Natal na Holanda – Costumes e tradições

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

As tradições e costumes de Natal que lhe vamos dar a conhecer hoje são nos países baixos – Holanda. São Nicolau/Pai Natal são uma tradição secular holandesa. Como os próprios holandeses amam uma boa história, nós contamos aqui todas as tradições, lendas, factos e mitos. Falaremos especialmente no campo dos interiores, decoração e enfeites desta altura do ano.

Surpreenda-se com as descobertas… e não se esqueça de desfrutar as fotos!

O Comércio

  por KaDeWe

Ao olhar para os costumes contemporâneos de Natal holandeses é com certeza que afirmamos que o comércio, como em qualquer outro país, são os maiores responsáveis para fazer chegar este clima às cidades e ao coração de cada um.

Geralmente, as primeiras pistas de que o Natal está a chegar são anunciadas através de publicidade e marketing. Como em todos os outros países europeus, na Holanda o Natal é tradicionalmente frio e com poucas horas de luz. As luzes natalícias, o chocolate quente e as comidas típicas de natal combatem o clima frio e escuro que está presente nesta época do ano.

Num passado distante

Num passado obscuro e distante, a Holanda foi um país ocupado por alemães. Ainda hoje existem muitos holandeses com descendência Alemã. Todos os anos,  perto do solstício de inverno (21 de Dezembro) comemoram uma festa pagã. Esta é realizada nas florestas do norte da Europa e dura 12 dias, com o objectivo de comemorar o fim dos dias escuros e curtos. Serve para dar a as boas vindas à chegada de luz. Um ponto importante nesta festa é quando são penduradas luzes e velas em todos os lugares para homenagear a própria luz. Obviamente este festival de luz é composto de boa comida e bebida. Esta festa é chamada de ’Yule. Palavra que também em inglês significa Natal. Apesar de não usual nos dias que correm. Mas ocasionalmente aparece ainda em canções de Natal – Yule log’.

De lá para cá

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Algumas tradições antigas ainda podem ser encontradas no Natal de hoje na Holanda. Por exemplo, pense na árvore de Natal, nas numerosas luzes, na comida e no inverno escuro. Mas de onde apareceram todos os novos hábitos que estão presentes hoje em dia ?

A maior mudança veio com a Igreja Católica. Em toda a Europa, foi derivado ao Império Romano que levou à diferença de tantas tradições, influenciando bastante os tempos seguintes. Assim, decidiu-se celebrar o nascimento de Jesus durante a festa de solstício de inverno para facilitar a conversão das nações pagãs. Foi assim que se iniciou esta forte atmosfera religiosa em torno do Natal. Até mesmo o nome Natal deriva da missa católica, que foi em homenagem ao nascimento de Cristo e ainda hoje é celebrada.  

No entanto, o Natal holandês passou a sofrer algumas alterações alguns séculos mais tarde.  A Holanda durante a sua Reforma Religiosa (em que a maior parte era protestante) sofreu a proibição do uso das imagens católicas como: José, Maria e o menino Jesus. As representações do presépio desapareceram de vista e só se manteve a tradição da árvore de Natal e a celebração na igreja.

No entanto, esses hábitos religiosos do Natal tem sido lentamente abandonados. A árvore de Natal é a única e a mais importante tradição Holandesa. As decorações de Natal e todos os enfeites para tornar a casa mais natalícia são extremamente populares no mês de Dezembro.

Os holandeses adoptam cada vez mais, maneiras diferentes e criativas para decorar a casa. Arranjos de todos os tamanhos e formas, feitos com vários tipos de materiais, em formas simples ou mais abstractas. O que vale é ser criativo! O Natal na Holanda é rico em histórias e contos que foram modificados de acordo com o tempo. Hoje é uma data comercial como em todos os outros países e também de confraternização entre a família e amigos. O verdadeiro espírito de Natal é uma tradição que tem evoluído, conseguindo tornar-se cada vez mais criativa!

Sapatinho de Natal

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

O Pai Natal é uma figura mundialmente famosa. Pode ser apelidado de diferentes maneiras mas em todos os países tem o mesmo significado. O dia de São Nicolau (Pai Natal) é comemorado na Holanda no dia 6 de Dezembro, esta é uma data muito especial e que não faz parte de nenhum outro calendário no mundo. Um dia onde os típicos hábitos holandeses e um sentido nacional e patriótico se encontra inerente. 

A história de São Nicolau para os holandeses é baseada numa antiga figura germânica: o Deus Odin.  A história conta que durante os doze dias do Deus Odin Yule (com uma longa barba branca) o próprio visitava a cavalo as pessoas da cidade e ajudava-as com seus dons. Portanto, não é surpreendente que São Nicolau, o santo padroeiro das crianças, se tenha tornado o rei das lendas dos povos germânicos. É visto como sendo um velhinho simpático, de barba grisalha  e que aparece para dar presentes às crianças.

Em alguns países, a celebração com presentes durante o Natal mudou para combater o culto sagrado, sem perder a ideia por trás desta data festiva. A cultura Inglesa do Natal tornou-se um fenómeno típico em muitos países, porém, nunca penetrou completamente na Holanda. Ainda assim, há muitas semelhanças: os holandeses colocam os sapatos ao lado da lareira ou uma grande meia é pendurada sobre a lareira para receber pequenos presentes.

Na Holanda também é comum serem contadas lendas sobre o ajudante do Pai Natal:  o Zwarte Piet (Black Peter) de origem negra é o responsável por entregar doces às crianças que visitam o Pai natal. Também se diz, que as crianças que não se portaram tão bem durante o ano, em vez de receberem presentes, podem simplesmente desaparecer no saco do Pai Natal e que o seu ajudante Zwarte Piet leva as crianças mal educadas para Espanha.

Imagem de marca

Casa  por Wood BC
Wood BC

Sapin COURCHEVEL

Wood BC

O que mais se destaca ainda hoje é a figura do Pai Natal com uma grande barriga – é quase como a imagem de marca dele. Mas de onde apareceu esta figura com esta imagem? Mais uma vez, só recorrendo aos contos do século XVI se consegue responder a estas questões. Em países como a Inglaterra e a Rússia, sempre existiu no inverno uma figura que representava a alegria e a simpatia. Com uma grande barriga e roupas acolchoadas em cores diferentes. Então, lentamente, a imagem que temos do Pai Natal de hoje em dia foi conseguida devido aos filmes e desenhos americanos.

Na Holanda ao longo dos séculos, diferentes tradições de diferentes países surgiram e foram implementadas. Como São Nicolau e o Pai Natal serem realmente a mesma pessoa, com a mesma tarefa: levar presentes a todas as crianças do mundo.

A festa

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

Na Holanda o dia de Natal  poderá ser ou não celebrado também na igreja. Mas é o dia das pessoas colocarem os presentes de baixo da árvore de Natal e planearem a grande festa. Sempre reunidos de amigos e familiares. As decorações de Natal espalham-se por todos os lugares e é um período de festa e união!

Achou interessante o nosso artigo? Deixe o seu comentário em baixo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!