e a forma como tudo se encaixa na decoração do resto da casa. A funcionalidade nunca deve deixar de estar aliada à estética. A nossa casa deve envolver-nos, fazer-nos sentir bem e reflectir a nossa personalidade. 

Se vai construir uma casa de raiz ou decorar uma cozinha vazia, veja todas as opções, compare preços, pense que estilo de cozinha quer – com ilha, com balcão, com península – e, se necessário, peça ajuda a um profissional. Se já tem uma cozinha equipada, mas quer mudá-la, considere se não pode dar uma nova vida aos móveis pintando-os de outra cor ou mudando-lhes os puxadores. Se tiverem em bom estado e apenas um tanto ou quanto ultrapassados, esta pode ser uma boa ideia.

Para se inspirar, leia atentamente o nosso artigo e veja as propostas dos nossos designers. São resmas, paletes de boas ideias! 

O jogo das cores

Cozinhas modernas por Draisci Studio
Draisci Studio

East London Apartment

Draisci Studio

Sabemos que o branco, além de ser a cor da pureza e do brilho, é também versátil por nos permitir jogar facilmente com outras cores e estilos de forma a criar ambientes dinâmicos, modernos e joviais. No caso da fotografia, a forma como a bancada branca permite com que se brinque com os demais elementos é evidente. Os móveis de cima coloridos, todos eles de tons diferentes, tornam o espaço mais vibrante e enérgico. Não se perde a pureza e o brilho do branco, não se perde o minimalismo da decoração, não se perde a elegância dos contrastes criados entre o branco da bancada e o negro do tampo e da parede, mas ganha-se, isso sim, um ponto diferenciador na decoração. Ouse escolher móveis inferiores diferentes dos superiores. Se o fizer, vai ser dono de uma cozinha única!

Um bom clássico cai sempre bem

Ideal para quem vive numa casa grande e tem uma família numerosa, a bancada de cozinha deste projecto argentino de Silvina Lightowler - Diseño à Medida apresenta uma solução eficaz a nível estético e funcional. A bancada desenvolve-se em torno de toda a divisão oferecendo, assim, uma área de preparação de alimentos espaçosa, perfeita para os atarefados almoços de Domingo. Pintado em tons entre o branco sujo e os cinzas, este conjunto clássico transmite uma sensação polida e limpa, para além de materializar uma forma mais actualizada de utilizar a madeira, que aparece pintada num tom mais invulgar. Inspire-se nesta ideia moderna, simples e funcional para os seus deliciosos cozinhados diários. 

Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhão!

As cores alteram o nosso estado de espírito de acordo com a percepção que delas temos. O vermelho é uma cor forte e com impacto. Na decoração, tende a ser pouco consensual: ou se gosta muito ou não se gosta de todo. Dificilmente, provoca uma impressão neutra. 

É projectada pelo atelier espanhol Ana Lore Burliga Miranda Arquitetura a cozinha que vê na imagem e que pela qualidade dos materiais, como o belo balcão em granito vermelho, promete ser uma referência para outros projectos de interiores. 

É, indubitavelmente, o balcão em vermelho o ponto de referência desta divisão. É ele que atrai de imediato a nossa atenção, que rouba o protagonismo e que arreda do campo visual tudo o resto. E não há nenhum problema nisso. Uma grande decoração é, muitas vezes, conseguida através de apenas um elemento statement. Repare nos divertidos tachos suspenso sobre este balcão, também eles em vermelho, a condizer com a peça-mãe

Meteriais que contam histórias

Cozinhas industriais por RestyleXL
RestyleXL

Reclaimed wood kitchen

RestyleXL

E por que não reutilizar e repropositar peças antigas para a sua decoração? Reciclar está na moda, favorece o orçamento, o meio-ambiente e é apenas necessário ter alguma imaginação e, pronto, algum talento para o bricolage. As peças antigas têm personalidade e quando misturadas com outras mais modernas emprestam, à decoração, um toque de irreverência e originalidade. A imagem que ilustra este tópico mostra uma boa forma de utilizar materiais antigos na sua decoração. A madeira das bancadas imbui a cozinha numa atmosfera rústica que onde se encontram, porém, elementos modernos e minimalistas. Aliás, é o silêncio destes objectos que deixa esta bonita banca falar mais alto. Identifica-se com o estilo industrial? Eis a sua cozinha!

