Mármore – mais do que decoração

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje falamos-lhe de um material de revestimento que está muito em voga actualmente, mas que já em tempos primórdios (desde as civilizações grega e romana) era o principal material utilizado na construção. Graças às suas características técnicas e apreciada beleza, esta rocha metamórfica continua a ser utilizada na actualidade, tanto como pavimento como revestimento, ou até em complementos como chaminés, bancadas de lavatórios e elementos decorativos.

Aprofundando um pouco: do ponto de vista geológico, podemos afirmar que o mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário que é exposto a altas temperaturas e pressão. O seu principal componente é o carbonato de cálcio e são as suas impurezas que definem uma determinada cor e características específicas. E é justamente pelas suas características e pela sua beleza que este material foi um dos protagonistas da arquitectura e escultura de civilizações antigas. E, apesar de hoje em dia não construirmos as nossas casas em mármore (devido ao elevado custo), este material permanece nas nossas paredes e chãos, proporcionando um toque de elegância e distinção próprio das pedras naturais.

Um leite pastoso com raios antracite

Nos dias de hoje já existem muitas marcas que fornecem uma diversidade enorme de paletas e texturas de mármores. Há os verdadeiros e as imitações. Devido ao elevado preço praticado (no verdadeiro) as imitações são por norma as de escolha mais fácil.

O mármore  quando aplicado nos interiores, transforma salas de jantar, cozinhas, casas de banho e halls de entrada em ambientes imponentes e luxuosos. Com diversas tonalidades, os mármores são nobres e proporcionam espaços de convívio sofisticados e esteticamente confortáveis

O irreverente tom preto com raios dourados

Casas de banho minimalistas por Consuelo Jorge Arquitetos
Consuelo Jorge Arquitetos

Apartamento da Colecionadora

Consuelo Jorge Arquitetos

O mármore é ideal para enfatizar a imponência e o luxo num ambiente. Que tal apostar numa única parede num tom arrojado e diferente do habitual? O mármore agrega exclusividade, personalidade e elegância ao espaço. Além disso, é uma peça que possui um acabamento perfeito. Para quem quer ousar sem abrir mão do luxo, é uma boa alternativa, renda-se às suas características e pense em que divisão gostaria de o ter presente.

Um branco com leves raiados

Spas minimalistas por A2arquitectos
A2arquitectos

Piscina y Spa para un Hotel en Mallorca

A2arquitectos

A popularização do ambiente geralmente cria dúvidas sobre como decorar grandes salas de estar de forma sofisticada. O mármore  por ser versátil acaba por ser a  melhor opção parar criar harmonia com a restante decoração. Com a tonalidade clara da pedra é permitido e muito mais fácil ousar nos adornos, almofadas coloridas, móveis modernos e também em peças antigas. Temos noção que é possível tornar a pedra como o centro das atenções da divisão e ainda, deixar o ambiente esteticamente confortável.

A bancada

A bancada em mármore pode ser exclusiva, única, original e diferente mas… calma ! Veja o que temos para lhe dizer.

O mármore é uma rocha natural, indicada para ambientes internos e externos de baixo tráfego. Ele é poroso, por isso torna-se menos indicado para as áreas húmidas de cozinha. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego. Portanto a solução está em apostar em pedras compostas que emitem na perfeição o mármore verdadeiro. E as marcas a comercializa-lo são mais que muitas sempre de acordo com as últimas tendências em decoração e design de interiores. Agora as suas opções de escolha acabaram de ser reduzidas. A dificuldade vai ser mesmo em escolher !

Como revestimento

Antigamente, usado como revestimento era um item exclusivo da realeza e de famílias afortunadas. Hoje, este ambiente, é já comum em lares de classe média. Onde, também a existência de peças de decoração com o mesmo material trazem luxo e sofisticação à atmosfera interior. 

Devido à sua grande diversidade, o revestimento em mármore pode ser aplicado em diversos ambientes e divisões da casa, mantendo a sua originalidade onde quer que seja utilizado. A sua aplicação proporciona classe e elegância ao seu projecto, além de resistência e facilidade de limpeza e manutenção. Não esquecendo que o mármore, é ainda considerado uma rocha e um material nobre. O Mármore é uma rocha muitíssimo utilizada em inúmeros projectos na construção civil e na decoração, pois garante onde quer que seja utilizado, beleza natural e harmonia. 

Aposte neste material em sua casa e verá a sua beleza valorizar em muito o seu projecto, financeira e esteticamente falando.

Já tem em sua casa ambientes revestidos com este material ou objectos com o mesmo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!