A arte de sentar – Cadeiras artísticas

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Ninguém pode negar que o objecto, cadeira, é uma peça de extrema funcionalidade dentro de qualquer ambiente. Inventadas em tempos primórdios, quando provavelmente o homem sentiu necessidade de um apoio que fosse mais elevado que o chão e mais confortável que uma pedra! Este mobiliário tornou-se bastante popular e num dos itens de maior destaque na Idade Média, quando ganhava adornos e detalhes ousados. Passadas as revoluções do século XX, onde a produção em larga escala padronizava os modelos utilizados dentro das casas. Agora estamos num momento onde o contemporâneo salta a vista e passa para desejo principal. Há autênticas obras de artes e algumas até parecem ser interactivas. 

Encaixe sustentável

A cadeira com ar frágil, pertence à colecção da Cartoon Collection de Angelo Bucci. Foi produzida  totalmente com cartão e pode causar alguma estranheza num primeiro contacto. É óptima para criar contrastes em ambiente mais clássicos. O conforto pode não ser totalmente garantido para passar horas sentado à conversa, mas positivamente tem o seu lado estético que causa curiosidade. Pelo material que foi escolhido para a sua construção podemos afirmar que há um interesse intrínseco relativo ao ambiente e à sustentabilidade.

Devido aos quadrados que surgem com o encaixe das próprias peças de cartão, poderá como na foto, colocar os seus desenhos preferidos, plantas de projectos ou fotografias devidamente enroladas.

Arestas vivas

A cadeira Kaluza, criada por um designer holandês é feita de chapa de aço pintada de branco.

A cor branca transmite pureza, mas a suas arestas bastante vincadas causam um contraste óbvio. Não será certamente a cadeira mais confortável ou a que escolheria para sentar tendo outras como escolha possível. Parece fria devido ao material aplicado e as formas não são ergonómicas. 

Dependendo do ângulo em que é observada poderá parecer-se com outro objecto. Este é totalmente geométrico e causará com certeza um efeito impressionante se aliada a outras peças com um mesmo corte afiado – harmonia intensa.

Espelho de Narciso

Sala de estar  por KIMXGENSAPA
KIMXGENSAPA

Narcissus Chair

KIMXGENSAPA

A cadeira foi desenvolvida pelo estúdio de design KIMXGENSAPA e faz parte da colecção Narcissus Collection 2014. Fazem parte da mesma colecção peças outras peças de design, tais como: estantes, luminárias e armários. 

Reza a história, que Narciso era um um grande caçador da Mitologia Grega que se apaixonou pelo seu próprio reflexo e que acabou por morrer ao ver-se reflectido numa piscina.

É sob efeito da luz que é visível no assento a sombra do encosto que sugere um espelho imaginário. A simplicidade e a leveza da cadeira vão deixar qualquer ambiente mais interessante.

Design e luz

Sala de estar  por Scenes d'interieuR
Scenes d'interieuR

Fauteuil Club Illuminé

Scenes d'interieuR

O designer Lee Broom consegue juntar mais do que uma função às suas peças. Tem vários exemplos disso. As suas cadeiras são retro-iluminadas, o que traz uma sensibilidade contemporânea a um estilo antigo e tradicional. 

Esta poltrona, de grandes dimensões revestida a pele castanha é adornada de lâmpadas podendo causar alguma estranheza inicial -tal como todos os exemplos que temos mostrado neste artigo.

Esta especialmente, no nosso ponto de vista é considerada como uma instalação. Poderá servir para sentar, claro, mas é muito mais uma obra de arte, para decorar um espaço e fazer-se notar. Somo da opinião que se enquadrará bem, tanto num espaço com decoração retro ou mais moderno. Vai impressionar e dar um toque artístico ao ambiente, contribuindo fortemente para um clima a meia luz.

Conto de fadas

Sala de estar  por MATHILDE BRETILLOT CREATIONS
MATHILDE BRETILLOT CREATIONS

Parades Salon, Luminaire Ring

MATHILDE BRETILLOT CREATIONS

Mathilde Bretillot deu vida a estas peças excêntricas em 2012. O ar surrealista e as formas sensuais da colecção podem transformar a sala de estar numa galeria de arte contemporânea.

Lego

Sala de estar  por alessandro guidolin
alessandro guidolin

L'EGO – sgabello

alessandro guidolin

Este cubo pode servir de assento ou de mesa de apoio e imitam peças do famoso brinquedo Lego.

 Quando adquiridos vários poderá encaixar-se uns nos outros e a criação será infinita. Um banco comprido, uma mesa de apoio quadrada ou simplesmente montar no formato que entender. São fáceis de transportar e normalmente as crianças adoraram e ficam encantadas a brincar e a montar. Concluímos portanto, que além de funcionais são peças de pura diversão.

Esfera de conforto

Esta confortável cadeira poderá ser o foco principal da divisão onde for colocada. Com um design de cores neutras o primeiro impacto é de uma zona de descanso onde de certeza em pouco tempo conseguirá relaxar ou quem sabe, até adormecer.  A madeira foi trabalhada com o auxilio de calor ao ponto de se conseguir moldar a esta forma.

Se adquirir um exemplar, tenha em mente que os seus amigos quando forem a sua casa irão disputar para ver quem se senta nela primeiro. Irá ter sempre essas guerras e terá de limitar o tempo para cada um !  Concluindo: uma poltrona bastante apetecível.

Se podesse escolher um exemplar qual seria ?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!