Grandes ideias para espaços pequenos

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

As casas pequenas, já se sabe, requerem muitas ideias, imaginação e criatividade. Num espaço onde todos os metros quadrados são preciosos é sempre preciso ter tudo muito arrumado e há soluções que podem tornar a sua vida mais fácil.

Hoje na Homify, os nossos especialistas vão mostrar-lhe as melhores ideias para pôr em prática em habitações com pouco espaço. Soluções inteligentes e super funcionais que o vão surpreender e, melhor ainda, dar-lhe ideias infalíveis para organizar a sua casa.

Liberte o/a designer de interiores que há em si, aponte as nossas dicas e torne a sua casa mais prática e agradável.

Funcionalidade compacta

Salas de estar industriais por AÏDO

Na imagem uma renovação de um estúdio em Lyon projectada pela AÏDO a provar que poucos metros quadrados não têm de significar pouco estilo, pouca decoração, poucos pormenores. Se a sua casa é um estúdio, é certo que há menos espaço para mil e um acessórios decorativos, mas aqui a decoração e os detalhes ganham outro significado. Por exemplo, neste apartamento, o destaque vai para os pormenores que não ocupam espaço: o espelho que lhe dá profundidade, o amarelo que preenche a frente da cómoda, as cadeiras da cozinha/sala a roxo, o contraste destas cores vibrantes sobre a tríade branco-preto-madeira.

Salas de estar industriais por AÏDO

Do outro lado, a cor da parede marca a divisão dos espaços, dando lugar a módulos de arrumação e uma pequena zona de trabalho.

Salas de estar industriais por AÏDO

A opção do branco para cobrir a parede que se lhe opõe, abre o espaço e deixa a luz entrar. Mais uma vez a parede serve de arrumação e decoração e guarda o mesmo truque do espaço contíguo: um pequeno espelho.

Elegância em ponto pequeno

Cozinhas ecléticas por  Design
Design

Wohnküche

Design

Nesta pequena habitação a própria arquitectura foi usada como recurso decorativo e o resultado é para além de muito bonito, extremamente elegante. E mais uma vez, os detalhes —sem demasiada ornamentação — ditam a separação das diferentes zonas da casa. A oposição do cinza com o branco, o mobiliário, a iluminação. Nada foi deixado ao acaso.

Camas a tocar o tecto

Quartos de criança modernos por homify
homify

Die Empore

homify

Além de ser uma peça super gira, uma cama elevada serve lindamente as exigências de espaço. Separando o espaço privado da área social, oferecem área para livre circulação — evitando que a cama ocupe o quarto todo — e ainda, proporcionam arrumação e organização na parte de baixo. A arrumação escondida no vão de escadas é sempre um truque muito inteligente, que deve ser tido em conta para quem quer poupar todos os mílimetros de área útil.

Quartos de criança modernos por homify
homify

Auf der Empore

homify

Esta ideia para um quarto infantil é assinada por Christ & Holtmann. Funcional e divertida, ideal para os mais pequenos.

Trabalhar em casa

Escritório  por studio michael hilgers
studio michael hilgers

flatmate Sekretär

studio michael hilgers

Trabalhar numa casa pequena pode ser infernal, se não soubermos organizar a nossa área de trabalho. Esta proposta do Studio Michael Hilgers — que tem muitas outras igualmente práticas— é um exemplo de funcionalidade e economia de espaço. A escolha do branco também se revela muito acertada — não enche o espaço e a secretária fica quase disfarçada no contexto.

Economia de espaço

Este estúdio é um projecto dos madrilenos Beriot, Bernardini arquitectos e prova como é possível rentabilizar ao máximo uma área tão exígua. Para sermos mais precisos — 28 metros quadrados que são um exemplo de óptima gestão de espaço. Ora repare-se: debaixo das escadas que conduzem para a cama elevada existe arrumação, bem como em todos os módulos que vemos escondidos no cenário dominado pelo contraste entre o branco e a madeira. Tão pouco espaço e tanta arrumação!

Corredores de arrumação

Corredores e halls de entrada  por MIROarchitetti
MIROarchitetti

la libreria passante

MIROarchitetti

Outra solução inteligente é tirar partido dos corredores, na maioria das vezes, zonas muito pouco aproveitadas numa habitação. Este pequeno corredor, por exemplo, integra agora uma pequena biblioteca e serve de arrumação.

Estas ideias cabem na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!