O calor da madeira

Em qualquer decoração, da tradicional à moderna, a madeira assume-se como um material adaptável e que encaixa na perfeição nos espaços. Pela sua beleza, mas também pelas suas características, é muito usual vermos revestimentos em madeira a ocupar um lugar de destaque em projectos modernos, como é o caso da estética escandinava. A imagem ilustra precisamente isso. Uma cozinha moderna e de estilo minimalista onde a madeira que cobre o tampo da bancada, assim como toda a zona envolvente à mesma, desempenha um papel fundamental na decoração, surgindo enquanto contraste em relação aos armários e dando ao espaço um toque mais familiar e acolhedor. 

Celestialmente branco

Simples e eficaz. Brilhante e funcional. A bancada branca e minimalista prolonga-se pela parede desta cozinha, alongando-a. O branco não só nos transmite a sensação de pureza e limpeza, como é também um tom versátil e facilmente personalizável através da introdução de apontamentos coloridos. A isso, junta-se o facto de reflectir a luz natural e artificial, propiciando aos espaços uma percepção de maior amplitude. Para quebrar a monocromia, pode optar por revestir o seu chão com soalho. A madeira tem o poder de retirar alguma frieza ao branco.    

Uma cozinha que é um luxo

Chalé das Três Esquinas: Cozinhas ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Uma cozinha pelas mãos do atelier português Tiago do Vale Arquitectos que surge como epítome do minimalismo e do luxo. Nesta cozinha open space, a pureza do branco impera e as linhas horizontais da bancada – que é, em boa verdade, uma península – vão ao encontro da parede, prolongando o espaço. Para além do brilho – e do brio! – do branco, o destaque vai para a elegância luxuosa das superfícies marmóreas, um material nobre que eleva esteticamente qualquer que seja a decoração. Se optar pelo mármore quando decorar a sua cozinha, não se esqueça de lhe dar um bom acabamento e não o limpe com produtos abrasivos.

Dark side

preto é uma cor que, pelas múltiplas sensações que nos transmite, receamos utilizar com maior frequência, principalmente em determinado tipo de espaços. Mas ao contrário do que possamos pensar, a utilização da cor em espaços específicos como a cozinha pode ter efeitos agradavelmente surpreendentes e a imagem que lhe deixamos é a prova disso. A utilização do preto como principal cor na construção da bancada da cozinha é uma escolha irreverente, que dá ao espaço um aspecto moderno, elegante e sofisticado. A opção por uma superfície brilhante que tudo reflecte transmite-nos a reconfortante sensação de limpeza e pureza que um espaço como este pede. Uma forma original e arrojada de construir a bancada da cozinha. 

Num tom pastel

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa: Cozinhas ecléticas por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

Quando feito de forma bem pensada e em medida correcta, a mistura entre os elementos toscos da decoração tradicional e os elementos modernos são uma forma interessante de tornar a sua casa num espaço original, esteticamente agradável e com personalidade. O projecto de recuperação do atelier português BL Design e Arquitectura de Interiores propõe-nos uma cozinha que mistura a rusticidade com as linhas do design moderno. Nesta cozinha, a bancada é o principal elemento do espaço e prolonga-se em todo o seu redor. O leve verde menta da bancada contrasta com um tampo brilhante e branco e com a banca em pedra.

Ouro sob… mármore

Moradia no Porto: Cozinhas modernas por Vilaça Interiores
Vilaça Interiores

Moradia no Porto

Vilaça Interiores

Os revestimentos em mármore ganham aqui, outro impacto, por via do contraste com os móveis que surgem pintados num luxuoso tom dourado. Não é ouro sobre azul, mas é ouro sob mármore o que também nos parece muito bem. Juntos, o branco, o mármore e o dourado, enchem esta cozinha de luz e reflexos que a tornam ampla e arejada. 

Como são as bancadas da sua cozinha? Está a pensar optar por alguma destas sugestões? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!