Tapetes e carpetes: 10 exemplos fantásticos!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Cor, alegria, vida, espaços dinâmicos são tudo conceitos que aqui na homify procuramos para lhe mostrar. Porque a decoração é isso mesmo e porque o acto de decorar deve ser algo que antes de tudo o resto, nos traga uma sensação de bem estar e prazer, tentamos sempre que os nossos artigos despertem ou agudizem estes sentimentos em si. 

O artigo de hoje é precisamente sobre tapetes e carpetes porque na nossa opinião são estes os elementos que mais cor e vida podem trazer a uma casa. Temos vários e fantásticos exemplos para lhe dar e vários padrões texturas e enquadramento no espaço para analisar. Sigamos então nesta odisséia de alegria!

De grandes dimensões

Começamos, como gostamos sempre se começar: em grande. Estamos perante uma sala de uma dimensão bastante vasta  em que o uso das cores claras é predominante. Agrada-nos e é revelador de muito bom gosto tudo aquilo que vemos nesta sala. Mobiliário simples mas vanguardista – as duas cadeiras são simplesmente maravilhosas – assenta sobre uma grande carpete branca que ocupa quase toda a superfície do chão da sala. Na verdade a cor deste tapete é quase da mesma cor do chão e esta é uma opção muito interessante que apoiamos totalmente. Tudo combina na perfeição neste exemplo de abertura.

Formas irregulares

Apresentamos-lhe agora um tapete de dimensões muito mais pequenas que o anterior. Antes de mais chamamos a atenção para a forma irregular que neste tipo de tapete faz todo o sentido e acaba por tornar o exemplar ainda mais bonito. De cores discretas, o tapete que vemos acaba por fazer parte do espectro que vemos sendo por isso um pequeno apontamento que confere textura a esta sala de estar.

Formas geométricas

As formas geométricas são um dos padrões favoritos das carpetes e tapetes. O exemplo que escolhemos para si ilustra muitíssimo bem como uma superfície geométrica pode transformar o espaço em algo totalmente diferente. Sem nenhum padrão à vista esta sala ganha uma nova vida pelo facto de a carpete apresentar um padrão que ainda que seja nas mesmas cores da restante decoração, lhe confere ritmo e movimento. O facto de também ter uma área muito considerável faz com o efeito se acentue ainda mais. Já sabe o truque, nem sempre é preciso ter muita cor, basta ter um bom padrão. 

Tapetes redondos

Os tapetes redondos são um apontamento decorativo por excelência. E porquê? Primeiro que porque normalmente surgem no meio da sala e acabam sempre por ser um ponto de convergência de outros elementos. No exemplo que lhe mostramos ele é isso mesmo, se reparar é o centro de um espaço de convívio onde existem nem mais nem menos duas mesas, também elas redondas e de centro. De cor vermelha este tapete acaba por ser central – e não é só por ser de centro! – desta sala.

Às riscas

Ainda que seja um padrão geométrico não conseguimos ter as riscas no mesmo saco que a carpete que lhe apresentamos anteriormente, nomeadamente se as riscas forem como as do tapete que agora lhe mostramos. Este é um exemplar bastante simples que tem em si todas as cores que podemos vislumbrar na sala que andam entre o bege, o castanho e um leve toque de azul. Uma carpete menos contemporânea do que as que lhe temos mostrado até aqui, que no entanto cumpre perfeitamente com a sua função.

Tapete rectangular

Salas de estar modernas por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Church Mews, Hartland, Devon

The Bazeley Partnership

O tapete que vê na imagem tem uma função muito mais decorativa do que propriamente funcional. O que o que nos leva a dizer isso? Simplesmente o facto de este ter uma dimensão estrategicamente pensada que ocupa apenas uma parte da sala de modo a criar uma dinâmica, que não existiria se ele não estivesse lá. Apesar deste não exibir qualquer tipo de padrão, concordaremos que tem um presença forte no contexto desta sala de estar.

Com ilustração

Estamos perante um outro tapete rectangular contudo este é bem diferente do anterior. De um verde esmeralda que nos capta imediatamente a atenção, este é um tapete mais fora do vulgar que não deixa ninguém indiferente. Na nossa opinião esta sala é um exemplo magnífico de decoração contemporânea  e este tapete é simplesmente a cereja no topo do bolo, não poderíamos gostar mais dele. Se gosta de um tipo de decoração mais arrojada e que deixe os seus convidados boquiabertos, então gostará não só deste tapete como também desta sala. Estamos certos?

Estilo descontraído

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Apresentamos-lhe agora um tipo de decoração que podemos considerar mais alternativo ou mais descontraído, assim uma espécie de decoração de casa de praia. As cores que vemos são várias e o tapete que vemos, não estamos bem certos que vá buscar alguma delas. Contudo o estilo não poderia ser mais relaxado, ideal para uma casa onde passe muita gente, ou existam crianças, um tipo de decoração e tapete especialmente indicados para uma casa onde passamos apenas determinados períodos do ano.

Carpete felpuda

O tipo de carpete que vê na imagem é também bastante popular no mundo das carpetes. A verdade é que tendo uma carpete destas na sua sala de estar, tem metade da decoração feita, o próprio exemplo que lhe mostramos comprova isso. Em tons de castanho e bege, este é um belíssimo exemplar que transforma o espaço num sítio muito mais cozy que nos transmite de imediato uma sensação de conforto e bem estar. Não é difícil imaginarmo-nos numa sala destas num serão de inverno, pois não?

Carpete branca

Salas de estar modernas por Squire and Partners
Squire and Partners

Macauley Road Townhouses, Clapham

Squire and Partners

Terminamos com uma belíssima carpete branca que exibe de forma muito suave uma espécie de padrão de zebra. Esta é também uma sala de estar que na nossa opinião é exemplar. Muito elegante e de extremo bom gosto, a madeira assume e muito bem o papel principal, mas estamos 100% convictos ao afirmar que é esta carpete que lhe dá a sua verdadeira luz e a torna num exemplo tão fascinante do que diz respeito a decoração de salas de estar.

Gostou do nos artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!