Casas modernas por CCA|arquitectos

Casa grande em terreno pequeno. Ficou bonita e moderna

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A construção de uma casa moderna em Puebla.

Construir uma casa do início ao fim é um processo que requer uma excelente planificação, paciência e contar com os recursos económicos necessários para realizar a obra tal como prevista no projecto, sem atalhos, o que garantirá um resultado fantástico para este processo fascinante. Tudo começa com uma ideia, concebida desde a primeira reunião entre arquitecto e cliente, a qual faz evoluir um projecto arquitectónico, uma planificação da obra até à execução. Hoje levamo-lo a conhecer este processo, um projecto na cidade de Puebla, a cargo da equipa CCA Arquitectos, que foram responsáveis por desenhar e levar a cabo a construção desta casa. Comecemos…

Desde o início da construção desta grande casa

Uma vez definido o projecto arquitectónico, passa-se à fase de projecto de execução, onde se vêm todos os pormenores das actividades a realizar para a correcta execução da obra. Desde a limpeza do terreno, escavações, até aos remates finais de pintura e instalação de acessórios. Aqui temos uma imagem da obra em fase avançada.

Uma boa base é a chave para uma casa grande e forte

O que começa bem acaba bem. Ter uma boa base de construção ajuda-nos a ter óptimos resultados na obra. Tanto na construção como acabamentos, portas e janelas, que garantem uma fácil instalação de elementos no momento certo.

Nesta imagem podemos observar o que mencionamos sobre a concepção do desenho, onde o volume superior está projectado mais para dentro da área de implementação, criando uma pequena área de sombra.

Quando a construção termina, seguem os acabamentos…

Nesta fase,  a casa recebeu pintura, foram instaladas as janelas, assim como as portas, o que permite que comecem os acabamentos no exterior e interior, assim como a instalação de móveis fixos e acessórios. Há ainda um caminho a percorrer para o produto final.

Combinação de texturas e uma fachada muito moderna

A casa Centeno é uma casa de dois andares, com uma disposição horizontal, onde o volume inferior suporta o superior, que se projecta além do limite já mencionado. Com acabamentos em betão, cobertos de branco e madeira, cumpre com as características mais notáveis do estilo moderno, assim como as linhas simples, ângulos rectos e uma elegância sóbria. Ainda que este seja um render, pode apreciar-se como será a fachada da casa: moderna, com muitas texturas e uma distribuição excelente para um terreno tão pequeno: 144 m2. 

Agora, vejamos o interior…

No interior, os profissionais propuseram um desenho claramente moderno, elegante e funcional, com móveis simples mas com cores distintas, o que dá um toque de alegria e um ambiente mais vibrante e relaxado, especial para conviver com a família e amigos, já que a área social se desenvolve completamente no piso térreo, deixando as áreas dos dormitórios e sala familiar no andar superior. Conheça outras salas de estar aqui.

Especial atenção à iluminação

Parte do conceito deste projecto reside no aproveitamento e integração da luz natural dentro da casa. O design da casa de banho principal integrou clarabóias que combinam na perfeição com o estilo moderno deste espaço. Mobiliário moderno, utilização de granito e vidro dão-lhe um toque especial de elegância.

Desenvolveram-se espaços acolhedores

Nos quartos o projecto toma uma abordagem mais quente e acolhedora, com o uso da madeira no chão e nos móveis. As grandes janelas permitem que a iluminação natural inunde as habitações, mas pode ser controlada devido às percianas verticais que proporcionam ao espaço privacidade total, se desejado.

Espaços luminosos e modernos

Como mencionámos anteriormente, a luz natural é muito importante no conceito deste projecto. Grandes clarabóias no tecto permitem a entrada de luz solar, a qual é cortada por travesões que decoram o grande vão por onde entra o sol, criando um jogo de sombras único.

Casa ideal e com espaço suficiente, tudo num terreno pequeno

Despedimo-nos com esta vista de uma das duas escadas que permitem o acesso ao segundo piso, já na sua fase terminada. A iluminação projeta-se na parede tal como se esperava, criando uma ambientação única, cheia de calma e uma sensação única, que se combina perfeitamente com os acabamentos, o corrimão de metal e a escada de madeira. A parte final de todo o processo de construção pode resultar na etapa mais divertida, que é decorar e mobilar a casa, o que deve ser feito com base na proposta que o arquitecto fez, para não dispersar com estilos e manter a harmonia no desenho. Veja algumas dicas de decoração aqui.

Gostou? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!