O que não pode faltar num quarto de bebé?

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Quando o tema é quartos de bebé esboça-se sempre um sorriso. É um tema que nos enche o coração e nos deixa a falar de outra forma e a pensar em mil e uma soluções queridas e amorosas.

O artigo de hoje serve para ajudar as mães e as respectivas famílias a organizarem o quarto do bebe que vem a caminho. Passo a passo, este bicho de 7 cabeças será muito mais fácil que concretizar. E melhor que tudo – com um resultado super positivo e funcional e esteticamente muito agradável. Quando o bebe é desejado e se quer muito, a novidade é tida com uma enorme alegria. Existem sorrisos, lágrimas, os primeiros tempos são de euforia  e bem estar. Mais tarde aparecem as mais diversas dúvidas e perguntas relacionadas com tudo o que envolve o bebé. Assim sendo, iremos ajudar a clarificar todas as dúvidas. Seguindo as próximas 9 dicas não se irá esquecer de nada. Espero que goste !!

1. a cor certa

Não tem de esperar até saber ao certo o sexo do bebé. A tendência está em usar cores que dêem para as duas possibilidades. Cores como amarelo, cinzento ou verde, são das mais vistas nos últimos tempos e claro, com soluções irrepreensiveis. Obviamente, o branco e todas as gamas de bege são boas escolhas, mas também são as mais comuns. 

A cor nas paredes pode ser dada através de tinta ou com a aplicação de papel de parede. Lisos, estampados, em todas as paredes ou em apenas uma. A escolha final só depende de si. Mas acredite que pintar ou aplicar papel irá de imediato transformar o espaço e dar-lhe com facilidade um ambiente completamente diferente. Repare como na imagem a parede maior foi pintada de cinza escuro mas as restantes foram deixadas a branco, não comprometendo o lado tranquilo e amoroso que é sempre desejado.

2. a caminha perfeita

Quarto de crianças  por Cucosbaby
Cucosbaby

MOISES FOLK. Modelo Yellow Vichy

Cucosbaby

Não sei se por esta ordem se não, mas uma das peças principais num quarto de bebé é a caminha, o berço. Além de ter que ser de qualidade porque terá a ver directamente com a qualidade de sono do seu bebé convém também que seja do seu agrado esteticamente. A variedade de berços é ínfima, tal como o tamanho, as cores ou o acabamento. Mesmo sabendo o sexo do seu filho aconselho a não arriscar a comprar um berço muito colorido. O quarto de bebe quer-se sereno e calmo e se existir cor têm de ser neutras e pasteis. 

Os berços existem com rodinhas, estáticos ou de balanço. Podem também servir de alcofa e ter a vantagem de o levar consigo para onde quer que vá..nem que seja só até à sala com o seu bebe no interior a dormir. Essa opção, tal como todas as outras será sempre sua.. e se quiser, do pai do bebé.

3. o muda fraldas

Quarto de crianças  por Fantasyroom-Wohnträume für Kinder
Fantasyroom-Wohnträume für Kinder

Casadeco Kinderstoffe Jules et Julie

Fantasyroom-Wohnträume für Kinder

Nem todos os quartos de bebé são equipados com este móvel, pois nem todos os pais acham que existe a necessidade de ter um objecto especifico para a mudança de fraldas ja que se pode fazê-lo sobre a cama de casal. O da fotografia é mesmo um muda fraldas, com várias prateleiras e cestos onde ficam arrumadas todas as fraldas, dodots, cremes e roupas de emergência. Na imagem anterior a cómoda adquiriu um colchão e assim transformou-se também neste elemento, que na minha opinião é essencial. A altura é a ideal e não te de se dobrar durante inúmeras vezes ao dia para conseguir mudar a fralda. A sua postura deve ser sempre recta e nunca forçar a coluna. Já chegou andar 9 meses com ele na barriga e ter de andar com ele ao colo no mínimo mais uns 3 anos. Cuide de si também.

