E revestir a sala de estar com cortinas?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Escolher cortinas para a sala de estar não é uma tarefa fácil, existe muita oferta, muitos tecidos e diversos modelos… ficamos, por assim, dizer… meio perdidos. Então vamos a algumas dicas que possam ser úteis para a sua futura escolha de cortinas para a sua sala de estar. 

- Antes de mais convém saber exatamente a medida que quer preencher, não é necessariamente a medida da janela e pouco mais, poderá ser também a parede toda (como iremos ver nos seguintes exemplos).

- Defina a cor, de acordo com a sua decoração, pintura e mobiliário, não se esqueça, tudo tem de estar em simbiose. Nada esforçado. 

- Saiba qual o tecido que quer ou mesmo o material. Se prefere as cortinas transparentes, opacas ou tipo persianas.

- Tenha em conta a luminosidade da sala de estar, de forma a deixar penetrar os raios de sol. Um espaço luminoso é um espaço alegre, que define boa-disposição.

- Veja como é a manutenção daquela cortina de sala de estar. É sempre um aspeto importante na hora das lavar.

A sua sala irá refletir o seu estilo e personalidade, por isso, faça-o com uma decoração agradável, que não seja demasiada pesada para todos os dias. As cortinas da sala de estar, têm de facto um grande impacto visual naquela área, é um pano de fundo que reveste toda uma superfície, se for bonita e em harmonia com todo resto, quase parecerá despercebida, filtrada com todo o ambiente. 

Vamos então descobrir vários modelos de cortinas para a sala de jantar e alguns deles portugueses! 

Abrimos o véu…  

Que pano de fundo!

Sala Estar - Encosta do Douro: Salas de estar ecléticas por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Sala Estar – Encosta do Douro

Ângela Pinheiro Home Design

Temos aqui um exemplo de cortina de sala de estar ideal, cores, estilo, transparência, modernidade e bom gosto assumido. Se repararem a janela é pequena, mas foram cautelosos e souberam 'enganar' a vista e a própria estrutura da parede. Uma sugestão para tomarem mesmo nota, está muito em vogue e uma ótima maneira de criar uma 'janela' grande. Para tal, bastou medir perfeitamente e minuciosamente toda a parede, colocar uma cortina de trilho, do teto ao chão. Vejam como neste caso a cortina une o espaço e transmite aconchego. 

O que as casas modernas requerem…

Em muitas casas modernas é comum ver nas janelas da sala, bem como de todas as divisões, estes painéis translúcidos, que permitem criar uma decoração acolhedora e leve. Uma forma renovada e atual de ter cortinas na sua sala de estar. Funciona um pouco como um estore, pode fechar tudo durante a noite, deixá-las semi-cerradas se houver muito sol ou tudo aberto para ver e receber os filtros da natureza. Uma opção que marca e valoriza grandes aberturas para o mundo fora.

A grandiosidade do clássico

Um cortina celestial, que nos deixa de queixo caído, com tanta glamour e gosto apurado. Uma cortina de sala de estar com significado clássico, um drapeado bege, com borda cinzenta que veste o chão majestosamente. Uma cortina que fica presa a um enfeito, arqueando-se na janela ao gosto imperial e chique. Os responsáveis por tanta beleza numa só área, foram os arquitetos portugueses, da Critério… recebam a nossa vénia de admiração por tão bela decoração!

A modernidade no seu auge

Uma sala de estar… em que nos apetece estar! Cores atraentes e modernas, como o vermelho fervente, sinónimo de amor e paixão. Uma mistura e fusão feliz de tons, há uma procura e uma união que nos agrade. Como esta cortina de sala de estar, 'cortada' em três pedaços, que quando fechadas formam só um bocado. Outra ideia de cortina trilhada, parece que nasce por lá no teto, por não se ver à primeira vista, varas ou ganchos que penduram tão bela cortina, de cor creme. É opaca, quando puxada não deixa ver, nem espreitar o que se passa por dentro ou por fora, mas neste caso é mesmo para estar em aberto e deixar entrar a luz sem véu, nem obstáculo, pelo menos na área que ficou destapada. 

