Decoração à mesa

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Escolher a decoração da sua mesa para as diversas ocasiões é sempre uma tarefa que envolve tempo, criatividade e algumas indecisões estéticas. A mesa que recebe os convidados nunca é uma coisa simples. Os comensais portugueses, no caso, adoram passar lá horas e horas, e por isso uma mesa bonita desperta boas conversas e torna os momentos de partilha ainda mais especiais. 

Aproveitando a época festiva e a necessidade de ideias frescas para adornar a mesa, a Homify preparou algumas dicas de decoração com muito bom gosto, para fazer sucesso nos almoços e jantares que enchem a sua casa nesta quadra. 

Se é fã da simplicidade ou se, pelo contrário, adora o ornamento — este artigo é para si. Há composições para todos os gostos e eventos e algumas características que as aproximam: magia, elegância, charme, sofisticação e bom gosto. 

Tome nota e impressione os convidados.

Naturalmente delicada

Salas de jantar  por The Linen Works
The Linen Works

Winter Autumn 2014

The Linen Works

Introduzir elementos da natureza é sempre um charme. Esta mesa, posta para exibir os têxteis delicados da empresa londrina The Linen Works, é um exemplo perfeito de como a simplicidade combinada com materiais de qualidade e alguma luz podem ser sinónimo de perfeição.

Louça com personalidade

Não é preciso excessos; basta apostar na singularidade dos objectos e acessórios. Este conjunto de louça foi criado pela designer parisiense Inès De Nicolaÿ e fica bem em qualquer mesa e ocasião, seja ela mais formal ou informal, enchendo as medidas de anfitriões que apreciam peças com um design irrepetível. A combinação do vermelho e branco tornam este conjunto muito adequado para a quadra natalícia. 

Utensílios sofisticados

Esta gama é fruto da colaboração entre Adrian Branco e Lauren Barjhoux e combina materiais como o carvalho, a
cerâmica e o metal. Um conjunto muito versátil, que poderia muito bem figurar numa recepção mais formal, fazendo a primeira parte de um jantar elegante ou numa ocasião mais descontraída. De qualquer uma das formas, a sofisticação é a palavra de ordem.

Sala de jantar  por acquacalda
acquacalda

Uno per tutti, tutti per uno

acquacalda

Outro utensílio muito apelativo, que certamente será tema de conversa à mesa. Toda a gente aprecia objectos originais. Enquadre as suas peças-estrela e faça-as brilhar; escolher exibi-las naquela ocasião específica, também faz os convidados sentirem-se especiais.

A importância da iluminação

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

A iluminação é sempre importantíssima em todas as refeições, ainda mais quando elas são especiais. Nesta mesa assinada pelo studioReskos é interessante a forma como a luz é individualizada, criando um ambiente intimista que é um convite à partilha.

Arte à mesa de jantar

Sala de jantar  por moij design
moij design

Nikolausstiefel

moij design

Estes guardanapos impecavelmente dobrados em forma de origami são uma verdadeira perdição. Está a pensar: demasiado difícil!? Nada disso! Estes obras de arte foram criados pela moji design e vêm com instruções e várias ideias de formatos. Um mimo!

Mesa de apoio

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

Tenha sempre à mão tudo o que precisa. Prepare uma mesa de apoio e não descure na decoração. São as pequenas partes que fazem o todo.

Conforto à mesa

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

Os portugueses, já se sabe, passam horas à mesa. Tudo leva o seu tempo: a degustação, a prova de vinhos, as discussões, a partilha, os momentos engraçados. É importante que acomodemos bem os convidados. Estas almofadas, por exemplo, adequam-se perfeitamente a vários contextos enquanto garantem conforto.

Flores, flores e mais flores

Janelas e portas rústicas por Cabbages & Roses

Não interessa a ocasião, a quadra, a estação do ano. Flores naturais estão na categoria de detalhes importantíssimos. Nesta belíssima mesa são elas que dão o último toque de classe e personalidade. Um charme campestre!

Hoje para o jantar: partilha

Sala de jantar  por Ektor studio
Ektor studio

Mobilier – The new stube

Ektor studio

Por fim, não se esqueça que o mais importante é dedicarmos tempo e imaginação; quando é assim, o resultado final é sempre maravilhoso. E como a época pede proximidade, alegria e partilha, não se esqueça de desfrutar de todos os momentos à mesa (e não só).

Gostou das nossas sugestões? Partilhe connosco as suas ideias preferidas sobre decoração à mesa.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!