Design com um desenho sustentável

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Mesa Logista, Pétula Plas Pétula Plas Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

Para aqueles que acreditam no valor da reciclagem e reutilização para a sociedade, hoje trazemos algumas propostas que vão inspirá-lo em sua casa. Estes dois termos são certamente diferentes em muitos aspectos: a reutilização refere-se ao projecto que é criado a partir de um objecto usado, havendo uma nova utilização. ‘’Reciclado’’ refere-se ao projecto cujos materiais provêm de um processo de reciclagem. No entanto, se há algo que podemos englobar na mesma categoria será certamente o design sustentável. Preocupado com a sustentabilidade económica, social e ecológica da nossa sociedade, os designers, arquitectos e todos os restantes profissionais, ligaram-se à ideia de um projecto produzido localmente, mais responsável e amigo do ambiente. Perante isto, a homify mostra-lhe as diferentes formas e propostas que estão surgindo cada vez mais no panorama da nossa sociedade!

Imaginação infinita!

Upcycling Deluxe - Concept Store, Lieselotte Lieselotte Espaços comerciais Lojas e espaços comerciais

Nesta imagem, a designer Anka Büchler encontrou uma forma bonita e original para utilização do termo ''reutilização''. Uma colecção de chávenas de chá antigas, invertidas e suspensas por um cabo eléctrico, fazem as delícias dos mais atentos. A sua função original foi completamente repensada e alterada para servir como iluminação para o espaço. Com os prato incluídos, Liselotte é uma peça única e de uma qualidade artesanal equivalente à porcelana chinesa.

Caixas reutilizáveis

homify Casas ecléticas

Nada é mais simples do que ir ao mercado mais próximo e pedir algumas caixas de madeira, para serem mais tarde reutilizadas em sua casa. Escolha bem as caixas que apresentarem menos defeitos possíveis,  dê uma pintura superficial, adicione umas rodas e voilá! Acabou de criar umas gavetas amovíveis para ser utilizada em espaços diferentes! Na cozinha, estas peças podem servir para salvaguardar frutas e vegetais, que serão utilizados durante a semana. No quarto podem servir para armazenar roupa interior ou roupa suja, e na casa de banho para as toalhas e outros objectos. E se colocarmos uma placa de madeira,  temos uma mesa de café fantástica! As possibilidades são infinitas para este exercício na reciclagem e reutilização!

As clássicas paletes de madeira

Esta ideia já nos é familiar e hoje em dia cada vez mais na moda. O uso de paletes, um conjunto de placas de madeira essencialmente utilizadas para fins industriais e comerciais, tornaram-se um clássico na tendência de reciclagem e na reutilização. Da fábrica para uma moderna sala, basta juntar umas rodas e uma placa de vidro parafusado e podemos usá-la para servir como mesa de café. Outra vantagem? As suas rodas permitem uma maior mobilidade e tornará mais fácil a limpeza da sala.

Reciclar os materiais

Os profissionais Outdoorz Gallery levam o conceito e o design das placas de metal muito mais longe. Estas peças únicas e originais, são fruto de uma forte expressão e de um contínuo trabalho deste grupo. Os sinais de trânsito vão para além das simples molduras decorativas e tornam-se cadeiras, daí o seu nome: Transit. Sendo um claro exemplo de reciclagem, todo um processo parte de uma primeira forma que depois se transformam num móvel para o quarto.

Reutilização e inspiração marítima

Esta peça de design é particularmente criativa com o conceito e os materiais que utiliza. No início, as velas de navios e barcos eram feitas de linho ou algodão, mas obviamente, esses materiais não eram fortes o suficiente. Após a Segunda Guerra Mundial, a revolução nos materiais teve o seu auge: não só para as velas, mas também para outros tipos de objectos onde predomina o poliéster e nylon. Todos estes têxteis plásticos oferecem uma alta resistência e flexibilidade. Na foto podemos observar a reutilização de uma vela náutica, adaptada a uma estrutura de metal, tornando-se assim uma cadeira perfeita para os amantes do mar.

Interessou-lhe este nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista