572 m2 de casa minimalista e tropical - a combinação perfeita!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

572 m2 de casa minimalista e tropical – a combinação perfeita!

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Casas  por Yucatan Green Design
Loading admin actions …

A homify 360º acredita que é possível desenhar uma casa de sonho em praticamente todos os contextos. Sejam eles pequenos apartamentos na cidade, casas de campo ou reabilitações surpreendentes, a nossa equipa está sempre à procura de mais um motivo para o inspirar, através de soluções reais e inovadoras.

Hoje apresentamos-lhe um projeto que mais do que o inspirar, irá sem dúvida fazê-lo sonhar. Situada entre as paisagens tropicais e os climas fantásticos do México, tropeçámos numa habitação soberba capaz de lhe cortar a respiração. Partindo de um contexto singular, desenhou-se uma casa surpreendentemente moderna, em perfeita harmonia com a sua envolvente.

Os responsáveis por esta intervenção são especializados no desenvolvimentos de projetos sustentáveis que, em colaboração com o atelier Alberto Zavala Arquitetos, tem desenvolvido vários projetos de excelência. Apesar da vontade de reduzir todos os impactos prejudiciais ao meio ambiente, a equipa apoia-se numa filosofia centrada na estimulação dos cinco sentidos, capaz de criar obras totais.

Contexto

Situada na maior cidade do estado de Tabasco, conhecida por Villahermosa, a habitação é envolvida por uma topografia, vegetação e clima que fundamentaram em grande parte o desenvolvimento do projeto. O terreno localizado entre uma rua de acesso local e os jardins dos campos de golf, é ainda marcado pela presença de uma grande árvore que, por ser típica da região, mais do que ser preservada, foi adotada como um elemento central da construção.

Arquitetura

A casa materializa-se através de um conjunto de volumes paralelepipédicos que se posicionam de modo a acompanhar o declive natural do lote. Envolvendo a árvore mencionada como coração do projeto, os espaços relacionam-se com a envolvente através de espaços semi exteriores, grandes vãos, terraços, pérgolas e pátios. As diferentes divisões articulam-se com o exterior eliminando os tradicionais limites entre exterior e interior.

Natureza

Todos os elementos naturais são explorados de forma a beneficiarem o máximo possível o interior e exterior da construção. Sendo assim, embora os espaços se abram corajosamente à paisagem, algumas paredes viradas a sul e a oeste foram estrategicamente posicionadas de forma a evitar o sobreaquecimento ou excesso de iluminação. A cobertura em tiras de betão das pérgolas além de controlar a incidência solar, acaba por criar um pouco a monotonia da linguagem projetual, criando um ambiente mais dinâmico.

Materialidade

O trabalho desenvolvido ao nível dos materiais estabeleceu o compromisso perfeito entre o design contemporâneo e o ambiente tropical em que se insere. A presença do branco minimalista das paredes de betão é contraposta pela presença de alguns tons mais quentes noutros detalhes construtivos. Os pavimentos em travertino, o aproveitamento de alguma vegetação e as fontes e piscina criam uma atmosfera fresca e serena no meio de um clima tropical.

Interiores

O verdadeiro protagonista dos interiores é sem dúvida a paisagem. A mobília e elementos decorativos foram reduzidos ao essencial, permitindo que os quadros cuidadosamente enquadrados pelos vãos determinassem os ambientes. O minimalismo das peças escolhidas oferece-se como contraponto à envolvente orgânica, criando um conjunto harmonioso.

Sustentável

Como não podia faltar numa casa sustentável, foram implementadas várias estratégias que garantissem um funcionamento económico e eficiente, sem prejudicar o meio ambiente. Além do sistema de ventilação cruzada e dos vidros duplos com edução de radiação solar, foram integradas paredes de betão com elevados níveis de isolamento acústico e térmico. A iluminação é maioritariamente assegurada através de LEDs e na cobertura não podiam faltar os painéis solares, produzindo uma energia renovável durante todo o ano.

Singular

A qualidade do projeto desenvolvido resulta do diálogo estabelecido com a envolvente. Seja pela vontade de criar uma ligação com a paisagem tropical do lugar dissipando a sensação de limites ou pelos sistemas de sustentabilidade que tiram partido da natureza sem a prejudicar, o lugar em que a construção se insere foi um elemento fundamental. Na verdade é esta simbiose entre a construção e o seu contexto que tornam este espaço singular.

O que achou desta intervenção? Também ficou apaixonado?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!