Mezzanine – a tendência que veio para ficar

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Em arquitectura, uma mezzanine (na sua versão em Francês) deriva da palavra italiana – mezzanino – é um nível do edifício situado entre o piso térreo e o primeiro andar, normalmente de cota baixa. Pode ser também um tipo de plataforma, geralmente desmontável, que permite que possa existir movimento de pessoas e/ou equipamentos tanto na sua parte inferior como na parte superior. À mezzanine acede-se sempre por uma escada. A mezzanine é uma alternativa arquitectónica de baixo custo para o aumento da área útil de divisões. Por falta de espaço, esta tendência veio para ficar. Existem de todos os géneros, estilos e cores.

De seguida poderá ter uma ampla visão do que profissionais qualificados têm andado a fazer. Espreite!

Simples e confortável

Nas habitações, a mezzanine é um andar construído geralmente na sala, sem cobrir toda a área, ligada por uma escada de acesso. É muito comum a sua construção em casas tipo chalé ou casas de madeira. O uso de mezzanines tem como objectivo deixar o ambiente com ar mais moderno e sofisticado. A estrutura pode ser construida em cimento, madeira ou ferro. 

Este exemplo é de um espaço com um pé direito muito alto onde até na zona do quarto, na mezzanine, se consegue andar em pé com bastante espaço. O espaço tem uma zona ampla de janela onde entra muita luz natural, o que, com facilidade torna a atmosfera acolhedora. O branco é a única cor que foi usada para vestir este apartamento. Apenas as pernas da cadeira, em madeira e o candeeiro em inox em conjunto com o quadro em tons terra saiem privilegiados.

Perto das estrelas

Os apartamentos ou moradias que tenham mezzanines no seu projecto, além de ampliarem a sua área útil, trazem também novos ambientes que podem ser destinados para diversos usos:  quarto, sala de TV, zona de leitura, ginásio etc. 

Na imagem ao lado, os proprietários deste apartamento quando sobem à sua zona de descanso devem sentir-se nas nuvens. As duas janelas de tecto, tipo Velux (marca de janelas bastante conceituada) fazem as honras da casa! São o detalhe mais valioso deste espaço. Além da luz natural que entra em abundância pela zona envidraçada (quando assim se quer, pois existe a possibilidade de se fechar) também para arejar tornam-se super funcionais. O calor sobe, e como as mezzanines são sempre num piso superior, nem sempre devido à diferença de temperatura que se faz sentir, o ambiente é confortável. Pense nisso antes de criar uma em sua casa!

Querido, querido !

  por homify

Que quarto mais querido! É da mesma opinião que eu? É delicado, funcional e simples. Possivelmente neste caso o espaço da divisão era de áreas reduzidas, não deixando área suficiente para armários e mobiliário de grandes dimensões. Optou-se portanto, em criar um palco (elevado do chão) onde o colchão encaixá-se e toda a área inferior servisse de arrumação. Não é um caso tipo de mezzanine mas a ideia é a mesma – elevar um plano chão para assim conseguir ter mais espaço para arrumação e/ou movimentação. Entrar neste quarto e ter a janela e a cama como fundo é super convidativo, além de que a cor branca faz aumentar a sensação de espaço.

Feminino

Um cantinho de leitura, calmo e relaxado com uma visão ampla por todo o apartamento é o que o apartamento da autoria de Gisele Taranto oferece. Com o chão revestido a alcatifa e a zona de chaise lounge ligeiramente elevada sob um degrau de madeira onde permanecem os tons femininos em almofadas estampadas. Um local propicio as umas boas horas de leitura num ambiente sereno e confortável.

Arrojado

  por Metek Architecture
Metek Architecture

Le secrétaire

Metek Architecture

A estrutura de uma mezzanine pode ser construída em cimento, madeira ou ferro. Aqui a proposta é ligeiramente arrojada – não só nas cores escolhidas mas também nas formas que toma cada peça de mobiliário. 

Neste projecto estão patentes vários tipos de vantagem incluídos no mesmo apartamento, eles são: a vista sobre a cidade, o espaço de biblioteca, a secretária, a escadaria de acesso ao piso superior, a mezzanine, a relação que existe entre um piso e o outro, a cozinha, a casa de banho e sala fechada ou ampla. Num mesmo espaço, e este de dimensões reduzidas são possiveis fazer tantas actividades – sem dúvida um projecto de design bem conseguido.

Se ficou com curiosidade de ver o projecto completo, clique aqui.

Tem a possibilidade de criar uma mezzanine em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!