Salas de estar escandinavas por Novodeco

Uma família remodelou a sua casa para economizar dinheiro e electricidade

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Esta casa foi modificada praticamente como um todo, esta reforma, que permitiu à casa ter uma certificação energética, algo bem difícil de se obter uma vez que o cumprimento dessas normas deve ter certas condições de consumo de energia, esta remodelação foi feita pela equipa de restauro e renovação NOVODECO.

Após a reforma com todas as luzes internas e externas da casa estavam a 147w. Tem isolamento duplo em tectos e paredes para o inverno e ainda refrigeração. Além disso, o gás para aquecimento de água, todas as luzes em LED e paredes e pavimentos de betão cobertos.

Esta habitação é como uma caixinha de surpresas… Vai adorar o resultado. Ideal para economizar energia e electricidade. Veja aqui algumas dicas de remodelação de casas.

A casa foi demolida quase na totalidade de modo a satisfazer as necessidades da família

Cozinhas escandinavas por Novodeco

Sim, custa dinheiro no início, mas é uma enorme economia para o resto do ano. Vamos ver como aconteceu…

Desconstruir andares, remover paredes, ficar com a estrutura simplesmente foi por onde começou esta remodelação

Paredes  por Novodeco

Parecia que esta demolição ia acabar com todos os elementos construídos, mas foi completamente projectada para poder reutilizar elementos de modo a estar de acordo com a certificação. Este foi um trabalho difícil mas eficiente.

Assim se encontrava o exterior da casa em pleno processo de remodelação. Uma reforma integral

Casas escandinavas por Novodeco

Em pleno trabalho de remodelação ve-se como saem os revestimentos existentes, para ir de encontro às exigentes condições de certificação.

Os acabamentos das paredes cumprem também as normas, para evitar desperdiçar energia nos meses de grande calor e para que retenham a temperatura interna nos meses de inverno.

Construíram-se áreas novas…

Casas escandinavas por Novodeco

Os novos espaços começam a construir-se segundo o projecto de remodelação.

Nos diferentes pisos da casa construíram-se novos espaços de modo a cumprir com as necessidades dos seus novos proprietários. Sempre a pensar no que cada divisão do interior ou exterior da casa cumpram todas as exigências de certificação.

E modificaram-se outras

Paredes  por Novodeco

Para no novo projecto foi necessário modificar os espaços das divisões, largando o que restava e construindo novas paredes.

Nesta imagem podemos ver que começou uma construção de paredes delimitando espaços que formassem novas divisões necessárias.

As paredes exteriores tiveram especial cuidado, veja porquê

Jardins escandinavos por Novodeco

No exterior também se modificaram as paredes par garantir a privacidade necessária. 

Com estas modificações os muros passaram a cumprir as especificações de energia, renovando completamente esta edificação.

Txaram! Assim ficou a casa remodelada. De dois andares que sobressaem e com um muro que a protege

Casas escandinavas por Novodeco

Uma casa com vista para o mar e todos os requisitos energéticos para ser certificada. 

O segundo piso cumpre estritamente com os tectos duplos que resguardam o excesso de sol, a varanda com vista para o mar e paisagem está protegida com uma guarda transparente que permite que a maravilhosa vista possa ser disfrutada pelos que usam o espaço.

O novo acesso

Janelas   por Novodeco

Esta é a porta de acesso exterior, rodeada de áreas de jardim que ladeiam a casa. Esta área de transição entre o exterior e o interior da casa permite refrescar o ar que entra nas divisões internas, para que o verão seja agradavelmente fresco e no inverno a casa não arrefeça tanto.

Varanda e iluminação LED

Jardins escandinavos por Novodeco

Nesta foto pode ver-se a instalação de focos LED ao longo da parede e internamente no tecto da área social. Estes elementos ajudam a controlar o gasto e iluminam correctamente os ambientes, mas com uma notável diferença de consumo em relação aos normais. Uma varanda fechada adicional que rodeiam a casa, como elemento para preservar o excesso de calor no verão e para evitar a perda de calor interno no inverno. Simples e com uma cobertura leve e estrutura metálica.

Os interiores: novo andar, paredes e pavimento, a casa abre-se para o jardim e paisagem

Salas de estar escandinavas por Novodeco

A casa finalizada é esta beleza que vemos imediatamente. Uma divisão que integra sala de estar e de jantar com amplas janelas que permitem ver uma paisagem de mar e costa muito interessante. 

Os móveis desta casa são realmente cómodas, sem muitas pretensões e harmonizam perfeitamente com o estilo e a ideia de ter uma certificação energética. As cores usadas, na sua maioria neutras, com os texteis como o tapete e as almofadas como apontamentos de cor.

