Casas rústicas por Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

Num terreno de 150 m: Esta casa de betão é genial

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

O bloco de betão é um dos materiais de construção por excelência, utilizado em múltiplas obras mas recebendo sempre um acabamento que esconde a sua forma e estética original, já que muito simples e tosca, carecendo de uma beleza intrínseca como outro tipo de materiais. Mas esta não é a percepção que têm os arquitectos brasileiros Metamorfose Arquitectura sobre este material, já que projectaram e construíram uma casa à base de betão, mas utilizado de forma aparente, sem nenhum tipo de acabamento adicional. Convidamo-lo a descobrir connosco como interpretar a beleza de um material rude e tosco num projecto que o irá simplesmente surpreender. 

Fachada traseira

Saindo da área social, observamos a fachada a partir do pátio traseiro, que é contínua e mantém o mesmo ritmo de desenho que a principal, fazendo uso do mesmo elemento de persiana amarelo, criando uma pequena varanda no segundo piso. No piso térreo, a extensão e projecção da varanda do segundo piso é aproveitada para criar um pequeno terraço que serve de transição entre a área social e o pátio.

Fachada principal

Casas rústicas por Metamorfose Arquitetura e Urbanismo
Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

fachada com bloco, concreto aparente e cobogós

Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

A fachada principal mostra-nos o conceito deste projecto: O uso de blocos de betão aparente numa composição claramente contemporânea, moderna, de linhas rectas e uma volumetria bem definida, que joga com a mesma textura e cor dos blocos, combinando-o com uma persiana de impactante cor amarela, o vidro e caixilho das janelas e portas tem acabamentos em madeira, dando um caráter moderno a este fabuloso projecto.

No interior

No interior deparamo-nos com a mesma intenção de desenho, com os blocos de betão aparente como protagonistas, mas desta vez em conjunto com pavimento de madeira e com as texturas do mobiliário da cozinha e os eletrodomésticos. Numa disposição de planta aberta, encontramos uma área social que conjuga a cozinha, a sala de jantar e de estar.

Outro ângulo

Pondo-nos na posição oposta à imagem anterior, podemos observar uma melhor panorâmica da área social, onde podemos ver grandes janelões corridos que permitem a passagem de luz natural para o interior da casa, dando-lhe um ambiente muito mais acolhedor e quente, uma vez que mantém uma excelente relação com o exterior.

Terraço

Aqui podemos observar como o terraço funciona como espaço de transição entre interior e exterior, permitindo por sua vez que a área social possa utilizar este espaço como parte da sala ao ar livre. 

Circulação vertical

Por todo o lado está presente o bloco de betão aparente, até nas escadas que fazem a comunicação entre os diferente níveis da casa. Degraus bem proporcionados fazem com que a habitação seja bastante funcional, comunicando tanto vertical como horizontalmente a todos os espaços.

Iluminação natural

Corredores e halls de entrada  por Metamorfose Arquitetura e Urbanismo
Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

Corredor com iluminação natural por meio da clarabóia.

Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

Subindo as escadas, deparamo-nos com um piso distribuidor que tem iluminação no tecto que permite a entrada de luz natural, aproveitando ao máximo a luz do dia para criar um ambiente muito mais acolhedor, apesar da frieza que poderá emanar da presença do bloco aparente.

Varanda

Despedimo-nos desta bonita casa feita à base de blocos de betão aparente, com este excelente vista de detalhe do desenho e padrão geométrico de cor amarela, que não só traz protecção e sombra a esta área do segundo piso, como também é um elemento estético e formal que ajuda a realçar a beleza crua patente neste singular e tão utilizado material nas construções contemporâneas. 

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!