Mobiliário para a cozinha

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Hoje na homify apresentamos-lhe algumas dicas para o mobiliário na sua cozinha e como tornar esse espaço mais atraente. Todos nós sabemos que cozinhar é uma actividade diária que nos dá prazer e relaxamento, ou por vezes complica-se, seja pela falta de tempo ou por razões profissionais. No entanto, com os amigos ou com a nossa família, esta actividade poderá ser feita com mais diversão! Cozinhar será assim uma experiência desafiadora e muitas vezes experimental, onde cada pode libertar a sua criatividade. Este é a zona social da casa, para almoços e jantares, e se alguma vez decidimos organizar uma festa em casa, sabemos que mais cedo ou mais tarde, as pessoas começarão a reunirem-se na cozinha! Cozinhar e comer são duas actividades que completam-se com o tipo de mobiliário que escolhemos para a cozinha. Como aquele ‘’pequeno cozinheiro’’ cresce no interior de nós a cada ano que passa, procuramos novos móveis e utensílios para a cozinha. Dos mais tradicionais aos mais modernos, todos têm a sua importância na composição e organização do espaço. A cozinha funcional deverá ser um local equilibrado, saudável e cheio de vida! Isto poderá ser conseguido com uma multiplicidade de elementos, tais como: armários, mesas, cadeiras, entre outros. 

Para conseguirmos alcançar uma cozinha perfeita, será preciso ter em conta todos os detalhes e não será uma tarefa  fácil. A selecção de cada elemento é fundamental, portanto, veja o nosso artigo e descubra algumas maneiras de torná-la cada vez mais, um espaço personalizado e simpático para todos!

Texturas e cores

Cozinhas ecléticas por homify
homify

Pimp the Kitchen

homify

Quando pensamos em adquirir uma cozinha com todos os seus elementos tradicionais ou modernos, devemos ter atenção a todos os pequenos detalhes, que fazem toda a diferença ao longo do tempo. Primeiramente, temos de prestar atenção às características desses elementos: as superfícies devem ser resistentes a riscos e, especialmente, não devem conduzir calor. Em muitas cozinhas, estas superfícies são revestidas de madeira prensada ( no entanto, não não possuem a mesma qualidade da madeira ou pedra natural). O alumínio, por exemplo, é um material que muitos optam por utilizar nas cozinhas comerciais ou restaurantes, pela sua durabilidade e facilidade de limpeza. No entanto, são pelas texturas e cores do mobiliário de cozinha, que conseguimos encontrar a harmonia e o equilíbrio estético interior. Como se vê na imagem, as tiras de madeira são tingidas de cores diferentes, montadas numa única peça e pintadas com várias camadas de verniz à prova de água.

Fogões e outras estruturas técnicas

Cozinhas rústicas por homify
homify

Country Tobacco, Visón, Beige, Ivory, Mist Green

homify

Os primeiros modelos de fogões para a cozinha eram funcionavam a partir da combustão de troncos de madeira e mais tarde com o carvão. Algumas casas ainda utilizam estes elementos e materiais, apesar de estarem cada vez mais ultrapassado pelos radiadores de aquecimento eléctrico. Portanto, a cozinha moderna poderá conter vários tipos de fogões, mas para aqueles que procuram o melhor produto para confeccionar os alimentos, a vitrocerâmica é a melhor escolha para os fogões. Não se esqueça da limpeza do fogão, que deverá ser bem feita para evitar odores menos agradáveis em toda a casa!

Criando uma zona independente

Cozinhas clássicas por La Cornue
La Cornue

Ilot Château

La Cornue

Se a sua cozinha encontra-se num espaço aberto e suficiente grande, então poderá organizá-la com mais imaginação e simplicidade! Nesta imagem apresentamos-lhe a ‘’ilha’’: um elemento independente dos restantes móveis e multi-funcional! Este elemento proporciona uma interacção descontraída e comunicativa entre os diferentes espaços, e a sua flexibilidade e funcionalidade, combina forno, fogão, bancada e armários; tudo pode ser usado simultaneamente e em combinação com outros móveis! A ''ilha'' combina forno, fogão, bancada e armários; tudo pode ser usado simultaneamente e em combinação com outros armários e até mesmo uma pequena mesa na cozinha que vão dar um toque especial. O que deve se preocupar antes de optar por uma ilha, será o projecto precisa do sino, como mostrado neste exemplo é grandes dimensões.

Lavatórios para a cozinha

  por werkhaus
werkhaus

Natursteinküche

werkhaus

Esta peça de design mostra dois lavatórios de cozinha que permitem colocar os pratos sujos em espera, enquanto por outro lavamos os restantes ainda disponíveis. Actualmente, são os lavatórios de inox que dominam o mercado das cozinhas, mas no passado eram fabricadas essencialmente com pedra. A pedra natural é adequada para os móveis da cozinha, pois para além de oferecer um carácter rústico, este material é durável e à prova de água.

As mesas e cadeiras

Cozinhas  por HARQUITECTES
HARQUITECTES

CASA 1101 by HARQUITECTES

HARQUITECTES

A mesa da cozinha é o lugar onde todas as nossas histórias são digeridas. Construídas em madeira ou com outro material, a mesa é o elemento mais conhecido pelo seu papel de socializar e compartilhar momentos entre famílias e amigos. Este elemento pode variar consoante os materiais e tamanhos e devemos escolhê-la com cuidado. Normalmente ousamos escolher a madeira, não só pelo seu conforto e beleza, mas pelo seu estilo rústico. As cadeiras podem ser o ponto de contraste entre os restantes elementos, e como vemos na imagem, a mesa de madeira é complementada por cadeiras de design moderno mas com um estilo rural!

Interessou-lhe este artigo! Partilhe connosco a sua opinião na secção dos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!