A intemporalidade das mesas de madeira

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As mesas em madeira são, possivelmente, as mais comuns e parece-nos que raras são as pessoas que delas abdicam. Até nos ambientes mais modernos, lá está a robusta mesa em madeira ladeada por cadeiras de design a contrastar. Desengane-se, então, quem as imagina no formato tradicional e um tanto ou quanto desinteressante. As opções que hoje em dia encontramos são muitas. Imensas! Há-as mais clássicas com um acabamento brilhante, mais toscas, para servir como mesa de cabeceira ou de centro, com suportes convencionais ou em metal. Há também as que nascem de momentos “faça você mesmo” com materiais reciclados e, por isso, boas para orçamentos mais limitados.

Percorra as nossas sugestões, interprete o seu espaço e, no fim, já sabe, escolha a que melhor se adequaria à sua casa.

O melhor do estilo nórdico

A mesa da imagem é o tipo de peça que sobressai na divisão onde for colocada e que se basta a si mesma. O tampo em madeira clara é simples e leve, ideal para uma decoração de estilo escandinavo. Todavia, o que a torna verdadeiramente distinta é o suporte em metal em que assenta pintado em azul pastel. Agora, imagine-a a decorar uma sala de jantar de um pequeno apartamento para jovens? Quão divertido ficaria? Muito, pois claro! Repare como é fácil transformar uma simples mesa numa peça interessante. É o tipo de intervenção que pode fazer aí em casa, dando uma nova vida a uma qualquer mesa que encostou a um canto.

Do It Yourself!

Chalé das Três Esquinas: Salas de jantar ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

E por falar em intervenções caseiras, não podíamos deixar de incluir neste artigo a mesa que vê na imagem criada a partir de uma porta antiga, porventura retirada durante as obras ao “Chalé das Três Esquinas”, em Braga. A porta foi restaurada e colocada sobre pés em inox com um formato triangular e moderno. Se fez obras em casa e sobraram tábuas, tabiques, portas ou portadas, por que não aproveitá-las para criar uma peça idêntica? Assim, poupa no orçamento e fica com um móvel exclusivo pensado e executado por si.

Jogo de proporções

Duas mesas de cabeceira. Duas mesas redondas. Uma maior, outra mais pequena. Mas, claro, ambas em madeira. As mesas de cabeceira tradicionais com uma gaveta e um espaço inferior aberto são cada vez menos usadas. Para ocupar o lugar delas, as pessoas têm vindo a apostar em peças inusitadas como bancos, cadeiras, pilhas de revistas de moda, baús ou composições de mesas que vão do maior ao mais pequeno, como é o caso da imagem. Desta forma, ficam com um conjunto esteticamente apelativo, mas também útil visto que dispõem de mais do que uma superfície para apoiar os seus pertences. Aliás, pode usar uma das mesas para dispor objectos decorativos e a outra para colocar o seu livro, o telemóvel ou o despertador. É aquilo a que se chama ter tudo no sítio!

Mesas de centro esculturais

Sala de estar que se preze tem uma mesa de centro. Não há volta a dar-lhe. Para além de completar o conjunto, é útil e a verdade é que lhe sentimos logo a falta quando entramos numa sala onde ela não existe. A madeira é um material resistente, ideal para revestir peças que vão ser muito usadas. É o caso das mesas de café. As da imagem são quase esculturais, são verdadeiras peças de design. Apoiadas num pé dourado, dispõem de tampos redondos que acrescentam à sala mais uma forma e a elevam de um ponto de vista decorativo. Mais uma vez, há um jogo de proporções e o tamanho entre elas é desigual o que torna o ambiente menos sério e mais divertido. Não queremos cá tudo muito “certinho”!

Para o jardim

HAPPY HOME 2014: Jardins mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Para um jardim, não há como uma mesa rústica. Daquelas que se enquadram num ambiente campestre, das que sugerem uma tarde de lazer bucólico, das que parecem reduzir a distância entre nós e a natureza, das compridas onde cabe sempre mais um. E o material de excelência da rusticidade é a madeira. A madeira tosca que exibe marcas do tempo, a madeira com textura, veios e nós. A madeira robusta e sólida que nos acompanha ao longo de anos e testemunha as melhores histórias e momentos. Não há como uma mesa em madeira para o jardim. Não há e pronto. Somos nós que o dizemos.

