por Duda Senna Arquitetura e Decoração

Pequeno apartamento alegre e mimoso

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Falamos muitas vezes do conceito de espaço associando-o à área, à capacidade de um local e à sua extensão limitada. Está correto… Locais com pouco espaço são pequenos e têm pouca capacidade para conter móveis volumosos e decorações faustosas.

No entanto há casas em que a falta de espaço aguça de tal maneira o engenho que seu espaço exíguo parece ampliar-se, acabando por conseguir conter tudo o que é necessário a uma vida confortável e em em grande estilo! Nestes casos as barreiras arquitetónicas do espaço quebram-se e o único limite passa a ser o limite da imaginação.

Nas grandes cidades, por vezes até nas mais pequenas, a falta de espaço físico ou os preços dos terrenos atiram-nos para casas com áreas muito aquém das que desejaríamos, mas isso não deve implicar falta de estilo ou de conforto, e sim um esforço extra de adaptação e criatividade na procura de soluções.

O projeto que hoje lhe queremos é um desses casos mágicos em um apartamento de pequena área ganha asas graças ao engenho e à dedicação de quem o planeou! Localizado numa das cidades mais populosas do Brasil, São Paulo, o apartamento é naturalmente pequeno, mas o gabinete DUDA SENNA ARQUITETURA E DECORAÇÃO transformou-o num espaço de conforto, com tudo o que é necessário e muito mais. Venha espreitá-lo.

Um recanto na varanda

Começamos por uma das divisões mais bem aproveitadas e bonitas da casa – a varanda.
O apartamento efetivamente não é grande… Os quartos têm áreas pequenas e o a divisão aberta sala/cozinha é realmente acanhada. Mas a casa tem uma generosa varanda! E foi esse o espaço que se tornou vital no dia-a-dia da família que aqui habita.

A varanda foi remodelada e totalmente redesenhada para se tornar num espaço de vivência diária em vez de um mero espaço de visita ocasional. O espaço foi parcialmente fechado e a extensão que permaneceu aberta beneficiou da colocação de portadas para fechar em caso de necessidade, tornando-se em mais um compartimento da casa. Assim a varanda passou a albergar a sala de refeições, uma área de arrumações e lavagens e até um minúsculo jardim interior com sala de estar.

Na imagem podemos apreciar a área de arrumação e limpeza, forrada a azulejos de aspeto retro e pedra, e o delicioso jardim vertical com vasinhos amarelos pendurados. Há que aproveitar bem o pouco que se tem!

Um jardim não precisa de muito espaço

No extremo oposto encontramos o pequeno jardim interior. A prova viva de que não é necessária muita terra ou muito espaço para se ter um jardim, de que se pode ter um jardim de sonho mesmo num pequeno apartamento. A área de descanso, com os seus confortáveis sofás e cadeiras foi claramente pensada para usufruir em pleno deste míni oásis de verdura. Inspire-se nesta ideia de vasos fixados à parede, do chão até ao teto, e faça também um jardinzinho assim!

Perspetiva geral da varanda

Visto do lado do jardinzinho conseguimos abarcar a quase totalidade do espaço, e ver o engraçado arranjo da mesa de refeições. Repare, as cadeiras são TODAS diferentes! Umas coloridas, outras em madeira e vime, outras apenas em madeira, outras em metal. Um estilo algo rústico. capaz de alegrar qualquer refeição em família. E quão conveniente é ter o lava-loiças imediatamente ao lado da área de onde se utilizam as loiças?

Pequeno, mas muito funcional

Da varanda um pequeno e escondido cantinho foi reservado para fins maiores.

 Por detrás da original sala de refeições e área de lavagens que vimos anteriormente encontramos este espaço de utilidade inquestionável. Uma área de serviço onde se pode lavar, dobrar e passar roupa a ferro, o sonho de muitos donos de casa! Em continuidade com o espaço contíguo também aqui o chão é revestido com os mesmos azulejos de estilo retro e cores neutras.

Espaço limitado, criatividade aguçada

O espaço sala e cozinha é realmente pequeno como é claro na fotografia. E para além pequena área tinha também o ónus da falta de luz natural, por ser interior. Os dois problemas foram solucionados!

A falta de iluminação natural foi colmatada abrindo a parede que separa este espaço da varanda, substituindo-a por uma extensa área envidraçada e deixando a luz entrar sem barreiras. Esta solução facilitou muito o tratamento da falta de espaço, uma vez que a boa iluminação torna as áreas visualmente mais amplas.

Um bom preenchimento do espaço com a mobília correta fez maravilhas no problema do aproveitamento do espaço exíguo. O sofá foi encostado à parede e o móvel de bancada da cozinha serve simultaneamente de bancada e de móvel de televisão, para além de ainda ter espaço de arrumação.

A distinção entra as áreas de funcionalidade diferente é feita através do pavimento. Na área da cozinha o chão é revestido com os mesmos ladrilhos da varanda e da área de serviço, na sala de estar o chão é de madeira quente e acolhedora.

A suíte simples e arejada

A pequena suíte é simples e despretensiosa, mas tem um ar muito calmo e sereno, com a sua decoração clean em tons de branco preto e apontamentos pastel. A característica mais marcante deste espaço é sem dúvida o original candeeiro aos molhos!

Num cantinho se tem tudo

Mas a suíte tem uma incrível surpresa de aproveitamento de área. Um pequeno canto, na entrada, foi sabiamente transformado em vestiário e em escritório. 

Os armários que revestem as paredes e proporcionam uma surpreendente capacidade de arrumação numa área tão pequena servem também para delimitar o pequeno espaço de trabalho, mínimo mas funcional. Simplesmente genial!

A amorosa casa de banho da suíte

A casa de banho da suíte é simplesmente linda! Toda toda branca amplia de uma forma visual imediata o exíguo espaço. Os apontamentos de cor são dados pelos poucos acessórios de decoração.

A escolha da cor para os acessórios, viva e muito contrastante com o branco, cumpre com o objetivo de proporcionar cor ao espaço com o mínimo de acessório possível. Linda!

O quarto para um soninho descansado

O quarto do pequeno lá de casa era um oásis de calma e serenidade, não fosse a pose de pugilista do panda na tela da parede. 

Não é preciso muito mais… A cama tem acoplada uma secretária de trabalho para as horas de estudo, que é complementada pela bonita e funcional cadeira. Tudo em suaves tons pastel e branco.

E não podemos deixar de destacar o original candeeiro de secretária. Muito giro! Um quarto pequeno, mas divertido e muito prático!

A casa de banho social é especial!

Os vários tons de azul nos azulejos retangulares das paredes desta casa de banho dão-lhe um toque sofisticado, apesar da sua simplicidade. O azul é depois combinado com a madeira na área do lavatório para tornar o espaço ainda mais moderno!

Este é um apartamento pequeno mas recheado de grandes ideias! Quer ver outro? Leia também o artigo ’Um apartamento pequeno com todas as funcionalidades’.

Tem soluções muito suas para vencer a falta de espaço? Partilhe-as connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!