Casa PP:   por IN-PROOV

Uma remodelação de casa simples e eficaz

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Quando falamos sobre remodelações pensamos imediatamente em projetos cheios de impacto, em que o resultado final é tão distante da construção original que dificilmente acreditamos que se trata da mesma casa.

Mas nem sempre tem de ser assim. Ou nem sempre queremos que seja assim! Por vezes os espaços interiores estão ao nosso gosto, e as mudanças na estética da casa não são bem-vindas. Só precisamos mesmo de renovar no sentido restrito do termo, ou seja, precisamos de pintar, mudar revestimentos, reparar canos e todas aquelas pequenas mazelas que se vão formando numa casa ao longo dos seus anos de habitação.

Neste homify 360º vamos apresentar-lhe um projeto exatamente assim. Uma remodelação simples levada a cabo pela IN-PROOV, de Vila do Conde, e que se focou sobretudo em reparações, isolamento, pinturas, pavimentação e recuperação de pavimentos.

Venha conhecer este projeto, aparentemente tão corriqueiro, e descubra como simples ações podem ter grandes repercussões na sua casa.

Interiores renovados!

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

Depois da intervenção a casa é a mesma, e isso nota-se. Mas ganhou um novo brilho, recuperou a face que outrora lhe tinha sido dada e os anos haviam apagado.

O acolhedor, mas desgastado, pavimento de madeira natural foi afagado e recuperou seu luxuoso brilho. Os armários levaram uma face nova sob a forma de portas. As paredes foram pintadas. E esta cozinha parece realmente acabada de construir!

A casa precisava de intervenção urgente

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

A casa era ampla e arejada, num estilo moderno que facilmente poderia ter sido desenhado recentemente, mas já tinha alguns anos, como qualquer coisa no mundo acusava sinais da passagem do tempo.

O pavimento em madeira natural já tinha visto dias melhores e precisava urgentemente de carinho. As paredes apresentavam rachaduras. Os canos tinham algumas fugas e os armários tinham as portas danificadas… Foi neste estado de coisas que a IN-PROOV avaliou a sua intervenção. A estética era boa e a distribuição dos espaços agradável. Urgia reparar!

Todo o potencial desabrochado

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

Vamos ser sinceros: – se tivesse um armário destes em sua casa iria querer ver-se livre dele? Nós com certeza que não, e os seus donos também não quiserem. Mas como a compartimentação não correspondia integralmente às necessidades dos seus utilizadores, uma nova distribuição de prateleiras e espaços interiores foi executada. Depois de recuperado e remodelado está pronto a voltar a ser o foco do estilo deste espaço!

Revestimentos e sistema de aquecimento

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

A casa é servida por um sistema de aquecimento central que lhe confere todo o conforto necessário. Mas a passagem dos anos obstruíra-lhe as artérias com calcários e impurezas, e danificara-lhe as válvulas. Tudo isto foi alvo de uma profunda recuperação que necessitou de paredes esventradas e cortes cirúrgicos nas zonas afetadas. Todos os revestimentos foram reparados ou refeitos e da degradação do tempo não ficou rasto!

As janelas precisavam de reparações

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

Este é um problema que mais cedo ou mais tarde irá afetar todos os edifícios de construção moderna. As extensas áreas envidraçadas vão perdendo o seu poder isolador, as juntas ficam desidratadas e partidas. O ar frio ameaça entrar.
Nessa altura é preciso calafetar, substituir juntas de silicone e borrachas de isolamento, e foi esse exatamente um dos pontos a serem tratados nesta intervenção bem planeada!

Depois da intervenção, uma sala espetacular

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

Como podemos facilmente notar na sequencia de imagens até aqui, a casa desenvolve-se em torno de um jardim central, simples e minimalista, com extensas área envidraçadas que permitem a sua contemplação e a entrada de luz natural sem barreiras. E isto significou que a intervenção nestas áreas foi longa e abrangeu praticamente toda a casa.

A fachada renovada

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

E a renovação não se confinou aos interiores. Também os exteriores foram alvo de uma intervenção renovadora aprofundada!

A fachada moderna, de linhas angulosas e retas, mantém a estética minimalista original, mas foi totalmente pintada de novo num tom de branco muito atual.

Os acessos durante as obras

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

Os acessos como é bom de ver também não estavam nas melhores condições. Tinam buracos, rachaduras e infiltrações! O portão de ripas de madeira com o seu ar ligeiramente industrial, imprimia um cunho muito original à casa, mas estava esmaecido, com o verniz a descascar, e a precisar de tratamento urgente.

As obras incidiram sobre a nivelação e revestimento do piso e na recuperação do belo portão. O resultado foi espetacular, como verá mais à frente!

Os acessos depois da intervenção

Casa PP:   por IN-PROOV
IN-PROOV

Casa PP

IN-PROOV

E por fim o aspeto atual, belissimamente conseguido!
A recuperação dos elementos desta casa não foi espetacular, não foi astuciosa, não alterou profundamente o seu desenho original, mas era fundamental como se pode ver. Foi o tipo de intervenção que todas as casas podem e devem sofrer periodicamente para que possam manter as suas características de habitabilidade, conforto e estética. O tipo de intervenção que está acabada, por agora, mas que se repetirá a médio prazo. Aquela que todos devemos planear nas nossas casas!

Quer ver outro trabalho de renovação mais radical? Então leia o artigo ’Renovação integral totalmente moderna’.

Era mesmo disto que a sua casa precisava urgentemente? Já tem essa obra planeada e anda a protelar? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!