Salas de estar rústicas por Egue y Seta

Um loft que tem tudo

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Este moderno loft projectado pelos arquitectos de interiores Egue y Seta, compreende uma área de 200 m2 e foi realizado em 2013.

O estúdio joga com os principais elementos que dão destaque ao espaço: a vegetação e a transparência. Mediante os mesmos, restou articular os espaços privados e públicos, usando separadores suaves… Vamos conhecer…

A cozinha industrial

Começamos a visita pela cozinha, que tem uma aparência industrial, graças à presença de grandes superfícies verticais em aço inoxidável, originando um interessante contraste com os tijolos e a madeira da bancada, oscilando entre o moderno e o tradicional. Novamente, o cinza é protagonista, tanto no pavimento como no mobiliário.

Outro detalhe interessante é a exposição das instalações eléctricas e de ar condicionado, que agregam personalidade a uma cozinha diferente.

Uma sala de estar enterrada

A sala de estar encontra-se mais baixa em relação ao resto da moradia, num gesto arquitectónico que dá hierarquia ao espaço. Composta por três patamares, conta com uma zona em U que define um sofá com almofadas cinzentas semelhantes ao pavimento. Não se trata de uma cor escolhida aleatoriamente. Ao contrário, a ideia era unificar o espaço. Esta ideia de homogeneizar o espaço através da cor, mediante subtis intervenções, como a diferença de alturas, texturas e materiais diferenciaram-se os ambientes. Um pequeno desnível é o suficiente para diferenciar os espaços. 

Conheça aqui outras salas de estar modernas. 

Entrada

A madeira é o material principal que compõe a vivenda. A porta de entrada dupla e de madeira maciça, assim como o pavimento. A entrada está caracterizada por um jardim peculiar composto por especies locais de arbustos de diferentes alturas num canteiro de casca de pinheiro iluminado por uma luz artificial que vem de uma falsa clarabóia, ao mesmo tempo que podemos observar um aquário de peixes.

Uma habitação de luxo

Na habitação principal, a madeira é mais uma vez protagonista tanto no tecto como no chão. De desenho sóbrio, a cama conta ainda com uma cabeceira aparentemente simples. Esta peça fabricada à medida, de madeira natural funciona como mesa de cabeceira entre outras funcionalidades. Outro detalhe que chama à atenção é o espaço para relaxar próximo da cama, um sofá e cabeças de rena texteis, autênticos troféus de decoração.

Vistas permeáveis

Se observarmos do lado oposto da divisão, porta retrátil que pode ser ocultada no tecto falso de madeira, permitindo vistas para o jardim principal do loft através da casa de banho. Os vidros da casa de banho originam uma transparência tal que permitem visualizar o jardim, convertendo o mesmo num verdadeiro espaço de transição. 

Uma casa de banho singular

Se uma casa de banho se caracteriza por ser um espaço íntimo e fechado, este loft re-interpreta o conceito gerando um ambiente com vistas para o jardim principal e uma iluminação natural que produzisse uma sensação de amplitude.

O mesmo contém um espaço retangular com dois lavatórios dispostos de forma simétrica. Além disso ambos estão divididos por um espaço de duche de grandes dimensões que funciona de modo independente. Na parte posterior existe um banco de betão.

Veja aqui algumas dicas para decorar a sua casa de banho.

Profundidade

O solo de madeira conduz-nos até ao estúdio, por trás da sala de estar destacando-se por se encontrar a um nível diferente da circulação. Aqui podemos encontrar várias obras de arte abstracta que recebem iluminação indirecta graças às paredes da habitação, igual nos restantes espaços da casa. Pode observar-se o jardim principal e exterior da moradia.

Tudo em um

Terminamos o passeio neste inovador loft, com uma imagem que resume o que fomos analisando. O domínio do cinzento, a madeira como elemento principal, o contraste entre as paredes e o vidro que gera uma transparência que permite visualizar o jardim, elemento fundamental do loft. Por outro lado, a expressão a descoberto das instalações e os diferentes níveis que se encontram tanto na zona de estar como no estúdio, transformam a moradia em espaços cheios de personalidade, usando vários recursos para gerar diferente atmosferas e espaços arquitectónicos sem necessidade de paredes.

Gostou? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!