Natal em Itália – Costumes e tradições

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O Natal é por norma, o festival mais amado do ano e talvez também, o mais sincero. Claro que, deve ser geral a sensação de nos parecermos com o Grinch (o boneco verde que carrega um saco de prendas) e menos viventes e sonhadores do que as crianças, mas isso faz parte das regras do jogo. Todas as cidades do mundo ficam cheias de luzes e as ruas centrais iluminam-se. Aparecem também, em algumas, mercados de Natal, onde se pode saborear a comida típica, vinho quente e comprar objectos artesanais para dar como presente a amigos e familiares.

Nós na homify trabalhamos dentro de um contexto internacional onde no país de origem de alguns de nós não é concebível sequer a ideia de ter que usar casacos em Dezembro. Simplesmente porque no outro hemisfério, o Natal cai no meio do Verão e as tradições acabam por ser diferentes.

Portanto, o país seleccionado hoje é a Itália, do qual vamos tentar dar-lhe a conhecer todas os seus costumes.

Em família

Salas de estar rústicas por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

Ao contrário de muitos outros países europeus, em Itália, a temporada de Natal começa 4 semanas antes e vai até 25 de Dezembro. Por norma coincide com o início das festividades no dia da Imaculada Conceição, que é a 8 de Dezembro. Os italianos geralmente celebram este dia (onde as escolas e escritórios estão fechados) para decorar a árvore, para fazer o presépio e decorar as casas de várias maneiras. Alguns penduram luzes nas varandas e na porta de entrada uma coroa envolvida num belo laço vermelho. As tradições associadas a este dia são muitas e variam de região para região.

Portanto, se em Milão a Imaculada Conceição calha exactamente num dia antes de St. Ambrose (padroeira da cidade), são dois dias de feriado para estar com a família. Em Cosenza, na Calábria, aproveitam e preparam o chamado Cuddrurieddri – são roscas fritas em farinha acompanhadas com puré de batatas. 

As luzes

Terraços  por Cannata&Partners Lighting Design
Cannata&Partners Lighting Design

Private Villa in French Riviera

Cannata&Partners Lighting Design

Todos os anos, no início de Dezembro, as cidades em Itália começam a iluminar-se. Iluminações de todas as formas e tamanhos enfeitam as várias ruas do centro e da periferia e em todas as principais praças aparecem árvores grandes de Natal. Assim conseguem aumentar o espírito de Natal, transportando-o para todos os cantos da cidade.

A maioria das luzes são pagas pelos comerciantes, que assim, tentam atrair mais compradores às suas lojas. Os centros das cidades estão cheios de pessoas que transportam sacos de prendas para posteriormente serem colocados debaixo da árvore, à espera da noite (ou manhã) de Natal.

As prendas

Casa  por Wood BC
Wood BC

Sapin COURCHEVEL

Wood BC

O que une todas as pessoas em todas as partes do globo, onde se celebra o Natal é a corrida em torno dos presentes. Aos sábados e domingos, as lojas e centros comerciais ficam apilhados de milhares de pessoas de todas as idades, à procura do presente perfeito. Todas as compras, elegantemente embrulhadas têm um cartão com o nome que é colocado sob a árvore à espera de ser desembrulhado.

Enquanto esperam calmamente que o tempo passe até ao dia de Natal, acontece outra ocorrência muito sentida em algumas partes de Itália, que se dá pelo nome de Santa Lúcia. Esta é dia 13 de Dezembro na Sicília, mais particularmente em Syracuse. É um feriado é profundamente sentido, prova disso é que muitas pessoas decidem ir às suas cidades de origem para a ocasião. Na verdade, é um dia especial em que é proibido comer pão e massas, e celebram com receitas tradicionais à base de arroz (arancini e cuccia). Do norte ao sul, é dito que se devem trazer presentes às boas crianças durante a noite entre 12 e 13 de Dezembro.

A ceia

Sala de jantar  por gabel

Depois de dias e dias de preparação, finalmente chega, o jantar de Natal. Este é marcado por um menu de peixe, onde, apesar da barriga ainda cheia da noite anterior, eles têm o prazer de comer tortellini cozidos e outras especialidades regionais de todos os cantos da península. 