Há a transparência e o opáco

Sala de estar  por Villalba Interiorismo
Villalba Interiorismo

Salón con nuevas tendencias para primavera/verano

Villalba Interiorismo

Outra ideia de como colocar cortinas na sua sala de estar… pode não ser apenas uma transparente ou opaca, mas sim as duas que se complementam e ditam a sua função. 

A cortina transparente serve para estar presente a todas as horas, para barrar a luz e dar privacidade, além de decorar. Quanto à cortina opaca, que neste caso quiseram-na florida, para acessorizar todo o cenário da sala de estar, onde o espaço ganhou mais requinte, beleza e harmonia, equilibrando a composição da decoração. Quando quiser maior privacidade ou não ter nenhuma luz, vinda do exterior, é só puxar os dois tecidos floridos e uni-los… como uma segunda capa de proteção!

Ao estilo oriental

Uma cortina de sala de estar que se inspira no estilo japonês (oriental), pois existe a sobreposição de tecidos. Estes mesmos funcionam tipo persiana, por serem abertas de cima e não de lado, como as ditas cortinas tradicionais. Uma sugestão interessante para quem gosta dessa cultura ou deste tipo de cortina. A principal vantagem é que pode deixá-las abertas, com diferentes níveis, deixando entrar luz e visibilidade como pretender. Uma cortina com um padrão que se enquadra com todo os restantes elementos decorativos desta sala de estar. 

Cortinas… Persianas. O efeito está lá!

Sala de estar  por Jean Felix Arquitetura
Jean Felix Arquitetura

Refúgio do Homem do Mar

Jean Felix Arquitetura

Este tipo de persianas são as cortinas de sala de estar ou de outra divisão de muitos de nós, uma solução que se impõe, pela sua praticidade, discrição e adaptação, a diferentes estilos ou ambientes de casa. Uma cortina, que independentemente, do estilo ou do espaço ficará bem e harmonioso com os demais elementos da decoração. Existe diferentes – em metal ou em madeira, como este exemplo. Tem sempre a opção de os deixar fechados, semi-abertos ou totalmente abertos, é top! 

Uma sala de estar florida

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Sala de estar  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

Uma sala que nos parece ter vindo de um retrato pintado… ao estilo do célebre Van Gogh. Uma pintura perfeita, onde cada elemento foi escrupulosamente escolhido e posicionado, não nos cansamos de olhar para esta deliciosa imagem. Um sentimento de paz e harmonia…  Onde a cortina florida recai delicadamente sobre o soalho em madeira. É leve, delicada, imaginamos uma brisa a entrar pela janela e esvoaçar subtilmente o seu tecido florido pelo ar… uma ideia romântica.

Uma nova criação, para esta estação, da conceituada empresa portuguesa, Pedroso & Osório, que tem toda uma coleção absolutamente feliz, florida e de extremo bom gosto, para dar vida a este outono. 

Padrões do início ao fim

Saiba que a cortina deve estar sempre em harmonia com os demais componentes da sala de estar… Acreditamos que neste caso, o objetivo foi alcançado, pois tudo corresponde ao mesmo padrão, mas não ficou sobrecarregado, uma vez que tudo é muito leve e subtil. É certo que os tons neutros, como esta sala de estar ajudou a não ter aquele ar pesado, é mais fácil jogar com uma decoração quando as cores são claras, além de não marcarem época. O branco ou o bege são cores sempre seguras, ampliam e iluminam o espaço, ficando muito mais agradável à vista. 

Como esta cortina de sala de estar, branca, leve, apenas com um delicado padrão bordado, que se reencontra nas almofadas e na cor do tapete. 

Cores… Duplas. É um jogo!

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012: Salas de estar modernas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

Pode perfeitamente brincar com as cores da decoração e refleti-las nas cortinas da sala de estar. Veja como resultou tão bem. Roxo, para as laterais e castanho para o centro, cada cor procura o seu elemento, numa simbiose perfeita. Abertas durante o dia, fechadas à noite ou por outros momentos mais discretos. São cortinas, mas também servem de estores… Uma fachada que ficou bonita e atrativa, como toda a sala de estar que nos deixou deslumbrados. 

Qual destas cortinas irá ver a luz do dia na sua sala de estar? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!