Um material inovador, os móveis em MDF

Rafael Valente Batista Rafael Valente Batista
Loading admin actions …

O mobiliário em MDF é cada vez mais utilizado devido à sua versatilidade, praticidade e características mecânicas. Hoje em dia é possível fabricar qualquer tipo de mobiliário em MDF.

O MDF é um produto que surgiu no início dos anos 70. A sigla MDF quer dizer Medium Density Fiberboard. Estas são placas de variadas dimensões constituídas por lascas fibrosas da madeira, como a serradura e resinas sintéticas. As resinas são misturadas com as fibras da madeira de pequena dimensão, formando uma pasta que em seguida é prensada e seca, formando as nossas placas de MDF. Com diferentes acabamentos, como o polido, o mate e em várias cores torna este material perfeito para qualquer espaço. Mesmo para as zonas húmidas o MDF pode ser utilizado, pois hoje em dia já existe MDF resistente à humidade e ao fogo.

Vamos então ver como o MDF é perfeito para os móveis lá de casa.

Mesa flutuante

Veja como é fácil e prático criar uma mesa de eleição em MDF. Com um par de cavaletes e um tampo de MDF com revestimento branco a mesa está posta para receber os seus amigos. Simples, rápido, eficaz e económico a sua sala de jantar ganha forma.

Uma cama de neve

Quartos minimalistas por OFD architects
OFD architects

ofdesign Oskar Firek wilga apartment Kraków sypialnia

OFD architects

Já referimos que o MDF está em alta e cada vez mais a ser utilizado para a construção de todo o tipo de mobiliário. Mostramos-lhe então uma cama feita em MDF ou madeira comprimida. Esta cama é construída em esquadria com cabeceira do mesmo material, permitindo um pequeno bordo lateral e ao fundo da cama. Com acabamento matizado, esta é sem duvida uma cama que vai realizar os seus sonhos e ir de encontro ao resto da decoração que irá usar.

Apontamento de branco

Agora apresentamos uma mesa de apoio ao trabalho para o seu quarto, também construída em MDF. Este é um material que oferece um controlo das formas e detalhamento requerido que nem sempre os outros materiais proporcionam. Devido ao peso ser muito inferior ao peso da madeira maciça, é possível deixar certos elementos do mobiliário suspensos, como podemos observar na imagem. o compartimento das gavetas é apenas sustentado pelo apoio lateral, deixando esta escrivaninha com um ar leve e etéreo.

Cor no trabalho

Os móveis em MDF são conhecidos pela sua versatilidade, mas também pelo uso de todas as cores que se possa querer. 

O caso que lhe trazemos é o exemplo perfeito desta solução em móveis de MDF. Com o intuito de dinamizar ou mesmo delimitar um espaço de trabalho e multimédia, o mobiliário em MDF levou um revestimento polido de cor vermelho vivo, mas não só aqui este foi utilizado. A parede de apoio a este espaço foi também revestida com o mesmo material e o mesmo acabamento. Uma solução bastante interessante que o irá certamente satisfazer.

Extensão de mobiliário

Sala de estar em Lisboa: Salas de estar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de estar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Em certas decorações dos espaços lá de casa, pretendemos um mobiliário bem especifico, como é o caso deste móvel bem extenso de apoio à sala de estar e suporte para a televisão. É aqui que o MDF se mostra como um material perfeito para o fabrico de mobiliário continuo. Por ser fabricado através de uma pasta de fibras de madeiras e resinas plásticas é possível construir placas do tamanho que se pretende, coisa que nem sempre é possível com a madeira, pois estamos dependentes do tamanho do crescimento da árvore da qual é retirada a madeira. Para além de se tornar mais económico o acabamento do material fica perfeito.

Cozinha em azul

Casa Caseiros: Cozinhas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Casa Caseiros

SAMF Arquitectos

Como já lhe contámos também nas cozinhas o MDF tem sido muito utilizado para a construção de móveis, devido à sua propriedade de resistência à humidade que foi desenvolvida nos últimos anos.

A cozinha que lhe trazemos hoje faz parte do trabalho incrível da equipa e arquitectos nacionais SAMF ARQUITECTOS, do projecto de execução Casa Caseiros. Utilizando os armários de cozinha em MDF azul matizado estes foram buscar os pequenos detalhes característicos da casa envolvente. Uma forma muito subtil de ligar toda a casa e tornar a cozinha única e especial.

Pequenos detalhes

Escritório  por debosc
debosc

Mueble auxiliar, libreria DEBOOK

debosc

Também no pequeno mobiliário o MDF é recorrentemente utilizado. Na imagem que lhe mostramos, podemos ver como de forma simples e dinâmica foi construído um suporte para os seus livros, discografia e revistas. Nos casos anteriores mostramos que os móveis em MDF normalmente são revestidos mas aqui deixamos-lhe uma solução em que o material foi deixado a olho nu. Uma proposta muito interessante para a sua sala ou quarto.

Polido em cinza

Casas de banho modernas por Dennert Massivhaus GmbH
Dennert Massivhaus GmbH

ICON Wohnbeispiel Badgestaltung

Dennert Massivhaus GmbH

Agora mostramos-lhe uma casa de banho na qual o mobiliário foi construído a partir de MDF. Mais uma vez este resistente à agua, tornasse uma escolha excelente para as zonas húmidas. Aliando-se à sua leveza é capaz de criar espaços diferenciados dos outros construídos com materiais mais pesados. Aqui é possível fixar os moveis de MDF apenas na parede dando a ilusão que estes flutuam libertando o chão para outras finalidades.

Espaços confinados

Closets modernos por meine möbelmanufaktur GmbH
meine möbelmanufaktur GmbH

Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge

meine möbelmanufaktur GmbH

Mais um espaço onde os móveis em MDF são utilizados, nos closets. Este que escolhemos para demonstrar que aqui também se pode utilizar MDF para a construção do mobiliário tem uma justificação. Escolhemos este espaço, que por si só poderia apresentar uma dificuldade na colocação aos armários, devido à morfologia do espaço. Porém esta dificuldade foi facilmente superada com a utilização de moveis em MDF. O resultado é surpreendente e veja como a organização do espaço ficou, tem espaço para todo o tipo de vestuário.

Projectar é viver

Quarto de crianças  por Tumidei
Tumidei

TIRAMOLLA 173

Tumidei

Terminamos o nosso artigo com este estupendo caso de utilização de moveis em MDF. Uma solução que deixa qualquer um de queixo caído.

Uma proposta bastante interessante para espaços mais pequenos ou reduzidos espacialmente. Veja como é possível criar 4 espaços distintos com apenas um conjunto de moveis. Na parte superior o quarto conjugal, por baixo o quarto para as crianças, no topo um espaço de sala e arrumação e ainda um pequeno espaço de leitura ou lazer. Surpreendente não acha?

Veja aqui outras soluções para casa mais reduzidas espacialmente.

Achou uma solução interessante? Conte-nos tudo na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!