A maioria das pessoas decidem passar as suas férias dentro das paredes das suas casas. Lá encontram-se à volta da uma mesa com os parentes mais próximos e amigos, desfrutando assim do afecto familiar. 

Os Italianos têm como objectivo, alcançar pratos perfeitos, desde a entrada à sobremesa. Em algumas partes de Abruzzo, por exemplo, é habitual jantarem onze pratos diferentes de peixe e legumes, e em seguida, terminam a noite a jogar às cartas. Em Nápoles, a cidade onde o Natal é mais vivido, os avós da família cozinham bolos típicos locais que são fritos dentro de casa, com as janelas fechadas. 

Seja qual for a região de origem, o Natal é um tempo para passar em família. Em muitas, após o jantar, aguardam pela meia-noite a jogar Monopoly ou a falar sobre as vicissitudes que aconteceram durante o decorrer do ano. Após longas conversas é altura de se desembrulhar os presentes. A maioria dos religiosos, participam na Missa de Natal, esta que é organizada em quase todas as paróquias da cidade. Nem todos, no entanto, abrem os presentes durante a noite, algumas famílias, especialmente com crianças pequenas, esperam pela manhã de dia 25.

O Natal e o tortellini

Sala de estar  por G. Wurm GmbH + Co. KG
G. Wurm GmbH + Co. KG

14473 – Winterkind Kantenhocker

G. Wurm GmbH + Co. KG

Como mencionado anteriormente, o dia 25 de Dezembro, na maioria das famílias italianas reúnem-se novamente à volta da mesa para almoçar com seus familiares. Ainda sob o peso de jantar da noite passada, famílias que se deslocam para chegar às casas em que será mesa pronto e carregado. 

Na Emilia-Romagna, a casa do tortellini, o menu clássico é o caldo do tortellini cozido que serve de base a um grande cozido, acompanhado de batatas cozidas. No final de qualquer jantar de Natal, é normal acabarem o  Panettone ou Pandoro. O primeiro está cheio de passas e frutas cristalizadas, e o segundo coberto com uma camada de açúcar branco.

Muitas famílias habitualmente também comemoraram o Boxing Day com um almoço ou jantar. Como sabemos, na Itália grande parte da cultura gira em torno de comida, isso quer dizer que todos os dias entre 8 de Dezembro e 6 de Janeiro é especialmente bom para se comer.

Epifania – a noite da bruxa Befana

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

O último dia da temporada de férias é a Epifania, como diz o ditado, que termina com todas as festividades. 

Diz a tradição, que a Befana, uma mulher muito velha que voa numa vassoura,  visita as crianças na noite entre 5 e 6 de Janeiro e enche com doces ou meias de carvão as meias penduradas em frente à lareira ou perto de uma janela. Geralmente, as crianças que durante o ano foram boas recebem doces, frutos secos ou pequenos brinquedos, enquanto que aquelas mal comportadas recebem carvão.

Pouco conhecido fora da península, a Epifania é celebrada de muitas maneiras diferentes de norte a sul. Em Roma, na noite de 5 de Janeiro, na Piazza Navona  é tradição esperar-se que a Befana apareça para comprar os doces que posteriormente colocará nas meias das crianças. A praça fica cheia de famílias com crianças de todas as idades para passar o dia no mercado da Epifania. Em Veneto, em vez disso, à noite, acende-se uma fogueira que dizem indicar uma direcção dependendo da direcção do fumo. 

Noutro locais a Epifania é caracterizada pela colocação das figurinhas de chumbo dos Três Reis perto do berço do Menino Jesus, porque esse é o dia em que os três homens começaram a viajar para adorar Jesus, chegando finalmente ao estábulo onde o Messias nasceu. 

A Epifania é também visto como a conclusão de todo o período de Natal, que é por isso que a tradição diz que é o dia em que eles têm de desmanchar a árvore. A maioria das famílias, ainda assim, desmonta apenas nos dias seguintes, quando a barriga é um pouco mais vazia e a magia do Natal terá desaparecido completamente.

Sabia destas curiosidades em Itália?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!