Como aproveitar a pouca luz de Inverno

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Com o Inverno rigoroso e seco típico desta altura do ano, a luz natural praticamente escasseia em nossa casa. As memórias do Verão passado são uma constante, e com a queda das últimas folhas, a neve toma conta da cidade. É um ciclo que temos obrigatoriamente de aceitar e começar a preparar a nossa habitação. Perante isto,  percebemos que os dias ficaram mais curtos, com a iminente mudança de temporada: menos horas de luz e do sol, cuja força diminui a cada dia que passa. Portanto, e se o leitor tem em sua casa, uma sala de estar ou quarto onde é importante manter os níveis de luminosidade interior, este é o artigo que deve ler com atenção, para que desta forma possa aproveitar o seu quotidiano com todo o bem-estar possível.

Assim sendo, hoje na homify deixamos-lhe algumas dicas para iluminar o seu espaço, neste Inverno sem muita luz, onde cada vez mais procuramos a confortabilidade no interior da nossa habitação..

Cores e materiais

Hoje em dia sabemos que, não seria muito prático mudar as cores das paredes a cada estação do ano. No entanto, reconhecemos o valor das cores claras para aumentar a sensação de claridade no interior da habitação. Aconselhamos uma simples pintura para ajudar a captar luz para o interior. Este é um precioso detalhe, que certamente fará toda a diferença a longo prazo.  Em qualquer caso, para uma sala ou quarto há que alegrar o ambiente sempre que possível! Saber escolher os tons e materiais das cortinas, tais como os tapetes ou as almofadas, poderá ser uma tarefa difícil de ser concretizada. Tome nota: as cores claras dão uma maior sensação de amplitude e claridade no espaço, mas cuidado, isso não significa que elas possam existir apenas para iluminar os quartos menos expostos à luz natural. Um pouco de cor para todos os restantes espaços, nunca é uma má ideia! Seja criativo, dando asas à sua imaginação.

Cortinas e persianas

De uma forma mais extrema, a estratégia ideal que conseguiria captar o máximo de luz para o quarto, seria em eliminar elementos que a bloqueiam, tais como, cortinas ou persianas. No entanto, nós sabemos o valor dessas protecções para o nosso quotidiano, pois são elas que impedem a entrada excessiva dos raios ultra-violeta. Proteger por um lado e esconder o interior dos mais curiosos. Actualmente, já nada se trata somente de simples questões de privacidade, pois a estética ganha cada vez mais peso nas escolhas pessoais, no acto da compra. Portanto, a melhor solução passa por encontrar as cortinas que melhor protejam, e por outro lado, que deixam a luz exterior entrar pela nossa habitação, e se possível, com cores claras e padrões simples.

Portas em vidro

Portas de correr  por homify
homify

Klassische Schiebetüren im Landhausstil

homify

Estes elementos já são um clássico em nossa casa, especialmente nas salas de estar. As portas de vidro, como podemos ver na imagem, dão um aspecto tradicional e amigável. Hoje em dia encontramos este tipo de portas, totalmente envidraçadas, com um toque moderno e minimalistas. Se pretende instalar um destes elementos, tente perceber a diferença das quantidades de  luz interior que necessita. E se a sua sala está voltada para norte, uma porta de vidro pode permitir que a luz que vem do outro lado, permaneça no interior do espaço por mais tempo.

Espelhos como alternativa

Salas de estar modernas por Grazia Architecture
Grazia Architecture

Rénovation Appartement Paris 75003. François Corvi Architecture. www.corvi-architecte.com

Grazia Architecture

Os espelhos multiplicam os pequenos espaços, criam ilusões e reflectem a luz no interior. Estes elementos são sempre uma óptima opção para quem procura aumentar a qualidade visual em quartos ou salas com áreas reduzidas. Nesta sala que vemos na imagem, o espelho alongado é colocado no chão, perto da janela. Prepare-se para aumentar o brilho interior e assim deliciar-se com delicadeza da luz indirecta no seu espaço, dando um toque mais agradável e confortável.

Iluminação artificial

Salas de estar modernas por Grazia Architecture
Grazia Architecture

Rénovation Appartement Paris 75003. François Corvi Architecture. www.corvi-architecte.com

Grazia Architecture

Fazer todos os esforços para aproveitar a luz natural em nossa casa, não significa que tenhamos de esquecer a importância da iluminação artificial. Estes elementos podem ajudar a criar um espaço acolhedor e mais quente. A melhor opção, passa por escolher as lâmpadas eficientes, onde a luz consiga atingir todos os cantos do espaço envolvente. No entanto, não se esqueça: o quarto/sala é multi-funcional, e é onde realizamos diversas actividades que requerem diferentes tipos de iluminação: as luzes de ambiente, de leitura e candeeiros, ajudam-nos a criar um espaço mais confortável e agradável!

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na zona de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!