Jardins residenciais: 10 modelos distintos

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Os jardins residenciais são, por norma, um dos principais orgulhos dos seus proprietários. Quer por livre recreação destes, quer tendo tido um toque profissional, tornam-se rapidamente a pérola da casa, o espaço de eleição quando se pretende relaxar ou receber os amigos num dia de sol e calor.

O facto de possuirmos um espaço exterior tem diversas vantagens, como por exemplo ajudar a controlar a temperatura do ar e ­­enriquecer a biodiversidade urbana e a saúde das pessoas. Além disso, obriga-nos a ter um maior contacto com a natureza e, para alguns, facilita a decisão de ter animais de estimação. As crianças também agradecerão o facto de terem um jardim onde brincar ao ar livre.

Se está a ler este nosso artigo é porque esta área lhe interessa e se calhar até está a precisar de alguma orientação para a criação (ou remodelação) do seu jardim, certo? Então fique atento às ideias que lhe sugerimos de seguida:

Jardim mutante

Se for dos sortudos que possui uma grande área exterior para criar um jardim, mas que não tem muito tempo para cuidar dele ou prefere algo mais simples, esta pode ser a solução ideal para si: um vasto tapete de relva que apenas conta com a decoração de meia dúzia de árvores. Sem mobiliário, podemos afirmar que será um jardim mutante, pois a sua aparência será alterada conforme as suas necessidades.

Para a chuva e para o sol!

Se é uma pessoa que gosta de se prevenir e ter um espaço que sirva para qualquer ocasião, independentemente da meteorologia, por que não optar por fechar uma parte do jardim? Criando um espaço interior e outro exterior fora de casa, proporciona duas zonas distintas que farão as delícias de qualquer convidado. Por que há sempre uns mais friorentos que outros, as suas festas e os seus convívios serão sempre os preferidos de qualquer um!

Espaço chillout

O jardim é visto como um espaço de lazer, é certo, mas não podemos descurar o lado relaxante dele. Se no seu jardim criar uma zona chillout fará com que haja um constante clima zen, que qualquer pessoa quererá experimentar e saborear. Pense em construir ou adquirir uma cama baixa ou um sofá largo para que todos possam usufruir de uma excelente tarde de verão em convívio.

Recupere o velho e transforme-o em novo!

Jardim piso terreo - Prédio Rústico em Carcavelos - Lisboa: Jardins minimalistas por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Jardim piso terreo – Prédio Rústico em Carcavelos – Lisboa

adoroaminhacasa

Quer dar um novo ar à sua casa através de uma redecoração, mas não sabe o que fazer aos móveis velhos? E que tal utilizá-los como o novo mobiliário do seu jardim? Não precisa de se desfazer dos monos lá de casa: basta ter um pouco de imaginação! Uma sanita que vira canteiro, umas poltronas que se transformam em cadeirões de jardim, uma banheira que se torna num pequeno lago para as suas tartarugas… o céu é o limite! Pense no que já não quer lá dentro e dê-lhe uma vida nova na rua! O meio ambiente agradece… e a sua carteira também.

Convide os mais pequenos para brincadeiras na rua!

Moradia Privada: Jardins rústicos por OpenGreen
OpenGreen

Moradia Privada

OpenGreen

Tem dificuldade que os seus filhos larguem os videojogos e corram lá fora? Convide-os então para brincadeiras na rua! Criar um espaço exterior para as crianças fará com que estas queiram passar mais tempo ao ar livre, promovendo hábitos de vida saudáveis. Além disso, o contacto com a natureza tem inúmeras vantagens no crescimento do seu filho, como a estimulação da sua criatividade ou a melhoria das suas aptidões físicas e sociais. Não subestime nunca a capacidade de uma caixa de areia ou de um baloiço no seu jardim.

Jardim interior

E se o tamanho ou a arquitectura da sua casa não lhe permitem um grande jardim, porque não optar por um jardim interior? Dependendo do projecto da sua casa, pode até ser ao ar livre! Depois só tem que o decorar como se de um espaço totalmente aberto se tratasse, tendo sempre em atenção a área e o uso que lhe irá dar. Pode também torná-lo na sala de fumadores lá de casa, envidraçando alguma parede para que a separação com o interior seja menos visível.

E para quem vive num apartamento…

… o jardim não deixa de ser uma opção! Se o seu apartamento possui uma varanda, tem tudo o que precisa para criar um espaço exterior – ou pelo menos criar a sensação de estar na sua selva amazónica. Pode fechar este espaço, obtendo uma espécie de jardim de inverno. Com a decoração certa, ficará com uma excelente zona de relaxamento, onde poderá ler um livro, fazer uma sesta ou beber um chá naquelas tardes mais frias.

Pedra sobre pedra

Aqui apresentamos-lhe uma solução mais prática, para quem tem pouco tempo para a manutenção de um jardim ou simplesmente prefere que o cão não tenha como hobbie principal escavar buracos na terra. Empedrar o chão do seu jardim facilitará a manutenção do mesmo e, consequentemente, a sua vida. E não pense que ficará menos charmoso por não ter aquele verde apelativo típico: com a decoração certa, tornará este espaço tão atraente como qualquer jardim tradicional.

Que belo tapete de relva!

Se o seu dia-a-dia é uma verdadeira correria ou se o seu dom não é de todo a jardinagem, esta é a dica por que esperou todo este tempo e que agora lhe apresentamos aqui! Gostou desta relva? Fofa, com uma cor fantástica e que nunca precisa de rega ou de ser aparada. Haverá coisa melhor para o seu jardim interior? Já pode começar o dia a tomar o seu pequeno almoço num espaço verde, com as suas plantas favoritas! E como? Adquira um bom tapete de pêlo comprido! É certo que terá que ter algum cuidado com os líquidos em cima dele… mas não compensará face à real manutenção de um relvado?

Jardins verticais

Jardins modernos por Time2dsign

Para os que andam sempre com a cabeça no ar, que tal esta ideia? Um jardim na parede ou plantas penduradas no tecto não só decoram de forma original como ainda lhe libertam todo aquele espaço no chão que pode ser usado num sem número de situações.

As sugestões deste artigo ajudaram-no? Deixe uma crítica na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!