Natal na Alemanha – Costumes e tradições

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Vamos começar a relatar os diferentes costumes e tradições de país para país ao longo das próximas semanas. Decidimos começar com as tradições e costumes na Alemanha. Acompanhe-nos nesta viagem!

Neste país frio, o Natal é a festa mais importante do ano. Com o clima característico que se faz sentir nesta altura em todo o país, esta época é vivida com mais vontade. Por norma neva antes dos dias de Natal, logo as ruas e parques ficam todas branquinhas. O frio esse, começa a sentir-se cedo. Podemos assim afirmar que, de certeza toda esta altura é vivida com mais brilho e motivação. É também quando toda a família se reúne e festeja a data. As tradições são por norma gerais em todo o país, mas em algumas famílias estas podem diferir significativamente.

Dias de advento

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

O Natal na Alemanha não é limitado só à véspera de Natal e aos dois dias seguintes de feriado. Esta temporada natalícia começa semanas atrás, mais precisamente quatro domingos antes da véspera de Natal – no primeiro domingo do advento.

Mal esta época aparece é a altura certa para começar a fazer as decorações em casa. O foco principal vira-se para a coroa/grinalda do Advento. Esta é uma coroa feita de ramas de pinheiro e contém 4 velas. A ideia é ir acedendo uma a cada domingo do mês de Dezembro. É a esta altura anterior aos dias de Natal que é apelidada de altura do advento. 

Além disso, é nesta altura do advento que os alemães se encontram com amigos e familiares para em conjunto fazerem biscoitos, pão de gengibre e beberem vinho quente. Também nos ambientes de trabalho, como em escritórios e empresas, o advento deixa a sua marca: há jantares e festas onde o tema é alusivo mesmo antes dos dias principais de festa.

Mercados de Natal

Os mercados de Natal durante a época festiva são bastante comuns e têm um papel bastante importante em muitas cidades na Alemanha. Em quase todas as cidade existe pelo menos um mercado de Natal. Estes mercados tradicionais costumam abrir as suas portas no primeiro domingo do advento. Estas são compostas por inúmeras barracas decoradas festivamente. O vinho quente, várias especialidades culinárias de Natal, enfeites de árvore de Natal, velas e muito mais estão presentes a cada esquina. O mercado de Natal alemão mais famoso é o mercado da cidade de Nuremberg, mas também muitas outras cidades como Dresden ou Aachen são conhecidos pelos seus belos Mercados de Natal.

O calendário do advento

Casa  por Mundo Raquel
Mundo Raquel

Calendario de Adviento

Mundo Raquel

O Calendário do advento é considerado um must-have para a altura do advento, especialmente para as crianças, mas também para muitos adultos. Este é um calendário com 24 portas, onde o objectivo é ir abrindo uma a uma desde dia 1 de Dezembro até ao dia de Natal. Podem ainda ser adicionadas a estas janelas pequenas surpresas que  irão adoçar os dias até a chegada do dia principal

São Nicolau

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Um dia importante durante a época de Natal na Alemanha é o dia de São Nicolau, quando as botas e sapatos de crianças ficam cheias de pequenos presentes e guloseimas. Esta tradição remonta ao lendário St. Nicholas. Na Turquia foi considerado como sendo um santo particularmente misericordioso. Consta que deu tudo o que tinha para os pobres e crianças. Este santo padroeiro das crianças é tradicionalmente lembrado a dia 6 de Novembro. No entanto, apenas crianças bem comportadas são recompensados por São Nicolau.

Noite de Natal

A noite de Natal aparece depois dos dias de advento passarem. As quatro semanas são vividas com entusiasmo. É através de mercados do Advento e do Natal que são bebidos milhares de litros de vinho quente (Glühwein), comidas toneladas de biscoitos e realizadas todas as compras de Natal. As casas foram envolvidas em luzes e os enfeites saíram das caixas depois de 1 ano arrumados. 

Finalmente é Véspera de Natal! É aqui o culminar da época de Natal para eles. Dia 24 de Dezembro não é um feriado oficial, o que significa que a maioria das lojas estão abertas até às 2h da tarde. Os alemães poderão ultimar os últimos presentes e compras de última hora ou ainda alguns ingredientes para o grande jantar de Natal.  Estranhamente, para nós portugueses, mas a árvore de Natal para os alemães é montada e decorada no dia 24 em família, tal como também um presépio enquanto na cozinha se preparam os petiscos. As tradições a nível de comida em cima da mesa variam. As opiniões e tradições mudam consoante a região e costumes familiares. Em muitas famílias, há uma festa, que geralmente consiste em ganso assado e bolinhos ou a carpa tradicional de Natal. Em outras famílias, a grande festa é adiada para o primeiro ou segundo dia de Natal e véspera de Natal há apenas um fast food, como salsichas com salada de batata. Para que as crianças não tenham de esperar tanto tempo para a confusão da noite que é o culminar com o abrir das prendas, estas jantam antes.  Antes de serem distribuídos e abertos os presentes que estão de baixo da árvore, há famílias que têm como tradição ler histórias de Natal e cantarem juntos no final. Após estes momentos agitados e de alarido é altura de irem à Missa do Galo  - pelo menos para o típico católico.

O dia de Natal

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

Na maioria dos países é a 25 de Dezembro o pico do Natal. Na Alemanha, eles comemoram estes dias sem confusão: em casa, aproveitando todas as deliciosas comidas com a presença incondicional da família. Os dois feriados oficiais também são usados para isso, para visitar parentes e amigos e para terminar a época de Natal o mais confortável e relaxado possível.

Era conhecedor destes costumes?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!