10 dicas para tornar a sua festa temática inesquecível!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Uma boa festa é sempre bem-vinda! Ou por outro lado, qualquer motivo é bom para festejar: está-nos no sangue e não nos preocupamos – nem queremos! – esconder isso. Seja verão, seja inverno, estejam as folhas a cair ou as flores a rebentar lá fora, gostamos de festejar e para tal é necessário planear o dia.

Uns mais que outros, gostamos de definir tudo – e se veio ter a este artigo, é porque com certeza está a precisar de algumas ideias para aquela festa que está aí a chegar! Quer impressionar os seus convidados e para isso é que publicámos este artigo: para lhe dar dicas de como oferecer uma festa com os pormenores corretos que farão as suas visitas transportá-la na boca durante semanas. Afinal de contas, o desejo máximo do anfitrião é que a festa tenha o maior sucesso, certo?

Sinta-se da realeza!

Um bolo perfeito para a Princesa Sofia: Sala de jantar  por Lima Limão-  Festas com charme
Lima Limão-  Festas com charme

Um bolo perfeito para a Princesa Sofia

Lima Limão- Festas com charme

Qualquer festa (de aniversário ou não) tem como ponto alto o corte do bolo. Se o tema da sua festa é a Realeza, então tem aqui o detalhe que não pode faltar: um Bolo Real! A temática sobressai em cada migalha do mesmo. Primeiro, o tamanho importa: o facto de ser um bolo de vários andares já imprime a sensação de importância, de opulência; a decoração, com desenhos dourados, pérolas e a imitação de um estofo de veludo com tachas, mostra o gosto requintado do anfitrião. Por último, mas provavelmente o pormenor mais importante, no topo do bolo temos a coroa – que pode alterar conforme a importância da pessoa: Rei, Rainha, Príncipe ou Princesa. 

Alguém falou em… festa?

Vista da mesa de bolo e doces.: Sala de jantar  por Lima Limão-  Festas com charme
Lima Limão-  Festas com charme

Vista da mesa de bolo e doces.

Lima Limão- Festas com charme

Se o motivo da sua festa for um baby shower, há imensas soluções perfeitas para todos os gostos, mas sem dúvida que os balões dão todo o significado que o momento necessita: quem não se remete para a sua infância quando vê um balão?

Este tipo de decoração alegra imenso o espaço e ocupa-o bastante, sendo uma das decorações mais atrativas por serem opções práticas, simples e muito económicas, havendo diversas opções e feitios, conforme o seu gosto e o seu desejo para a festa. Uma coisa é certa: nunca o deixam ficar mal e quase toda a gente os adora. Um must-have para as festas infantis – e não só.

Toques primaveris

As flores são quase sempre adoradas e não há como não pintalgarem o espaço com um toque de frescura, cor e elegância. Dependendo do gosto de cada um, são uma excelente opção, até porque no final da festa podem continuar a decorar a casa, sem grande prejuízo de espaço.

Se é daquelas pessoas que gosta de festejar o Quase-Verão ou a Chegada do Inverno com uma boa reunião de amigos, onde se planeiam as temáticas das próximas festas, na altura da Primavera o mais prático e ideal é receber as visitas com arranjos florais encomendados ou feitos por si mesmo com as flores do seu jardim. Esta decoração nunca o vai deixar ficar mal e ainda pode oferecer aos convidados 

Tenha apenas em atenção possíveis alergias.

Festas em honra de Baco

É apreciador de vinho e a sua garrafeira está repleta de exemplares que está mortinho para mostrar aos seus amigos? Então esta é a dica ideal para si!

Se quer fazer uma prova de vinhos em sua casa para os seus amigos, a decoração é fácil. Sabe aquela estante que tem na sala? Retire toda a decoração (livros, bibelots, fotografias não alusivas ao tema) e substitua-a pelas garrafas de vinho que quer que façam parte da festa. Quando os convidados chegarem, vai ser praticamente impossível falarem de outra coisa que não seja esta pequena exposição. A partir daí, é só deixar que as rolhas comecem a saltar – mas com moderação, claro!

Sinta-se dentro de um bosque encantado

No caso de ser daquelas pessoas que adoram a Natureza, a sua próxima festa de aniversário pode ter um toque da Beatriz Khouri. Através dos biombos desta artesã, facilmente cria um ambiente bucólico, além do que estes objectos ajudam-no a ter diferentes espaços dentro da mesma divisão. É uma decoração igualmente interessante para qualquer festa onde a Natureza se enquadre e realce o tema da mesma.

No fundo do mar

Outra alternativa para uma festa temática é o papel de parede. A oferta é bastante diversificada, pelo que o limite é a sua imaginação!

Neste caso concreto, pode tornar o seu salão de festa ou a sua sala de estar em fundo do mar, com golfinhos a nadarem em redor dos seus convidados. Uma parede com um papel alusivo ao tema da sua festa é quase só por si suficiente para captar as atenções das visitas e transportá-las para onde o anfitrião quiser!

Personalize, personalize, personalize!

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

A sua festa é isso mesmo: sua! E se o orçamento é pequeno, opte por apontamentos personalizados igualmente pequenos – mas que fazem toda a diferença!

Frases escritas por si ou compradas (atualmente a oferta é astronómica!) vão fazer o seu papel sem problema nenhum. Pode escolher o idioma que quiser, pode partilhar com as pessoas presentes alguma piada privada, uma frase-feita ou uma expressão frequentemente utilizada por um dos convidados. Com certeza que esta decoração fará disparar alguma máquinas fotográficas e despoletará risos, sorrisos e conversas acerca das mesmas.

Reciclar ajuda o ambiente e a si

NiceWay Cascais Beach Hostel: Hotéis  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

NiceWay Cascais Beach Hostel

MUDA Home Design

Se o tema da festa for construções ou quintas, a decoração está facilitada: basta para isso dar um toque real à mesma!

Com certeza que será fácil comprar tudo, mas para a transmissão de certas sensações pode ser preferível optar por objectos reais e não criados para o efeito.

As caixas de madeira para o transporte de fruta podem servir de assentos ou de prateleiras, enquanto tijolos podem ajudar a elevar o bolo ou algumas sobremesas. Lembre-se apenas de seleccionar os objectos com melhor aspecto e mais resistentes, para que não haja percalços a meio da celebração.

Deixe que os convidados participem na decoração da festa

Uma outra sugestão para a decoração da sua festa é precisamente pôr os convidados a trabalhar!

Mas calma, que eles não só não se vão aperceber como vão fazer questão de participar! Como? Simples: à entrada da festa, sugere que escrevam algo numa folha branca. Só poderão entrar após terem deixado algumas palavras. O efeito final? Um móbil ou um placard com o toque de todos os visitantes! Resulta bastante bem quando os convidados não se conhecem e/ou quando são de diferentes nacionalidades, pois cada um pode escrever no seu idioma, suscitando a curiosidade dos outros.

Festa na piscina

A água é um dos elementos naturais mais curiosos presentes na vida do ser humano. Basta um pequeno tanque para que as pessoas (não só as crianças, graúdos também!) entrem em delírio e se divirtam sem mais nada – daí ser uma excelente escolha, para quem o pode fazer, a piscina como decoração principal de uma festa!

Além de tornar o espaço mais bonito e limpo, quando realizada à noite a festa pode ficar ainda mais enigmática com a colocação de luzes debaixo de água. Se o tema for relacionado com As Mil e Uma Noites, mais romântico, ou de suspense, a sua piscina devidamente iluminada vai proporcionar-lhe o ambiente certo.

Vai dar uma festa e este artigo ajudou-o a refrescar as ideias? Deixe uma crítica na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!