Um clássico

Seria esta a mesa de madeira ideal para uma decoração clássica e elegante. De madeira brilhante e escura, a mesa encaixa na perfeição no ambiente requintado que a rodeia. Os vincos mais claros, brilhantes e evidentes, dão o contraste que marca a diferença e a personalidade do objecto em si. O facto da madeira ser tratada e brilhante permite o aproveitamento da superfície como espelho de luz o que ajuda a criar o ambiente do espaço. 

Misturas que ganham sempre

Sala de jantar  por My Italian Living
My Italian Living

'Reflex' design glass base dining table by Sedit

My Italian Living

Reunir o vidro e a madeira na mesma peça é mais ou menos como pôr Lionel Messi e Cristiano Ronaldo a jogar na mesma equipa: a combinação há-de ser sempre vencedora. É o caso desta mesa e bancos, concebidos pela Sedit, disponível na My Italian Living, em que as coberturas quase parecem flutuar por estarem apoiadas em elegantes suportes de vidro com 19mm de espessura. O tampo em madeira tem um acabamento com um produto não tóxico que torna esta mesa à prova de fogo e de gelo, imune a mudanças de temperatura e antiestática. Para além disso, a superfície é 100% lisa e compacta e, por isso, à prova de água, sujidade e manchas, sendo, assim, mais higiénica.

Tudo em madeira

Dining room - details: Salas de jantar modernas por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Dining room – details

Home Staging Factory

Numa decoração minimalista, esta mesa em madeira e respectivas cadeiras surgem enquanto elementos chave no espaço. A mesa de linhas modernas e rectas destaca-se no centro chamando para si a atenção, até mesmo pela elegante fileira de velas de tamanhos distintos que a decoram. À sua volta, é manifesta uma atmosfera que viaja entre o étnico e o tradicional, mas é no objecto central que tudo se apoia, sendo ele que liga todos os elementos da decoração numa subtil fusão de estilos que tornam este espaço único. Repare o quão evidente é o uso da madeira nesta sala. No entanto, por ser madeira clara, não é pesada, tampouco antiquada e monótona. Pelo contrário, lembra-nos até a leveza da estética escandinava. 

O detalhe que faz a diferença

As mesas de madeira não são sinónimo de uma estética clássica ou tradicional. Apesar de estarmos a falar de um material com características que associamos facilmente a esses estilos, o modo como trabalhamos a madeira e damos forma ao objecto em si é que vai definir o carácter e estilo da peça. Como a imagem comprova, com uma utilização criativa de formas e de proporções, conseguiu-se criar um objecto funcional e de enorme capacidade decorativa. É assim esta mesa de linhas modernas que transmite elegância e que é um elemento fundamental nesta decoração de linguagem minimalista. 

Rústica, mas nem tanto

Salas de jantar rústicas por mebel4u
mebel4u

Meble MADIE sosna postarzana

mebel4u

Quando nos recordamos das antigas casas de aldeia vem-nos à memória a mesa de madeira maciça que se estende pela cozinha acompanhada pelos seus longos bancos ou pelas toscas cadeiras dispostas ao seu redor. As mesas rústicas têm, ultimamente, marcado as tendência do design de interiores e aparecem enquanto elemento contrastante em decorações inteiramente modernas. No entanto, se não é especial admirador da estética ’shabby chic’, pode sempre juntar à sua mesa cadeiras mais modernas ou, então, pintá-la de uma cor mais clara, moderna e elegante como é o caso do branco. Ainda que de laivos rústicos, a mesa da sala de jantar que vemos na fotografia, dispõe de um tampo liso com um acabamento brilhante, que a torna mais refinada e menos tosca. 

Qual destas mesas escolheria para a sua casa? Uma mais simples ou com design contemporâneo para impressionar os convidados? Vá, diga-nos lá! Guarda...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!