4. o guarda roupa

Nem que inicialmente o bebe durma no quarto dos pais como é habitual será importante o novo elemento ter o quarto dele. A arrumação neste espaço também é super importante, tal como em todos as outras divisões. Diria que no primeiro ano todas as roupas podem ser dobradas e guardadas em gavetas ou prateleiras, mas não há coisa mais querida do que abrir um roupeiro de bebé e ver as roupas penduradas em mini cruzetas, casacos, vestidos ou conjuntos mais especiais, de festa ou de fim de semana. No quarto dele também deverá arrumar toda a roupa de cama do berço e fraldas de pano. Tudo o que lhe pertence de uma certa maneira deve estar contida no espaço dele.

O guarda roupa deste quarto é em madeira lacada a branco e tem um estilo clássico e bastante romântico. Através dos corações recortados nas portas, consegue ver-se o interior. Este género de armários de duas portas e um gaveta larga na zona inferior, pode ser sempre usado em outras divisões um dia mais tarde. O branco fica sempre bem e arrumação extra é sempre necessária, por isso escolha um modelo que possa um dia vir a poder usar noutras ocasiões.

5. pequena arrumação

Baby Boy: Quartos de criança modernos por Preto Marfim

Já nas fotos mostradas anteriormente é fácil identificar outras zonas de arrumação. Os bebés são pequenos, logo as suas roupas, calçado e acessórios também o são. De forma a organizar-se melhor e a não perder a ordem das suas roupas, aconselhamos a usar pequenos cestos, caixas ou organizadores de gavetas. Assim conseguirá ter sempre tudo devidamente organizado e facilitar qualquer muda de roupa.

A estante branca com prateleiras dispõe de cestos em verga forrados a tecido – além de arrumação especifica também servem de certa forma de decoração do ambiente.

dica: opte sempre por materiais naturais!

6. decoração

A decoração é muitas vezes encarada como um dos principais aspectos no planeamento de um quarto de bebe. Ainda assim, avisamos para que não se perca nas mil e uma coisas giras que se encontram à venda. Primeiro pense bem no que quer e crie o cenário base (todos os pontos anteriores). O segundo passo será mesmo pensar em aspectos que façam este quarto ter vida própria e alguma personalidade.

Repare como a iluminação, os quadros, a composição de cores nas paredes e ainda o relógio e as nuvens completam o lado decorativo deste quarto de bebe.

8. as cortinas

Quarto de Criança: Quartos de criança clássicos por Stoc Casa Interiores
Stoc Casa Interiores

Quarto de Criança

Stoc Casa Interiores

Se o ambiente for neutro pode apostar numas cortinas mais coloridas e divertidas. Na imagem todo o cenário é bastante sóbrio e neutro e o que mais se destaca é mesmo o papel de parede às riscas.

A minha dica é nunca querer misturar cor nas paredes com muita informação nas cortinas, pois o resultado pode ser de mais e tornar o ambiente cansativo. Antes de pôr mãos à obra veja muitas imagens, seleccione o que mais gosta e pondere. Certamente será mais fácil mudar as cortinas do que pedir para lhe irem pintar as paredes do quarto ou arrancar o papel de parede que já não consegue nem sequer ver. Tudo o que é demais cansa..tente por isso, a todo o custo, fazer as escolhas certas desde inicio.

7. a carpete

Tal como referi, o papel de parede e o tecido das cortinas são dois objectos importantes num espaço de bebé, tal como o chão e o revestimento do mesmo o são. A carpete ou o tapete servirá para tornar o ambiente mais acolhedor e limitar zonas e espaços. É uma questão de escolha. Se o chão for de soalho em madeira e gostar de o ver descoberto poderá fazê-lo, mas se for de revestimento cerâmico aconselho-a a arranjar uma boa solução para tapar a maior área possível. A escolha pode ser de efeito liso ou estampado, e ser de pelo curto ou comprido. Tenha em consideração a cor das paredes e das cortinas e mais uma vez uso o bom senso ao decorar o quarto de bebe que se quer com uma atmosfera de paz e de tranquilidade.

9. os brinquedos

Nestas letras de parede vermelhas, que podem ser as iniciais do nome do seu filho, além do seu aspecto decorativo intrínseco, também servem para organizar mini brinquedos e tornar todo o espaço mais divertido e fantasioso. Não queira desde inicio encher o quarto com brinquedos demasiados, até porque tão cedo ele não ligar. Escolha objectos e brinquedos que consigam transformar o espaço e dar-lhe personalidade.

Ficou esclarecida?Se tiver duvidas por favor não hesite!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!