O mobiliário certo para quartos pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma grande cama king-size, armários walk-in, um quarto inundado de luz, portas duplas… Oh, um quarto grande pode ser tão bonito! Infelizmente, a realidade é, muitas vezes, diferente e damos por nós a dormir em quartos que mais não são do que pequenos cubículos ou divisões demasiado estreitas. Mas, calma. Temos boas notícias. Mesmo que o seu quarto seja pequeno, há formas de o fazer parecer maior. Reunimos para si algumas sugestões que farão com que percepcione o seu quarto como sendo mais amplo. E não se preocupe, nem todas as nossas dicas vão no sentido de se ver livre do velho, substituindo-o pelo novo, fazendo alguns estragos na conta bancária. Algumas delas, podem ser realizadas através de passos simples, ainda que o seu efeito seja em grande. 

Leia-nos e experimente!

Cores claras

Moradias em banda, Queijas: Quartos minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Comecemos pelo mais importante: a cor. Não importa que formato o seu quarto tem ou qual o tamanho da sua janela. Ficará, pura e simplesmente, mais bem servido com tons claros do que com tons escuros. Estes tons reflectem a luz, seja ela natural ou artificial, deixando o espaço a parecer mais leve e arejado. Idealmente, os tectos e paredes de um quarto pequeno devem ser pintados de branco ou em tons de bege, creme ou num amarelo brilhante. Uma paleta cromática clara vai abrir a atmosfera e dar maior largura à divisão. Se não prescinde de cor, aposte nela apenas para revestir uma parede ou em apontamentos decorativos. O esquema de cores deve, porém, ser continuado no mobiliário e têxteis. Também os móveis devem ser claros e não escuros e pesados. Inspire-se no quarto da imagem e transponha as ideias para o seu.

Luz, luz, luz!

Permita que a luz natural entre tanto quanto possível para dentro do seu quarto. Por outras palavras: não esconda a janela com cortinados pesados, nem decore o parapeito com muitos objectos. Deixe-a entrar em pleno. No entanto, e para manter a sua privacidade e se resguardar de olhares indiscretos, pode optar por cortinas ou persianas leves ou transparentes que permitam, na mesma, a passagem de luz. 

Entretanto, a noite cai e o sol desaparece, lentamente, por detrás da casa da vizinha. É aqui que a iluminação artificial entra em jogo, desempenhando um importante papel. Tratando-se de um quarto pequeno, há menos sítios onde colocar um candeeiro de pé. Assim, concentre-se nas paredes e aposte em pontos de luz suspensos. Os candeeiros de tecto podem também ser apelativos, mas a forma como fazem a luz incidir deixa o quarto a parecer mais exíguo, pelo que nos parece que a primeira opção é melhor.

Mágico espelho meu

Quartos modernos por homify

Vamos agora buscar o mais utilizado dos truques: precisamos de um espelho! Como a maioria das pessoas mantém as roupas no quarto, divisão onde se vestem diariamente, o espelho é inevitável. Afinal de contas, não há como sair de casa sem verificar se a farpela, o penteado e a maquilhagem estão no ponto. Assim, opte por um modelo em grande escala. Primeiro, porque com um espelho grande pode olhar para o seu reflexo depois do Natal sem lhe virem as lágrimas aos olhos. Quanto maior for o espelho, menor a largura do nosso corpo. Depois, porque o espelho actua como segunda janela emprestando ao seu quarto maior profundidade parecendo, então, mais amplo. Importa referir que, segundo as leis do Feng Shui, não se devem ter espelhos no quarto. São considerados como uma interferência de energia, para além de, durante, a noite, nos poderem provocar ilusões de óptica que nos assustem. Buh! Se é pessoa para se amedontrar facilmente, pode cobri-lo durante a noite com um pano ou lençol.

Uma cama com o tamanho ideal

Camões - Home decor: Quartos ecléticos por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Camões – Home decor

Home Staging Factory

Chegamos, enfim, ao objecto mais importante do quarto: a cama. Convém apostar numa cama adequada ao tamanho do quarto, em largura, comprimento e volume. Para os solteiros, uma cama normal, com cerca de 90cm de largura é, realmente, suficiente. Já para um casal, a cama deve ter cerca de 160cm de largura.

Ainda que estejamos a falar sobre formas para fazer o quarto parecer maior, o mais importante continua a ser o seu conforto na hora de dormir. Se, durante a noite, se mexe muito, não gosta particularmente de dormir em conchinha ou tem necessidade de se esticar ou espreguiçar, então, não abdique de uma cama grande. Para criar mais espaço para a cama, renuncie às mesas de cabeceira, optando, antes, por uma prateleira, suspensa na parede. Assim, terá espaço para o seu despertador, livro e companhia limitada e, ainda, mais uns centímetros ao seu dispor na cama.

