O melhor da arquitectura moderna pelo mundo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Funcionalidade e depois estética, o desnecessário eliminado, menos ornamentos, materiais sustentáveis e impacto ambiental mínimo, superfícies envidraçadas e elogio à entrada da luz natural, fronteira entre natureza e homem esbatida, linhas orgânicas e simples, planos horizontais, utilização de materiais tradicionais de forma inconvencional como o betão aparente, fluidez entre espaços. Sumariamente, são estas algumas das características que marcam a arquitectura moderna que sobressai por uma estética limpa e descomplicada, numa espécie de “back to basics”.

Percorra as imagens que lhe deixamos para ilustrar o artigo de hoje e identifique, em cada uma delas, as qualidades da arquitectura moderna.

Olha a onda, olha a onda!

Shoffice” que é como quem diz “shed + office” que é como quem diz, e traduzindo à letra, “barracão + escritório”. E assim é esta estrutura projectada pelos britânicos Platform 5 Architects que consubstancia uma zona de trabalho e de arrumação. Encontramo-la localizada no jardim de uma casa dos anos 50 e é em madeira que se formam a suas linhas orgânicas que se fundem, em pleno, com a natureza. A forma elíptica desemboca no relvado, formando como que um pequeno terraço. A luz natural entra no espaço por via de uma abertura sob o comprido por cima da zona da secretária e de uma a abertura na cobertura do terraço improvisado.

Reflicta sobre isto

Nunca a expressão “mágico espelho meu” fez tanto sentido. A moradia que vemos na imagem, com o exterior integralmente revestido a espelhos deixa-nos assoberbados. A casa localiza-se em Bolzano, a norte de Itália, e é rodeada por espectaculares vistas montanhosas. E como não se interrompem vistas assim com cimento, projectou-se esta casa que não só respeita as imponentes montanhas, como as reflecte, confundindo-se com elas. A estrutura, concebida para arrendamento de férias, é orientada para Este e dispõe de um jardim privado, assim como de um acesso autónomo para carros. Cada unidade integra uma cozinha, sala de estar, casa-de-banho e, claro, quarto. Vamos fazer as malas?

Casa dentro de casa

Uma casa em jeito de “inception”. Ou seja, uma casa dentro de uma casa. “Espera, o quê?”, perguntarão vocês. Pois é. Vejam bem a imagem e reparem como uma casa moderna rasgou a estrutura da casa antiga. Com este projecto, o atelier espanhol Tgarro-de Miguel Arquitectos pretendia criar um refúgio que evidenciasse a beleza das coisas simples e imperfeitas que exibem as marcas da passagem do tempo. Essa beleza com história vai de encontro ao presente por via da estrutura que aparece a meio, moderna e envidraçada. Repare no pormenor das janelas. Para se criar novas janelas emolduraram-se as antigas numa caixilharia de vidro e ferro para as preservar. Assim é a Casa Sabugo.

Os planos envidraçados da arquitectura moderna

Desta, uma casa “made in Portugal” assinada pelos Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa. Esta moradia é totalmente envidraçada o que permite uma entrada de luz natural que tão importante é para o nosso bem estar. De ambos os lados, aparecem paredes em betão aparente que deixam a casa mais resguardada. Segundo os arquitectos, a habitação “fecha-se essencialmente a Norte e Nascente e abre-se totalmente a Sul e a Poente” naquela que é uma relação privilegiada com a piscina, os pátios e os jardins. Os quartos estão virados para Sul e dispõem de uma pequena varanda, à excepção da suite, que tem um terraço que se debruça sobre o jardim e piscina. Assim, quem lá habitar está em permanente comunhão com a natureza.