Conheça aqui outras salas modernas.

Uma estante de vidro

Salas de estar escandinavas por Novodeco

Na parede da sala encontra-se uma estante de vidro, que sendo deste material não ocupa espaço visual, tome nota deste detalhe. 

O móvel perfeito para mostrar algumas coisas que se guardam como lembrança que se fosse de outro material sobrecarregaria a decoração do espaço.

Fusão do exterior com o interior

Salas multimédia escandinavas por Novodeco

Um espaço para estar, ler e descansar, muito íntimo e agradável. Os móveis cómodos e com tom café claro, semelhante à cor do piso de madeira. As janelas do chão ao tecto permitem iluminação natural em toda a divisão.

Hall de entrada

Corredores e halls de entrada  por Novodeco

A entrada da casa tem um toque rústico ao seu estilo, a porta principal, os móveis de madeira, o tecido na parede e o espelho. Todo este conjunto faz pensar numa casa rústica de férias.

Cozinha moderna

Cozinhas escandinavas por Novodeco

O uso da cor negra, combinada com o granito tem um estilo bem sóbrio e moderno. Os gabinetes altos combinam a cor de aço com o negro que domina nos móveis da cozinha. O exaustor com forma circular é uma novidade neste tipo de acessórios de cozinha.

Um canto para a leitura

Corredores e halls de entrada  por Novodeco

A decoração deste canto tem muita personalidade, os cantos das paredes, o candeeiro com um estilo Art déco, a combinação de cor nos tecidos que forram as cadeiras com estampados, os relógios de parede, mapas antigos, todos estes elementos dão um toque mágico a este espaço, muito aconchegante e com um estilo tão particular. 

Uma parede especial

Corredores e halls de entrada  por Novodeco

Os nichos na parede, para colocar esculturas e outras obras de arte, ao estar iluminados convertem-se num motivo de decoração excelente. Nesta parede esse detalhe é muito significante e marca um espaço que muda a leitura do espaço.

A escada iluminada

Corredores e halls de entrada  por Novodeco

Esta escada tem um desenho de iluminação a cada degrau, dando um brilho especial à madeira.

Este é um detalhe que traz muita funcionalidade e segurança, ao iluminar cada passo que dá com luzes nas extremidades de cada degrau.

O quarto principal

Quartos escandinavos por Novodeco

A cama está coberta com um tecido de cores escuras, em contraste com a cor da parede. É um tecido com textura artesanal, que imita uma manta. No chão, o tapete de cor forte. A cama, é bastante simples em madeira.

O quarto das crianças

Quartos de criança escandinavos por Novodeco

As cores rosa e branco identificam esta divisão, os móveis de madeira com cor natural completam esta decoração. Os detalhes de diferentes cores estão na almofada e na obra de arte sobre a cama.

A casa de banho

Casas de banho escandinavas por Novodeco

A cor beije claro nas paredes, ajuda a incrementar a iluminação nesta divisão, uma casa de banho de desenho moderno.

O espelho da casa de banho chama à atenção porque é um marco de uma época, especialmente desenhado como obra de arte, já que inclui uma lâmpada sobre ele, como as que se costumas usar nas pinturas.

A parede do duche com ladrilho de azulejos

Casas de banho escandinavas por Novodeco

Como detalhe nesta casa de banho está a parede de pequenos ladrilhos de cor beije e dourado, o que alegra a combinação existente nas restantes paredes.

Saímos de novo para ver os detalhes que a família decidiu pôr no pátio: um churrasco sensacional

Jardins escandinavos por Novodeco

Numa esquina do pátio encontra-se o churrasco. De pequenas dimensões, construção rústica, com depósito de lenha por baixo, fica bastante bem neste pequeno espaço. Atenção aos detalhes: uma obra de arte em madeira com cores vivas adorna as paredes do exterior da casa. Nos jardins encontram-se plantas autóctones do lugar, com pedras pequenas que cobrem a terra ao redor.

Uma fonte no pequeno jardim

Jardins escandinavos por Novodeco

Não nos podíamos esquecer do tranquilizante som da água a cair de uma fonte, mais um detalhe que nos aproxima da natureza.

Uma construção, de cimento constitui esta fonte coberta de pedras rústicas por onde a água corre, rodeada de árvores que existem no terreno que envolve a casa.

Por último: o segundo andar conta com uma varanda com vista para o mar

Terraços  por Novodeco

Esta varanda tem uma vista excelente, com piso em relvado artificial, com móveis cómodos para disfrutar do verão. A relva artificial, de fácil manutenção, tem resultado em varandas, uma solução moderna para muitos, muito eficiente em duração e aspecto.

Gostou? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!