5 temas especiais presentes em 2014

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Foi em 2014 que tudo começou! A Homify Portugal chegou ao nosso país a meio do ano, numa altura de muito calor (não tanto como gostaríamos) onde muitas famílias se encontravam de férias – em pleno mês de Agosto. Foi com muito orgulho que verificámos desde cedo, a boa aceitação e desde aí temos evoluído e captado a vossa atenção com leituras diárias. É bom escrever sobre artigos que nos dizem tanto. As palavras fluem com facilidade, podendo afirmar que muitas das vezes funciona quase como que uma terapia. É tão bom trabalharmos no que gostamos, os dias passam mais rápido e deixa de ser chato acordar todos os dias para ir trabalhar. Como já diz o ditado, quem corre por gosto não cansa. E nós somos prova disso. 

Com o final do ano chega sempre uma certa nostalgia, pensamos em como passou rápido mais um ano na nossa vida e como queremos que o seguinte seja ainda melhor. Você não é excepção !

Neste artigo fazemos um apanhado rápido de todos os temas principais que foram abordados, eles são: arquitectura, design de interiores, decoração, jardins e projectos de DIY. Mas com uma condição: todos os projectos que vamos mostrar são nacionais !!

Agarre-se com carinho neste apanhado geral de ideias. Temos a certeza que irá gostar.

1. Arquitectura

O tema arquitectura foi muitas vezes falado durante estes 5 meses da nossa existência. Referimos-nos a ele em artigos nacionais e internacionais, quando quisemos mostrar-lhe bons exemplos de hotéis, de casas de luxo e de remodelações arquitectónicas de peso. Independentemente do estilo, que foram vários, todas eles tinham a mesma premissa: projectos onde a funcionalidade se uniu sempre à beleza, resultando em planos de grande inspiração. 

A necessidade de dar-mos a conhecer bons profissionais nacionais, tanto a nível de arquitectura, design ou decoração, foi constantemente o nosso objectivo primordial. Esperemos que tenha acompanhado com atenção as novidades e a mais valia de termos profissionais tão entendidos e peritos nas diversas áreas.

2. Design de interiores

LOUNGE : Sala de estar  por Larforma
Larforma

LOUNGE

Larforma

Salas de jantar, salas de estar, escritórios, quartos de adulto e de criança, cozinhas, casas de banho foram só algumas das divisões que foram incessantemente faladas. Sabemos que os estilos, as nacionalidades, as cores e as texturas variam, mas todas elas pertencem a esta categoria – design de interiores. De-mos lhe dicas e ideias verdadeiramente de sonho para se inspirar e optar ou simplesmente mudar as diferentes áreas de sua casa. Sempre nos mantivemos disponíveis, através do nosso fórum de discussões, para lhe tirarmos as dúvidas que tivessem surgido. Foram algumas as pessoas que se digiram ao fórum para tirar as suas dúvidas ou simplesmente para dizer que gostavam do nosso trabalho. Isso encheu-nos o coração e deu-nos força para continuarmos a escrever só para si !

3. Decoração

E se para si design e decoração são exactamente a mesma coisa nós ajudamo-lo a compreender que está errado e que não, não são a mesma coisa. Tal como arquitectura se trata do esqueleto de um edifício ou de uma moradia, design de interiores entra na altura em que consoante as suas necessidades existem dúvidas de como o espaço deve ser dividido. Que divisão dá mais valor e que dimensões tenciona que ela tenha. Se quer um quarto com ligação directa para o seu closet e ainda com casa de banho privativa. Claro que um arquitecto pode decidir sozinho, mas a ajuda e o trabalho conjunto dos dois profissionais irão melhorar consideravelmente o projecto final. Por isso dê o devido valor ao trabalho de cada um e questione os profissionais correctos dependendo da sua questão.  Por norma os designer de interiores, têm também, mais sensibilidade para pensar em menor escala, de divisão em divisão. Em escolherem os melhores materiais de revestimento e até mesmo aconselharem no ultimo grito de mobiliário sanitário. Aceite as propostas segundo o orçamento disponível.

Decoração é portanto o conjunto de todos os objectos que são colocados nos espaços para lhe registarem personalidade e individualidade. Pode escolher um sofá bege mas também tem a possibilidade de escolher um esverdeado.. as escolhas são mais que muitas e os estilos idem. Há objectos que têm quase como vida própria e devem ser colocados num espaço sóbrio e simples, para assim serem realçados, dando-lhes o devido valor.

Não caia no erro de encher a sua casa com muitos objectos. Não conseguirá abstrair-se da confusão visual e verá os objectos como um todo. O mais simples será, em apostar numa paleta de cores sóbrias e adicionar aqui e ali pinceladas de cor. Conseguirá assim criar um atmosfera clean, muito jovem e dinâmica. 

Como pode confirmar pelas imagens que escolhemos (nacionais, claro!) as duas são fortes o suficiente para perceber que há objectos que devidamente bem enquadrados no espaço fazem milagres. Porquê deixar a sua mota da adolescência na garagem  se ela é considerada um modelo vintage e estamos em pleno Inverno e lá fora faz frio? Ideia super, certo? E o candeeiro feito a partir de um tronco de uma árvore? Ideias para ter em conta na hora de adquirir os tais objectos com vida.

4. Jardins

Relvados sem fim, vasos coloridos, jardins verticais, hortas biológicas .. são tudo opções mais do que acertadas para poder ter a natureza mais perto de sim. Existem jardins interiores e exteriores, grandes e pequenos e com diferentes espécies de plantas e flores, além de que pode durante todo o ano usufruir dele. O que interessa é ter, por muito pequeno que seja, o seu cantinho verde. Além do ar ficar mais puro o tempo que passar a olhar ou a cuidar do mesmo vão deixa-lo mais relaxado.

Os artigos sobre o assunto também foram vários e de certeza fizeram, a delicia do olhar de muitos.

Não tem a necessidade de ter uma entrada de casa como a da foto ou uma varanda de grandes dimensões para ter verdes. Hoje em dia, as opções são mais que muitas e pode comprová-lo aqui.

Ideias giríssimas que podem ser usadas em casas com pouco espaço e gastando pouco dinheiro. Inspire-se !

5. Do it Yourself

Chalé das Três Esquinas: Salas de jantar ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Com a fase menos positiva pela qual Portugal está a passar, os artigos faça você mesmo estão super na moda e a serem muito requisitados. São realmente projectos que envolvem pouco dinheiro e alguma dedicação, que compensa qualquer objecto comprado feito e sem personalidade.

Veja a ideia tão gira e tão bem conseguida. No projecto desta casa que foi inteiramente remodelada, foram aproveitadas as portas para ser feita uma mesa original com o cheirinho especial, de um passado tão presente.

Olhe para os objectos velhos e sem vida que tem em sua casa, e que já está saturado de os ver, e dê-lhes uma nova finalidade e quem sabe, funcionalidade. Os artigos que escrevemos sobre o tema foram vários e um delas fica aqui para poder comprovar as imensas ideias giras que pode ter. Só tem de andar de olhos bem abertos !

Gostou? Não chore, voltamos já amanhã!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!