Com uma cama a um nível superior tem mais espaço

Chalé das Três Esquinas: Quartos ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Pode considerar a colocação de uma cama num patamar superior – como num mezanino, num sótão ou num loft – especialmente se tiver tectos altos. Esta ideia pode realmente fazer a diferença visto que praticamente duplica o espaço utilizável. Existem camas para estes espaços mais específicos prontas a comprar. Se for mais impaciente, procure e invista numa já feita. No entanto, é preferível construir a sua própria cama, tendo em conta as condições individuais destes espaços que tendem a ter paredes inclinadas ou tectos rebaixados. Com alguma habilidade ou ajuda de carpinteiros, pode alcançar a solução perfeita. A área sob esta cama é, assim, passível de ser utilizada das mais variadas formas. Pode compor uma zona de lounge com sofá e mesa de café, um walk-in closet, uma área de trabalho ou, até, pendurar uma cama de rede. Com muito mais espaço, ver-se-á, de repente, a braços com um sem fim de novas oportunidades para decorar o seu pequeno quarto.

Espaços para arrumação nunca são demais

Closet House: Quartos modernos por Consexto
Consexto

Closet House

Consexto

Esclarecido quanto ao problema da cama? Então, passemos ao próximo ponto. O que é que está sempre em falta em divisões pequenas? Correcto! É o espaço de armazenamento. No entanto, existem maneiras de contornar esse problema. Comecemos, então, por voltar ao “assunto cama”. Pondere comprar camas com gavetas ou outros compartimentos onde possa arrumar lençóis, toalhas, roupas ou outros objectos. Se já tem uma cama normal e não pretende investir numa com gavetas, então, a solução mais óbvia é, por baixo dela, encaixar cestos ou baús, devidamente tapados para que o conteúdo não ganhe pó. Por fim, e neste caso gastará mais dinheiro, pode pedir para fazer armários à medida. Pode não ser a alternativa mais amiga do orçamento, mas é a mais eficaz no que diz respeito a aproveitar todos os centímetros do seu quarto.

Móveis multifuncionais

Corredor, hall e escadas  por Connox
Connox

Skagerak – Push

Connox

Para não encher o quarto com demasiados móveis, deve procurar soluções  multifuncionais. Na imagem, mostramos-lhe uma peça que é, simultaneamente, roupeiro e espelho. Um banco com assento amovível é também uma boa opção visto que, dentro dele, pode arrumar os seus pertences e, depois, utilizá-lo para se sentar. Dois em um! Com as mesmas características, temos os baús ou chaise-longues para os pés da cama, onde não só pode arrumar uma miríade de apetrechos, como também sentar-se.

Uma peça statement

Moradia em Moçambique: Quartos modernos por Vilaça Interiores
Vilaça Interiores

Moradia em Moçambique

Vilaça Interiores

Um móvel “statement” é o que atrai para ele toda a atenção, fazendo uma grande diferença no espaço onde se encontra. E é possível ter uma peça “statement” num quarto pequeno? Claro que sim! Normalmente, ela evidencia-se pela cor vibrante ou pelo design enviesado. Escolha uma bonita peça que marque um ponto de vista no seu quarto, mas não se esqueça que não pode ser muito grande. Considere, por exemplo, um aparador invulgar, uma poltrona ou um guarda-roupa colorido.

Mobiliário gracioso

Quarto Jovem Guimarães - Azul: Quartos ecléticos por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Quarto Jovem Guimarães – Azul

Ângela Pinheiro Home Design

De um ponto de vista mais contido, temos delicadas peças de mobiliário. São, também elas, ideais para a decoração de um pequeno quarto, com um impacto completamente distinto em relação ao mobiliário “statement” de que lhe falávamos no último ponto. Uma cadeira com armação em arame, uma pequena mesa ou prateleiras discretas cumprem o mesmo desígnio que os móveis acima mencionados, mas entregam-se à divisão de forma mais subtil, por não serem visualmente dominantes. Para áreas não preenchidas, pode optar pelo uso de vidro ou acrílico que, pela sua transparência, desaparecem no espaço.

Outras dicas

Por fim, ainda temos algumas dicas gerais que devem ser seguidas, especialmente em divisões pequenas. Mantenha a decoração discreta e pouco sobrecarregada. O que se pretende é uma atmosfera agradável e tranquila, que convide ao descanso, e não caótica e confusa. Para o efeito, faça uma selecção criteriosa das peças que realmente precisa que, depois, falarão por si.

Tente sempre manter tudo em ordem. Sabemos que isto pode soar quase utópico, mas uma organização minuciosa pode fazer milagres. Com os truques de armazenamento que lhe deixámos, esta parte não deve ser um problema. Mantenha todos os seus pertences arrumados e escondidos para evitar que o seu quarto fique repleto de pequenas informações.

Finalmente, deve fazer limpezas e arrumações mais profundas de tempos a tempos. Isso não só liberta os armários, como também a mente. Sejamos sinceros: aqueles jeans já não servem, a sola do sapato está gasta e a camisola fora de moda. Livre-se deles, ofereça-os a quem precisa e conquiste mais espaço. O mesmo se aplica a vasos, molduras, velas e outros elementos decorativos. Pode inclui-los no seu quarto, como é óbvio, mas com peso e medida para ter espaço para respirar!

O seu quarto é pequeno? Alguma destas ideias o ajudou? Diga-nos o que achou das nossas dicas e se as vai pôr em prática!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!