Shabby Chic: do velho nasce a elegância

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

O termo chegou até nós vindo de Inglaterra e é verdade que até hoje é difícil encontrar uma palavra portuguesa que substitua este estrangeirismo. Rachel Ashwell, designer inglesa, criou o conceito Shabby Chic em 1989 para definir o  encontro entre o aspecto gasto do mobiliário antigo com a sofisticação, novos elementos e uma boa dose de romantismo e elegância.

O mote é a mistura de elementos modernos com peças antigas, com a paleta de cores neutras a dominar o cenário. Branco, pérola, azul claro, bege, rosa antigo, verde água e lavanda são as opções cromáticas mais usadas.

Neste estilo-tendência, móveis com um ar gasto, inacabado são um trunfo e mobiliário antigo também. É a partir deles que nascem peças únicas, delicadas e românticas, com um ar revivalista, retro, shabby.

Descubra com os especialistas Homify como introduzir estas peças em sua casa e liberte a/o designer de interiores que há em si.

Tela em branco

Recapitulando as regras: móveis com aparência antiga e sempre com linhas curvílineas, trabalhadas, acessórios delicados, espelhos, rendas e tecidos fluídos, padrões românticos e florais, flores naturais. O chão em madeira ou alcatifa.

Viagem ao passado

Se não encontra nada de antigo que possa recuperar e dar-lhe um aspecto shabby chic, reproduza-o. A lógica do shabby chic é recriar um móvel gasto, dar-lhe uma aparência antiga, introduzir acessórios do passado. Como neste quarto, o quadro clássico, os padrões florais do estore, a banheira antiga de pés de ferro trabalhados, a aventura de uma viagem ao passado.

Atitude DIY: Faça você mesmo

Corredor, hall e escadas  por Paletta
Paletta

Hocker Niehl

Paletta

O estilo surgiu nos anos 80 em Inglaterra, mas renasceu nos últimos anos acompanhando o advento do DYI, mobília em segunda mão e upcycling. Estes bancos/mesas Paletta foram criados por Nora Böhm precisamente a partir de paletes e são um pormenor simples mas irresistível, que assenta lindamente num ambiente shabby chic.

Verbo: adornar

Embelezar, enriquecer, enfeitar são algumas das definições deste verbo, que deve conjugar quando pensa em recriar o estilo shabby em sua casa. Meio caminho entre o carismático e o delicado, este aparador é uma óptima aquisição ou inspiração.

Espelhos que reflectem subtileza

  por Cabbages & Roses
Cabbages & Roses

Bespoke Wallpaper

Cabbages & Roses

Os espelhos com uma moldura envelhecida são outro clássico do estilo shabby. Recupere um espelho antigo e siga a proposta da inglesa Cabbages & Roses. Um espelho que emana beleza, que reflecte a essência delicada da sua casa. 

Delicadeza rústica

Na cozinha também cabe o estilo shabby. Esta foi projectada pelo consultor Michele Romano e inclui um detalhe muito característico desta expressão decorativa: o candeeiro de cristal, a conferir um apontamento de sumptuosidade a esta divisão.

Têxteis a condizer

O shabby chic rodeia-se normalmente de tecidos macios, tons pastel e outros acessórios irresistíveis que apelam ao romantismo. Esta composição foi pensada por Sylvette Le Strat para Amandine de Brévelay créations e resume muito bem uma inspiração shabby chic. Um último conselho antes de começar: não se esqueça das flores naturais!

Conhecia este estilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!