Natal na Espanha: Costumes e tradições

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
SWEET LOVE, sweet Christmas, valentina cirillo architetto valentina cirillo architetto Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Sim, já é quase Natal, parece impossível acreditar que esse ano se passou tão rápido. Hoje nós vamos contar tudo para você sobre os costumes e tradições do de quem passa o Natal na Espanha.

decoração nas ruas, os comerciais de brinquedos na TV e os frutos do mar no mercado antiguidade: Sim, este é o Natal espanhol.

O Natal na Espanha não é branco, coberto de neve como dizem as músicas natalinas. Mas ele é colorido, com muitos pisca – piscas. As luzes se espalham por toda a parte distribuindo aquele clima natalino que todos aguardam o ano inteiro para chegar. O Natal espanhol é uma época cheia de emoção, com muito barulho e gritaria, onde as pessoas se reúnem sobre a mesa celebrando em família e se recheando com brincadeiras e harmônia.

O grande Natal

Uma das maiores tradições de Natal é o sorteio de Gordo. Este é o maior sorteio de loteria da Espanha nessa época de Natal. Além disso, as cidades se encontram completamente iluminadas e em todos os lugares se ouve canções de Natal. Na Espanha o período natalino se inicia a partir de 22 de dezembro.

Paraíso calórico

Vallesusa 2014, gabel gabel Salas de jantar Acessórios e decoração

As duas última semanas que antecedem o Natal até sua véspera se tornam uma verdadeira maratona de refeições pesadas. Doces como Marzipã ou Nougat são os doces  sempre presentes nas mesas espanholas na época de Natal. Não tem como escapar – em todos lugares se vêem as pessoas se deliciando com os pratos típicos dessa época do ano.

É uma verdadeira loucura resistir a deliciosa culinária espanhola, entre suas delícias típicas estão diferentes tipos de queijos, frutos do mar, patês e peixes. Estes são os principais alimentos que complementam a ceia de Natal e Ano Novo. As pessoas celebram e engordam inevitavelmente juntas, durante este período.

As uvas e o Ano Novo

Fim de ano é uma noite especial que sempre promete algo glamouroso – como champanhe, por exemplo! O costume espanhol, cujo, durante 36 segundos, se engole 12 uvas passas na virada da meia noite. Um momento solene e emocional que termina com uma explosão de alegria, beijos, abraços e unânime Feliz Ano Novo!

Quais são os reis?

Esta tradição está associada a Igreja Católica que diz que três reis magos do oriente, foram guiados por uma estrela que os levaram para visitar o menino Jesus na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro. Neste dia, como em muitos países inclusive o Brasil é habitual desmontar as árvores de Natal e se despedir desse clima natalino.

No dia 5 de janeiro, véspera do Dia de Reis ocorre uma tradição muito popular na Espanha – chamada: Cavalgada dos Reis. É uma festa tradicional, celebrada há 150 anos. Parecido com um festival de rua, a Cavalgada dos Reis representa a caminhada dos três Reis Magos para encontrar com menino Jesus. Nesta festa há carros alegóricos que desfilam pelas ruas alegrando as pessoas e as lembrando do sentindo terno do natal – o nascimento de Jesus Cristo.

Assim, nesse período enquanto os mais velhos comem o bolo rei, as crianças se divertem com os brinquedos que ganharam, aproveitando bem os dias de folga antes de voltarem para escola.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista