Jury: um café de sucesso numa antiga prisão

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Se ousar mencionar a palavra Pentridge perto de australianos, eles lembrar-se-ão de imediato da famosa prisão do país deles, em Coburg. Esta esteve a funcionar entre 1850-1997 e recebeu vários prisioneiros famosos como o actor australiano Mark Chopper Reid. 

Localizado no sítio histórico da prisão, hoje, depois de completamente transformada através de um projecto de requalificação urbana e residencial foi criado o Pentridge Village - na periferia da cidade de Melbourne

Um dos destaques desta nova qualificação é o JURY, um café contemporâneo com um nome associado à história passada. No entanto, o interior deste comércio é jovem e vibrante e está longe da aparência escura e fria que terá tido antigamente e que é normalmente associado a prisões e cadeias.

A equipa de design de interiores quis com este projecto manter presente o passado da antiga prisão, respeitando-o, enquanto salpicavam com atitude um novo fôlego criando uma atmosfera alegre e dinâmica.

Com todas mudanças e alterações no espaço, é agora prefeito para aproveitar para descontraidamente beber café.

O passado tão presente

O projecto, em transformar um local outrora com recordações menos positivas, num café chique e contemporâneo levantou algumas questões por parte de designers de interiores por todo o mundo.

Além disso, a escolha do projecto era criar contrastes, através de uma gama variada de materiais. As paredes em cimento texturizado são pontuadas com intervenções de placas de madeira natural, pintada de quando a quando. Um ambiente descontraído, um espaço vivo, que lembra a prisão, apenas quando olhamos com atenção para a trama de formas geométricas que nos fazem lembrar grades. O estilo minimalista e contemporâneo foi conseguido na perfeição.

Um toque de cor

Para contrastar com os tons crus e naturais tão característicos do cimento e da madeira, foi aplicada uma gama divertida de cores neutras e atraentes – como coral, azul céu, preto e branco. Este espírito brincalhão contrasta com o espírito monótono e tristonho no mundo de uma prisão, como se pode imaginar. O jogo de cores proporciona um ambiente simpático e acolhedor a este trendy e bonito café. As plantas fazem ter presente um verde alegre, adicionando uma lufada de ar fresco para a decoração enquanto a simplicidade continua presente.

Jogo geométricos

As formas e padrões geométricos também formam uma grande parte do conceito. As formas triangulares presentes no tecto e no balcão e ainda as vigas na parede de trás servem para dar ao JURY uma personalidade dinâmica e animada. Além disso, até os bancos e as mesas foram desenhadas a pensar na atmosfera com interior harmonioso e consistente que queriam tanto sentir presente.

Jogo luminoso

O logótipo com o nome foi o escolhido para ser o ponto principal da decoração do café. As letras grandes que transparecem profundidade contrastam com a parede em cimento de fundo. Os cabos num vermelho brilhante que unem letra a letra mostram um espírito descontraído e industrial. E é precisamente esta indiferença, este desejo de apresentar as coisas como elas são, que faz com que este café seja especial e lugar de paragem obrigatória. 

Somos fãs de diferentes contrastes de cores e materiais, todos eles apresentados  num ambiente luminoso e natural.

Venham mais ideias com garra que rompem com o convencional! Foi verdadeiramente revigorante dar-lhe a conhecer este mega projecto. É o verdadeiro pensamento ’out of the box’ que num belo e simples português, significa, pensar fora da caixa. 

Ficou rendido e apeteceu-lhe viajar até a Austrália para beber um belo café? A nós também…
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!