Dicas para criar o seu escritório

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

As celebrações natalícias chegaram ao fim, voltaram os horários de trabalho e o ritmo frenético do nosso quotidiano. Sabemos que a maioria de nós está acostumada a acordar muito cedo para chegar ao local de trabalho, evitando assim o trânsito caótico da matina. Por outro lado, e sabendo que devemos entrar com o ''pé direito'' nestas actividades laborais, nada pode faltar lá no escritório: canetas, papel, uma secretária nova, um computador de topo… e pelo meio, os documentos  que vão-se acumulando, tal como os post-it's e as chávenas de café. Todo este ritual está de volta e com ele todas as tarefas mais importantes do dia-a-dia. No entanto, existem outros trabalhos mais livres e menos exigentes, onde é escusado acordar sempre à mesma hora e onde ninguém precisa de correr para o carro ou para a bicicleta, todas as manhãs. Falamos daqueles que trabalham em casa, entre o computador, telas de pintura, entre outros. Perante isto, apenas a poucos metros do nosso quarto podemos criar e equipar uma oficina ou escritório, aproveitando assim todo o espaço da nossa habitação. E nada melhor do que começar um novo ano com novas ideias para sua casa!

Hoje na homify apresentamos-lhe algumas dicas para transformar o seu cantinho com pó, na mais ambiciosa e criativa zona de trabalho de sua casa! 

Espaços abertos e pessoais

Dada a necessidade de criar um espaço de trabalho em casa, a primeira questão que se coloca é: como saber qual o local mais apropriado para se criar um lugar como este? Evite sempre que possível criar a sua oficina no seu próprio quarto. Ninguém  gosta de sair da cama directamente para a mesa de trabalho, isso é verdade, no entanto podemos usar um canto do quarto para instalar o nosso escritório, sem que haja qualquer problema. Para além disso, uma das maiores dificuldades quando se pretende trabalhar em casa é justamente, a falta de resposta a longo prazo e a incapacidade de se conectar com os restantes espaços casa. Portanto, deixemos o quarto apenas para o descanso e tentemos separá-lo da zona de trabalho. Também não é aconselhável escolher um corredor ou outra área de circulação, uma vez que é uma das partes mais ruidosas da casa.

O mobiliário interessa

Quando trabalhamos em casa, precisamos sempre de mais e mais espaço! No entanto, devemos recorrer às várias  alternativas que nos são dispostas, transformando assim o ambiente de trabalho no espaço existente. O mobiliário principal em casa poderá ser uma grande vantagem para a nossa pequena oficina. Nesta proposta, a ideia passa por instalar uma mesa em forma de L, para aproveitar o espaço reduzido. Esta solução permite a criação de uma área de trabalho mais pessoal e íntima, onde poderemos guardar todos os nossos documentos e objectos. Tome nota: um bom lugar para colocar uma grande mesa de trabalho em forma de L, serão os cantos do seu quarto! Nesta proposta que deixamos como exemplo, a mesa foi escolhida para ocupar o canto da janela, aproveitando melhor a iluminação natural. 

Pequenos detalhes

Escritórios e Espaços de trabalho  por Grazia Architecture
Grazia Architecture

Rénovation Appartement Paris 75003. François Corvi Architecture. www.corvi-architecte.com

Grazia Architecture

Trabalhar em frente ao portátil é uma actividade muito comum na sociedade actual. Passamos muitas horas sentados em frente a este aparelho, fruto da evolução tecnológica, por isso é importante que a cadeira seja tão confortável quanto possível e esteticamente agradável. Actualmente já existem uma variedade de cadeiras ergonómicas e especificamente estudadas para escritórios e oficinas! Portanto, cabe ao leitor encontrar uma que se ajuste  ao estilo do seu espaço e à flexibilidade do seu horário.

Seja criativo!

Escritórios e Espaços de trabalho  por studioata

Todas as peças são essenciais para quem trabalha em casa, no entanto, estas não podem faltar: estantes, prateleiras, armários e todo o tipo de equipamentos que salvaguardem os nossos documentos, sendo acima de tudo, práticos. Uma prateleira para guardar os livros e registos que se acumulam com o tempo, uma simples gaveta perto das nossas mãos e de todos os objectos que usamos diariamente, é o sinónimo da simplicidade que tanto falamos. Também é importante que saibamos dar ao nosso escritório um toque pessoal e contrastante la em casa: um elemento vegetal, uma zona de entretenimento, e tudo aquilo que nos define, poderá entrar neste seu espaço. Aproveite a vantagem de trabalhar em casa e faça a sua vida com mais criatividade e menos monotonia!

Interessou-lhe o artigo? Deixe a sua opinião na zona de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!