O refúgio de luxo na neve

Aproxima-se o Inverno e ele tem jeito para empurrar o nosso imaginário até um cenário idílico numa qualquer montanha coberta por neve. A “Haus der Ufogel” situada em Graz, na Áustria, é uma criação da Aberjung Design Agency. Construída em madeira, com mínimo impacto ambiental, esta casa de formato pentagonal, enquadra-se em pleno com o cenário de beleza alucinante que a rodeia.  As linhas inusitadas da casa deram origem ao seu nome que surgiu de uma junção entre “UFO” – OVNI – e “vogel” – pássaro em alemão. Está bem visto.

A pensar no futuro

Casas modernas por NOEM

Ser moderno é também compreender o mundo que nos rodeia, saber respeitá-lo e utilizar de forma mais inteligente os seus recursos. A casa que lhe mostramos é um projecto da construtora espanhola NOEM que apresenta uma alternativa habitacional ecológica e sustentável pelo que em qualquer altura do ano, os consumos energéticos são mínimos. Trata-se de um projecto moderno em que o conforto e a beleza não deixam de estar presentes, mesmo estando em causa uma casa modular pré-fabricada que vive em sintonia com a natureza que a rodeia sabendo-se envolver nela e respeitá-la.

Pelo Brasil

A moradia da fotografia, projectada pelo arquitecto brasileiro Tony Santos, é um projecto de arquitectura moderna de adaptação e aproveitamento dos recursos naturais. O posicionamento da casa no espaço onde se encontra é estudado e definido de acordo com as características naturais da zona. Assim sendo, a forma como a casa se expōe à luz solar é feita de modo a que exista um aproveitamento dessa fonte de energia. O edifício é funcional e desenhado com linhas simples e sóbrias, construindo-se através de volumes e formas geométricas que se vão encontrando. O pórtico de 6,35 metros demarca o acesso principal a esta casa, emprestando-lhe monumentalidade que é, depois, colmatada com a superfície envidraçada na fachada Este, mais leve. 

Éden

Casas modernas por Guz Architects
Guz Architects

MEERA SKY GARDEN HOUSE

Guz Architects

Eis a casa perfeita para quem gosta de viver em comunhão com a natureza e sentir o cheiro da relva molhada pela manhã. Na imagem, uma casa moderna desenhada de forma a que todos os pisos tenham ligação directa com a natureza que os rodeia. Mais uma vez, estamos perante um projecto de arquitectura ecológica que visa a redução de custos e dos recursos. A moradia foi projectada de forma a que a relva que reveste os vários pisos controle a temperatura interior de forma natural e sustentável reduzindo assim as despesas de energia a níveis bastante baixos. Olhar para esta casa é como olhar para um jardim, é olhar um projecto arquitectónico moderno, original e funcional onde tudo é pensado ao pormenor para que o resultado final seja esta autêntica obra de arte. A Meera Sky Garden House é um projecto da Guz Architects

A meio do bosque plantada

A casa da imagem é uma obra de arquitectura moderna e funcional dos argentinos ATV Arquitectos que resume na perfeição os conceitos da arquitectura moderna com os materiais rústicos e tradicionais. Construída no meio de um bosque, a Casa Marino consubstancia a relação perfeita entre a forma, o material e o espaço envolvente, desenhando-se com longas linhas rectas e misturando materiais de características tão distintas como o betão, o metal, o vidro e os vários tipos de madeira que lhe dão a ligação à natureza que a rodeia. 

Linhas modernas e dinâmicas

Casa Mar - Avanca: Casas modernas por a3mais
a3mais

Casa Mar – Avanca

a3mais

Na imagem, um edifício de vincado traço moderno projectado pela arquitecta portuguesa Solange Valente. São as variadas intersecções de planos e de linhas que dão uma personalidade distinta à casa que se destaca no espaço e sobressai sobre o verde da relva. Na fachada, evidencia-se a mistura de materiais como a pedra, a madeira e o vidro. O piso inferior desenvolve-se em forma de L e aparece revestido a madeira que contrasta com o piso superior, branco e todo envidraçado. 

Chiques a valer. Não lhe parece? Para qual destas casas se mudaria num abrir e fechar de olhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!