Pequenos jardins: 10 grandes ideias!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

É verdade que o tempo não está lá muito bom. Nestes últimos dias tem estado chuva e vento e um tempo muito cinzento. Mas se tiver um jardim, não desanime! O seu jardim pode e deve ser usado não só no Verão como também no Inverno. Para conviver com os amigos e família, fazer almoços, jantares, idas à piscina, cuidar das plantas e flores… Há tanta coisa que podemos fazer no nosso jardim! Hoje vamos mostrar-lhe 10 pequenas ideias e detalhes que podem fazer toda a diferença no seu jardim. Inspire-se para tornar o seu jardim mais confortável, alegre e possível de usar durante todo o ano!

Mesa para refeições

Espaços comerciais  por Aralia
Aralia

Knightsbridge Roof Terrace – Aralia Garden Design

Aralia

O primeiro jardim que lhe mostramos é, nem mais nem menos, este pequeno jardim, fruto do atelier ARALIA, tem dois pontos muito bem conseguidos! Primeiramente, a fantástica divisão do espaço, sendo que a da frente é a zona de refeições e a outra a zona de estar. Não podemos obviamente deixar de falar desta fantástica mesa de refeições, que é algo que não pode faltar num jardim! Não tem mal se não tem piscina, se tiver uma mesa de refeições pode conviver com os seus amigos e família e isso já basta. Esta tem um estilo meio romântico e toda a envolvência criada com a vegetação e as flores no centro da mesa, tornam-na ainda mais acolhedora e convidativa.

Divisão dos espaços

Jardins rústicos por Vida de Vila
Vida de Vila

Área externa

Vida de Vila

O segundo jardim deste catálogo é, contrariamente ao anterior, enorme! Um jardim cujos espaços estão devidamente separados. Temos a zona da piscina, acompanhada por quatro colchões dispostos lado a lado no chão, perfeitos para descansar e apanhar banhos de Sol depois de um bom mergulho refrescante. Passamos à zona de refeições, onde temos uma mesa redonda nem muito grande nem muito pequena com cadeiras que se dobram – ideais para os dias de pior tempo, visto que se podem dobrar e guardar num sítio protegido. Por último, temos uma enorme zona de estar em “L”. Uns sofás cheios de almofadas, super confortável! A acompanhar, uma mesa de apoio rústica, um corte de um tronco com um diâmetro muito grande. Muito original! A cor escolhida, o azul, enquadra-se perfeitamente na vegetação e tem tudo a ver com a cor da piscina. Para além disso, é uma cor refrescante e de Verão, que nos transmite boas energias no Inverno!

Um lago com ponte

Esta é uma ideia que não é para todos… Mas como a achámos tão incrível, não quisemos deixar de a mostrar. Parece o paraíso ou até um sonho… um lago no seu jardim! É ou não é uma ideia incrível? Reconhecemos que este é mesmo muito grande, tão grande que até tem uma ponte, mas pode sempre tentar recriar esta ideia em formato mais pequenino. Se tiver um cão ou crianças iriam certamente adorar!

Apontamentos de cor

HAPPY HOME 2014: Jardins mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Estávamos a falar-lhe do azul do projecto anterior e agora vamos falar-lhe dos apontamentos de cor deste projecto verdadeiramente português, do atelier Rosa Pura Home Store. Não só apontamentos azuis estão salpicados porn este jardim, como também apontamentos cor-de-rosa. Nas almofadas, nas bases dispostas na mesa… Todos estes apontamentos de cores vivas ficam ainda mais realçados por estarem acompanhados de mobília feita de madeira tosca e chão em deck. Um jardim perfeito para umas boas tardes de Verão, mas que também pode ser usado para convívio e refeições com a família e/ou amigos no Inverno!

Parede de pedra

Outra ideia que não é muito fácil de recriar no seu jardim mas que, ainda assim, achámos fantástica foi esta parede de pedra, inserida neste projecto do atelier GLR Arquitectos. Dá um ar selvagem e natural ao jardim, como se estivéssemos no meio da selva. Um toque selvagem misturado com bom gosto e modernidade, que se verificam no piso em deck, vegetação escolhida, espreguiçadeira e enormes portas de vidro.

Candeeiros especiais

Um jardim que parece um autêntico prolongamento da sala, no interior da casa. Com um tecto em madeira, cheio de plantas e com dois candeeiros fantásticos suspensos! Os candeeiros são realmente uma fonte de conforto e são eles que criam este ambiente íntimo e acolhedor, nesta zona de estar exterior. Por outro lado, a luz artificial é muito “soft” e suave, não sendo agressiva, e é isso mesmo que cria esta atmosfera. Como se verifica, é um jardim muito confortável para estar tanto de dia como de noite, tanto no Verão como no Inverno!

Plantas trepadeiras

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

O jardim anterior tinha plantas no “tecto”, este tem na parede. São as fantásticas plantas trepadeiras que nem toda a gente gosta mas nós aqui na homify adoramos! São elas que criam este ambiente natural e nos fazem realmente sentir num jardim. Por mais pequeno que o seu jardim seja, esta é uma excelente forma para optimizar o espaço, visto ser um tipo de plantas que não ocupa espaço quase nenhum!

Para miúdos e graúdos!

Jardim  por Pool22.Design
Pool22.Design

Hängebank DE VOLÉE

Pool22.Design

A próxima ideia é uma das nossas preferidas! Os seus filhos, então, certamente adoram… Um baloiço! Mas este não é um baloiço qualquer. É um baloiço duplo, para miúdos e graúdos. Não é só uma pessoa que pode estar nele a baloiçar e relaxar, mas sim duas… Ou, no caso das crianças, três crianças até! Outra ideia que não requer muito espaço para concretizar. Por isso, já sabe, tenha um jardim pequeno ou grande, inclua um brinquedo destes na sua decoração!

Peças DIY

Jardim piso terreo - Prédio Rústico em Carcavelos - Lisboa: Jardins minimalistas por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Jardim piso terreo – Prédio Rústico em Carcavelos – Lisboa

adoroaminhacasa

Estas próximas duas imagens que se seguem ilustram mesmo dois pequenos grandess detalhe e pequenas grandes ideias! Primeiro temos este fantástico jardim baseado na máxima “Do It Yourself”, ou seja, “Faça por si próprio”. Desde as cadeiras reaproveitadas, aos vasos com as plantas e as prateleiras simples. Um projecto português do atelier ADORO A MINHA CASA, do qual se pode retirar várias ideias para os mais diversos tipos de jardins, grandes ou pequenos.

Parede de giz

Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Por último, temos esta parede de giz tão original! É uma horta disposta na vertical, em que os vasos foram construídos com restos de paletes (também uma ideia DIY) e os respectivos nomes das plantas estão escritos na parede de giz para que sejam mais fáceis de identificar! Uma ideia tão simples, divertida e original que pode utilizar no seu pequeno jardim!

Qual destas ideias vai já recriar no seu jardim? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!