7 passos para ter uma sala mais confortável!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O clima de Outono convida-nos a passar mais tempo em casa. As chuvas contínuas, o tempo ventoso e a noite que chega mais cedo, levam-nos a procurar o resguardo da nosso lar doce lar onde podemos desfrutar de uma atmosfera aconchegada. Para que usufrua em pleno do seu espaço nestas estações mais frias, torne-o ainda mais acolhedor e apetecível. Ele tem, por certo, potencial para tal. 

Cada sala tem a sua individualidade e toques pessoais e a perspectiva que temos sobre o que é um espaço acolhedor pode variar. No entanto, cremos que há alguns elementos universais no que diz respeito a transformar qualquer que seja a sala numa área calorosa e cómoda. Por vezes, basta apenas um deles para modificar integralmente a atmosfera. Porém, se pusermos todos em prática, o resultado é ainda melhor.

Percorra as sugestões que hoje lhe deixamos e inspire-se para encarar da melhor forma o Outono e o Inverno.

1. Lareira

Interiors by Clients: Salas de estar ecléticas por Luisa peixoto Design
Luisa peixoto Design

Interiors by Clients

Luisa peixoto Design

A lareira é um daqueles elementos que não pode faltar numa sala durante os dias frios. Para além da riqueza estética, é uma valiosa fonte de energia que pode reduzir os custos do aquecimento durante o Outono e o Inverno. Hoje em dia, há um mercado dedicado à produção de lareiras e recuperadores pelo que a tarefa de encontrar uma à medida da sua sala e orçamento é muito mais fácil. A isso, junta-se o facto de haver uma miríade de alternativas ao combustível mais conhecido: a madeira. Há outras opções muito mais sustentáveis e amigas do ambiente como as lareiras eléctricas, a gás e biológicas. Em certos edifícios, há restrições no que diz respeito à instalação de uma lareira que são, assim, facilmente contornadas se recorrermos a estas ofertas mais modernas. Em último caso, se por algum motivo não puder usar a sua lareira normalmente, pode enchê-la de velas de diversos tamanhos para criar um ambiente agradável e romântico que, de resto, é perfeitamente adequado para todo o ano.

2. Cores quentes

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Quando nos referimos a uma paleta cromática que integre cores quentes, estamos a falar de um vasto leque que se prolonga de um bege claro e subtil, até aos diferentes tons de castanho, verde, laranja e vermelhos.

Para uma sala, escolha tons mais neutros como o bege, o casca de ovo ou o cappuccino. Estas cores, para além de envolventes, são a base perfeita para os móveis e os acessórios. As divisões pintadas dentro destes tons emanam conforto, segurança, elegância e sofisticação. Já para não falar que ficam bem tanto num estilo escandinavo, como rústico ou clássico!

3. Um sofá cómodo

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Vivenciar o Outono em pleno passa por despender tempo na companhia dos nossos ou relaxar com uma boa leitura ou um filme acompanhado por um balde de pipocas. Como é natural, um bom sofá torna esses momentos ainda melhores. Acomode-se, assim, num sofá macio e confortável que o faça querer desligar de tudo e ficar confortavelmente instalado longe de qualquer problema a atrapalhar o quotidiano.

Para o acompanhar e compor o conjunto, não se esqueça de uma mesa de café onde possa lanchar, apoiar um chá ou, ainda melhor, um chocolate quente. Hmm, que bom! Escolha um sofá versátil e com um tom neutro para poder mudar as almofadas consoante a estação. Esta simples alteração pode alterar completamente a sensação que a sala transmite.

4. Têxteis confortáveis

Apartamento em Sintra: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Os têxteis são práticos e úteis para nos manter quentes e confortáveis. Para além disso, são importantes em termos decorativos, propiciando ao interior uma atmosfera única. Não pode, por isso, dispensar as almofadas que, como já referimos, são a melhor forma de alterar a decoração ao longo do ano seja para ir de encontro à estação ou das últimas tendências. Para o Outono, considere padrões representativos da natureza como animais, plantas ou cores terra. Os materiais são, também, perfeitos para nos transmitirem sensações diversas. É o caso da lã, do veludo ou da camurça.

Não pode, também, dispensar uma boa manta em lã, polar ou sintética. Será a sua melhor companheira no tempo desagradável que se avizinha!

5. Pontos de luz adequados

Ora aqui está uma dica importante: os pontos de luz. O posicionamento cirúrgico de candeeiros é muito importante nesta coisa de criar um ambiente aconchegado e quente no interior. Podemos assegurar-lhe que o simples candeeiro no tecto não cumprirá a função em pleno. Pondere a colocação de diferentes tipos de iluminação como candeeiros de parede, de pé ou de mesa. Um candeeiro ao lado do sofá, por exemplo, originará um recanto de leitura prático. Compre lâmpadas que emanem uma luz mais suave para criar um clima mais acolhedor.

Uma das soluções mais interessantes e que, de resto, é tendência, é suspender um cordão de luzes em torno das janelas, portas ou espelhos.

6. Decorações sazonais

Introduzir decorações ou ornamentos sazonais é ideal para criar esta atmosfera outonal a que nos temos vindo a referir ao longo do artigo. No Outono, é frequente encontrarmos urzes, frutos da época ou folhas colhidas à mão a decorar os espaços ou os centros de mesa. Este é um passo simples e pouco dispendioso. Pegue nos amores da sua vida e vá passear para a natureza. Apanhe plantas e ramos e depois abrigue-as em cestos ou vasos que pode decorar com cordéis ou fitas coloridas.

E já que o Dia das Bruxas está à porta, não se esqueça de arranjar uma abóbora para decorar a cozinha. Aproveite o conteúdo para cozinhar uma boa sopa e deixe os seus filhos esculpirem a mais assustadora das abóboras. 

7. Velas

Velas. Velas pela casa toda. É sempre uma ideia boa, barata e fácil de executar. Para além disso, acender várias velas por aqui e por ali também transforma o ambiente de imediato. Há-as em muitas lojas a preços acessíveis e em formatos e cores diversas. São a perfeita decoração sazonal, sobretudo para a época natalícia. E não nos esqueçamos do olfacto. Afinal, a decoração tem que apelar a todos os sentidos. Procure velas com fragrância a canela ou a frutos vermelhos. 

Qual é a sua estação do ano preferida? Gostou das nossas sugestões para passar o Outono bem quentinho e aconchegado? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!