Cores que inspiram a sua cozinha

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Hoje na homify falamos-lhe das cores nas cozinhas e o quanto importantes são para o desenrolar das actividades diárias, dentro da casa contemporânea. Actualmente, este tipo de espaços têm evoluído cada vez mais, assim como todos os restantes elementos que os compõem. Esse cantinho da sua casa, outrora estritamente direccionado para uma decoração tradicional, hoje tornou-se muito mais do que um lugar para preparar refeições. Na maior parte das vezes, e quando estamos à procura de uma nova casa ou apartamento, a cozinha é um dos principais espaços que observamos com maior atenção. Pequena, grande, colorida ou escura, com ilha, moderna ou rústica, são muitas as características que uma cozinha pode ter. Sendo importantes a longo prazo, essas características influenciarão directamente as experiências culinárias praticadas pelo leitor! 

Tarefa difícil em escolher uma cor para a cozinha? 

Nem sempre precisa de um espaço com grandes dimensões para satisfazer as suas necessidades! Uma boa cozinha precisa, principalmente,  de ser funcional, esteticamente agradável e limpa, e se possível com todo uma excelente capacidade de armazenamento.  Seja qual for a sua experiência na culinária, a cozinha e as suas cores, serão muito importantes para o seu dia-a-dia! Assim sendo, hoje vamos explorar algumas cozinhas da nossa plataforma e esperemos que se inspire com estes espaços sensacionais!

Um amarelo colorido

Para começar este artigo, apresentamos o interior magnífico do atelier de Robert Babutzka. O amarelo é usado em praticamente todas as superfícies existentes e transmite-nos uma alegria especial na cozinha. A sua pigmentação contrasta harmoniosamente com os restantes elementos e poderá ser utilizada nas paredes, pavimentos e tectos. A sua quente temperatura recria um ambiente tropical e exótico, o que deixa-lo-á mais motivado para novas experiências gastronómicas! A amplitude do espaço também é uma vantagem dessa cozinha, por isso, aproveite o máximo de todos os seus elementos! 

Tome nota: o amarelo é a cor do Sol, e possuí um efeito estimulante no habitante, afastando todos os humores mais negativos. Assim sendo, pintar sua cozinha com esta cor, poderá ser uma forma de superar a depressão do Inverno!

A cor do estilo rústico

Cozinhas campestres por annex Gmbh & Co. KG
annex Gmbh & Co. KG

Massivholz Modulküche pure nature

annex Gmbh & Co. KG

Se queremos pintar uma cozinha com uma cor única e dar um toque rústico, não podemos esquecer de um elemento-chave para a decoração deste tipo de espaços: o uso da madeira. Nesta imagem, o pavimento e o mobiliário são apresentados como elementos que definem uma estética original no interior, tornando a cozinha mais agradável esteticamente, criando uma imagem de ruralidade. O destaque nesta imagem, vai para o uso dos materiais e da ''ilha'' na cozinha, deixando uma área significativa para o armazenamento de vários objectos.

Um branco para os mais clássicos

  por Mowlem&Co

A cor branca nas paredes traz um toque especial na cozinha. Esta cor é perfeita para quem procura aproveitar a luz natural, criando um espaço visualmente limpo e agradável.  Para pintar um espaço como este, o branco facilita a sua tarefa  e melhora qualquer detalhe decorativo, sendo também mais fácil de combinar com diferentes estilos .  É uma cor intemporal, que nunca sai de moda!  Veja a nossa proposta e inspire-se com o design do atelier Mowlem & Co. Pavimentos, paredes, mobiliário e electrodomésticos totalmente pintados a branco! Recomendamos que você evite luzes artificiais, especialmente fluorescentes. A iluminação natural realça as superfícies do espaço, sem criar uma sensação de inospitalidade na cozinha. Para facilitar este processo, sugerimos a utilização de um mobiliário feito a partir de materiais fáceis de limpar.

Diga-nos, seria a cor branca que você gostaria de ver na sua cozinha?

Novas tendências

Todos nós sabemos que não há nada mais elegante e desafiante, do que o uso da cor preta na cozinha. Na verdade, essa cor existe de uma maneira simples e minimalista, que consegue criar um ambiente harmonioso e sofisticado num espaço como este.  O seu verdadeiro teste está em resistir ao tempo e, claro, aos ciclos e  padrões da decoração, no entanto,  esta cor é versátil e adapta-se a qualquer decoração. Nas palavras do  filósofo Francis Bacon: '' na escuridão, todas as cores estão em acordo''.

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!