Natal em França – Costumes e tradições

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Este é o penúltimo artigo de tradições e costumes relatado pelos editores da Homify. O país eleito foi a França, por isso agarre-se e venha fazer uma pequena tourné das tradições do Natal neste país.

Também em França este é um dos momentos mais esperados do ano, porque é sinónimo de reuniões familiares, festas, presentes, sempre ao abrigo de uma atmosfera alegre e festiva.  25 de Dezembro é considerado dia de Natal para os cristãos. Anteriormente, esta mesma data era o dia da festa pagã referente ao solstício de Inverno, apelidada de  Nascimento do Sol.  

Vamos viajar de seguida sobre os costumes franceses na época de Natal. 

Véspera de Natal

Sala de jantar  por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

Na noite de 24 de Dezembro, a véspera de Natal, é um momento mais user-friendly (não tão formal). Já a ceia de Natal é digna de um banquete real e cheio de etiqueta, as mesas de refeição são dignas de revista. Como entrada comem geralmente ostras, salmão fumado e foie gras. Como prato principal,  o famoso perú de Natal e a lagosta estão no topo das refeições mais usuais.  Para terminar, as sobremesas reduzem-se sempre à pastelaria com paladar bem tradicional.

Árvore de Natal e respectivos presentes

Salas de estar rústicas por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

A árvore de Natal para os cristãos simboliza  fé, vida e imortalidade.  É decorada em família e os próprios criam prendas para colocar de baixo da mesma. É também de baixo da árvores que colocam o presépio.

Segundo certas famílias, os presentes são abertos após a meia-noite de dia 24 ou na manhã de dia 25. Para certas crianças e em determinadas casas, o Pai Natal só passa a deixar os presentes durante a noite.  Assim elas só abrem as prendas na parte da manhã para preservar a magia do Natal durante o dia 24. E criar aquela fascínio no ar. As crianças pequenas têm como objectivo, apenas rasgar o papel de embrulho para saber se Pai Natal recebeu ou não a sua carta. 

Mercados de Natal

Mercados de Natal são um clássico na Alsácia, mas também em muitas outras regiões do país. Estas áreas mágicas são normalmente instaladas na última semana de Novembro e permanecem até ao final de Dezembro. Elas conseguem criar uma atmosfera especial em praças ao longo das cidades. Aos fins de semana, eles andam em família a percorrer todas as barracas de Natal iluminadas que em conjunto parecem formar quase que uma espécie de aldeia de Natal – descobrir artesanato típico da região ás vezes só é conseguido nesta altura do ano. 

Vinho quente, panquecas e bolos de canela deixam aquecer corações e são obrigatórias para a criação de uma atmosfera mais mágica. Imagine o cheirinho no ar !

O Calendário do advento

Casa  por SnigSnag
SnigSnag

Adventskalender Zug Ebook Silhouette Studio + PDF

SnigSnag

O que é o Advento? O povo deste país bem poderia acreditar que a palavra advento significaria antes do Natal. Mas a etimologia da palavra é diferente. O termo latino Adventus significa meios de chegada, logo para os cristãos, isso significa obviamente a vinda de Jesus Cristo à Terra. Assim sendo, o tempo de advento é usado para preparar a sua chegada . 

O calendário do Advento é uma invenção germânica e é composta por 24 portas pequenas para abrir 24 dias antes do Natal. Cada porta inclui uma imagem, citação bíblica ou um pequeno doce que as crianças adoram até enquanto esperam desesperadamente pelo dia de Natal.

Missa do galo

Missa do Galo é a missa celebrada pelos católicos no dia antes do Natal.  Esta é muito popular e reúne praticantes e não praticantes. Lá, a Missa do Galo é celebrada normalmente das 18h às 22h nas paróquias francesas contrariamente à hora que é praticada cá (meia noite).

E amanhã é o tão ansiado dia 24 ! Aproveite e vá relaxando com os nossos artigos natalícios.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!