Uma escola cheia de história

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
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Tal como a maioria dos museus, alguns edifícios escolares também são dotados de um crescimento ilimitado que dá origem a áreas compostas por espaços de épocas muito diferentes que precisam de estar devidamente interligados.

A obra que lhe apresentamos hoje diz precisamente respeito a um projeto de remodelação e ampliação de um complexo escolar que foi projetado pela equipa Acanto, sediada em Braga. 

História

Complexo Escolar – Edifício social: Escritórios e Espaços de trabalho  por ACANTO Ldª
ACANTO Ldª

Complexo Escolar – Edifício social

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O Colégio Teresiano de Braga iniciou as suas atividades em Outubro de 1932 numa casa pertencente à família Moura, que implicava o pagamento de uma renda mensal. Cerca de trinta anos depois, o colégio mudou-se para um novo edifício, ocupando as paredes que ainda hoje pertencem ao complexo escolar. Em 1980 foi necessário realizar uma obra de ampliação que acrescentaram à área existente um ginásio e um edifício dedicado aos alunos do primeiro ciclo de modo a preencher as lacunas da funcionalidade inicial do edifício – uma casa de formação religiosa. Em 1983 este edifício foi ampliado de forma a integrar espaços dedicados aos alunos do segundo e terceiro ciclo e finalmente em 1997 construíu-se um novo edifício capaz de acomodar os alunos em idade pré-escolar e um auditório.

2011

Complexo Escolar – Edifício social: Escritórios e Espaços de trabalho  por ACANTO Ldª
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Complexo Escolar – Edifício social

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A última intervenção da escola e a que pretendemos abordar hoje foi realizada em 2011 e procurou analisar toda esta complexidade e história, de forma a intervir no sistema de circulações e integrar um novo espaço com funções dedicadas ao apoio escolar. Os arquitetos optaram por devolver ao primeiro edifício do complexo o seu caráter dominante perseguindo a sua imagem original.

Ponto de confluência

Complexo Escolar – Edifício social: Escritórios e Espaços de trabalho  por ACANTO Ldª
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Complexo Escolar – Edifício social

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O novo edifício assume-se como um ponto de confluência transversal entre todos os ciclos do colégio sendo que as novas funções organizam-se em três pisos. No primeiro piso encontram-se as salas de acolhimento, no segundo a biblioteca e no último a mediateca e a vídeoteca. No edifício adjacente foi realizada uma remodelação que permitiu integrar um espaço responsável pela ligação ao edifício principal, a sala do aluno e ainda uma sala polivalente.

Iluminação

Complexo Escolar – Edifício social: Escritórios e Espaços de trabalho  por ACANTO Ldª
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Complexo Escolar – Edifício social

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Embora com o apoio de iluminação artificial, o sistema de vãos procurou abranger o máximo possível os novos espaços. Muitas vezes os edifícios escolares optam por interromper a relação visual dos alunos com o exterior de forma a evitar distrações. Neste caso os arquitetos fizeram todos os possíveis para permitir uma iluminação agradável em todos os espaços.

Espacialidade

Complexo Escolar – Edifício social: Escritórios e Espaços de trabalho  por ACANTO Ldª
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Complexo Escolar – Edifício social

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Os novos espaços criados são muito amplos criando ambientes atraentes às crianças com circulação livre. As salas são facilmente percorríveis de forma a proporcionar um ambiente leve e descontraído para os estudantes.

Interiores

Complexo Escolar – Edifício social: Escritórios e Espaços de trabalho  por ACANTO Ldª
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Complexo Escolar – Edifício social

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O desenho de interiores tentou não só equipar os espaços com o mobiliário necessário às atividades escolares como tornar os espaços mais simpáticos com a introdução de elementos coloridos nas paredes brancas. Enquanto as salas de aulas foram mobiladas com secretárias e estantes brancas os espaços de circulação e convívio integraram elementos mais dinâmicos, sobretudo em cores primárias.

Complexidade

ANTES / DEPOIS: Escritórios e Espaços de trabalho  por ACANTO Ldª
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ANTES / DEPOIS

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Os projetos de remodelação e ampliação são especialmente complexos por exigirem uma análise contextual muito mais diversificada. Neste caso a intervenção foi ainda mais complicada pois o conjunto existente resultava de quatro intervenções de diferentes épocas. O projeto final é uma intervenção sóbria e honesta, que prescindiu de qualquer protagonismo, devolvendo ao conjunto histórico o seu caráter original.

Diga-nos a sua opinião sobre este projeto de reabilitação. Gostaria de ter estudado num espaço assim?
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