Como preparar um quarto de visitas

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Visitantes: sejam eles inesperados ou planeados, hóspedes em casa são sempre bem-vindos, ainda mais numa casa portuguesa! O segredo? Ter sempre tudo pronto ou — se não estamos a falar de um quarto extra exclusivo — ter sempre tudo planeado e à mão.

Na época festiva, a nossa casa enche-se de convidados, amigos, família de perto e de longe. Temos a certeza que foi um(a) verdadeiro(a) anfitriã(o) nesta quadra — afinal uma das características dos portugueses é a sua capacidade de receber bem — mas se acha que o seu quarto de visitas precisa de uma transformação fique connosco.

A Homify preparou um catálogo de ideias para repensar, ou apenas melhorar, esse compartimento extra. Espreite connosco estas as propostas acolhedoras dos nossos especialistas.

Lista de artigos essenciais

Quartos ecléticos por LEIVARS
LEIVARS

Porthleven

LEIVARS

Numa divisão decorada para receber, há coisas muito úteis que deve colocar à disposição dos seus convidados: cobertores e almofadas extra, toalhas de banho, espelho, cabides disponíveis, um relógio. E depois há detalhes de boas-vindas que pode incluir quando decora o seu quarto de hóspedes. Amostras de champô, sabonetes, uma touca de banho, flores frescas, frutas e água. Pequenos toques especiais que vão impressionar os hóspedes e vão fazer da sua estadia muito completa.

A lembrar um bonito quarto de hotel

Quartos  por The Linen Works
The Linen Works

Winter Autumn 2014

The Linen Works

Os tons neutros resultam sempre, principalmente num quarto que recebe os hóspedes. Há uma delicadeza e um certo toque de hotel requintado, que todos nós gostamos de experienciar. Este projecto da Linen Works exibe peças lindíssimas e relembra-nos quão importante é o conforto para uma noite descansada.

Pormenores de decoração

Quartos modernos por Ardesia Design
Ardesia Design

Clanricarde Gardens

Ardesia Design

Decorar um quarto que não é normalmente usado implica decisões complicadas. Se por um lado não o queremos encher de coisas nossas e pessoais, por outro, nem pensar em criar uma divisão fria e impessoal para receber quem mais gostamos, não é? O nosso conselho é que aposte nos pormenores — como fotografias icónicas ou objectos de decoração criativos, que vão bem com o estilo da sua casa.

Espaço funcional

Quartos clássicos por Ardesia Design
Ardesia Design

Shawfield Street

Ardesia Design

Encostar a cama a uma das paredes do quarto é um técnica comum em espaços pequenos. Neste caso, este interior assinado pela Ardesia Design, complementa essa funcionalidade com um a protecção lateral em tecido, que torna tudo mais bonito e confortável.

Dois em um

Se gosta da ideia de um quarto de visitas, mas a sua casa também precisa de arrumação, junte os dois. No caso, a divisão faz as vezes de uma biblioteca; que até pode ser interessante para quem está de visita.

No sotão

O sotão é normalmente votado à arrumação e, em muitos casos, sem grande planeamento. Mas por que não torná-lo um espaço multifuncional e organizado? Este pequeno quarto de hóspedes faz dos poucos metros quadrados um lugar muito aconchegante. Não é preciso muito espaço; o que importa é que ele seja bem pensado. Como um bom arquitecto de interiores tire medidas, faça contas, e adapte o seu gosto às exigências da área que vai alterar.

Não descure o conforto

Quartos modernos por LEIVARS
LEIVARS

Wimbledon

LEIVARS

Deixe o seu convidado à vontade. Este sofá com repousa pés serve muito bem um quarto de hóspedes, que deve ser uma divisão para os convidados poderem relaxar e desfrutar de alguma privacidade.

Persianas e janelas

Janelas e portas clássicas por Plantation Shutters Ltd
Plantation Shutters Ltd

Solid Panels Shutters for Sash Windows

Plantation Shutters Ltd

Todos temos rituais diferentes. Se a sua janela não tem persianas, ou portadas como esta, aposte numas cortinas bonitas ou num blackout e garanta noites descansadas.

Pé ante pé

Se o chão da sua casa é de madeira, betão polido ou tijoleira, outra dica para tornar o ambiente mais confortável é incluir um tapete. Quem não gosta de pisar uma textura macia e quentinha ao acordar? Este tapete azul, a evocar ondas de tranquilidade, foi criado pela Loaf é muito fácil de combinar com vários cenários decorativos, do mais romântico ao mais moderno.

Gostou do nosso carálogo de ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!