Natal no Brasil – Costumes e Tradições

Art de la table Christmas, studioReskos studioReskos Espaços
Loading admin actions …

Como todos sabemos o Natal está apenas há alguns dias de distância e, por isso mesmo, a homify decidiu escrever mais um artigo sobre o mesmo, mas desta vez sobre as tradições e costumes no Brasil.

O Brasil é um país muito vasto e, por vezes, os costumes natalícios variam de acordo com as suas diferentes regiões. O Natal é sempre a época mais especial do ano, todos ficamos em puglas, à espera do dia de montar a árvore, de comprar presentes, de assistir aos tradicionais filmes de Natal e, claro, de satisfazer aquela vontade dos pratos tradicionais que só comemos nesta época.

Para os brasileiros, a maior tradição a nível de pratos natalícios é o peru de Natal! As tradições deles estão baseadas nas demais tradições de Natal espalhadas pelo mundo: as decorações, o peru, as luzes, etc. Resumindo: todas estas tradições chegaram ao Brasil e adaptando-se à cultura e ao clima deles.

E por isso, hoje decidimos mostrar-vos mais um bocadinho dos costume deste país com base nos projetos lindos de ótimos profissionais da nossa plataforma.

As Luzes

Esta é sem dúvida uma tradição que o povo brasileiro adotou de vez. Adoram luzes e mal começa o mês de Dezembro é possível avistar logo muitas casas e edifícios todos cobertos com luzes.

Neste detalhe decorativo, poucos são aqueles impõem grandes regras, deixando a criatividade falar mais alto. As luzes e a decoração encontram-se em todos os lugares, espalhadas por todo o país, independentemente das regiões.

Para melhorar o aspeto da sua casa, escolha lâmpadas bem coloridas para a fachada!

O Papai Noel

O Papai Noel, como é chamado carinhosamente por todos os brasileiros, nesta altura do ano será facilmente encontrado em todos os lugares. Vêem-se principalmente em lojas e centros comerciais, mas nas decorações em casa também está sempre presente.

A assiduidade do mesmo, é algo comum desde o início de dezembro, onde se encontram anúncios publicitários na televisão e na rádio. Nos centros comerciais, ele é certamente a figura mais marcante. As crianças adoram sentar ao colo dele, tirar fotografias e puxar a barba. E aproveitam, claro para pedir guloseimas e fazerem os seus pedidos para as prendas para dia 25. 

A preparação da ceia

Quem não gosta de preparar a ceia de Natal em família, mesmo sabendo que demora o dia inteiro a ficar concluída?

Na tradicional ceia brasileira não pode faltar o peru, o tender (uma espécie de presunto brasileiro), o bacalhau, a farofa, o salpicão, a rabanada e o panetone (a origem é Italiana mas eles adoptaram como sendo uma das sobremesas mais típicas. Ele é idêntico ao nosso bolo rei e existem duas versões: com frutas cristalizadas ou chocolate). Os brasileiros esperam o ano todo para conseguirem se deliciar com estas iguarias.

O Presente Perfeito

Normalmente, o Natal é uma época de confraternização e de gratidão, porém o que também não falta são os presentes! As longas idas aos centros comerciais fazem-se acompanhar com uma lista de nomes das pessoas a quem quer oferecer.

Depois de compradas são colocadas de baixo da árvore de Natal. No Brasil muitas famílias entregam os presentes no dia 24, mas há quem espero pela manhã de 25. Este costume varia de região para região e de família para família. 

A Ceia de Natal

No Brasil, a ceia de Natal é preparada de véspera. Ao aproximar-se do final do dia 24 começa-se a organizar a refeição do dia seguinte. No dia 25 inicia-se a celebração do Natal. As pessoas, geralmente, ceiam no dia 24 e no dia 25 fazem um almoço para reunir os familiares e amigos. A ceia de Natal envolve muitos preparativos e rituais. Tudo para que a noite de Natal seja simplesmente perfeita.

O primeiro passo é pensar na decoração especial para esse dia. Muitas famílias gostam de decorar a mesa com uma toalha bem alegre e colocar muitas frutas para combinar com o clima super tropical que se faz sentir nesta altura do ano no Brasil.

A ceia brasileira é diferente de todos os outros países, pois esta é servida mesmo à meia noite. Mas claro, famílias com crianças jantam um pouco mais cedo. Tradicionalmente, após a ceia de Natal familiares e amigos reúnem-se na sala, onde é realizada a troca de presentes e a brincadeira do amigo secreto. Aqui, aproveitam para se divertir e conviver.

A Árvore de Natal

Como já referimos, este é de certeza o costume mais popular do país inteiro. A árvore de Natal está sempre presente em todos os tamanhos, formatos e estilos e encontra-se durante o mês de Dezembro em todas a árvore as casa do Brasil.

Muitos brasileiros colocam os seus presentes de baixo da árvore até dia 24 à meia noite, quando é costume fazer-se a entrega dos mesmos. As árvores são na sua grande maioria todas artificiais e a decoração da mesma, é bastante variada. 

Tradições do Brasil: Enfeites à Mesa de Natal

Uma mesa natalícia brasileira é sempre bem enfeitada. E isso não significa, necessariamente, total sofisticação. Este exemplo na imagem é tradicional e algo rústico, uma ótima solução de organização e decoração.

Apostar em cores neutras, tons clássicos, bordados, laços e tecidos como o linho é uma ideia perfeita para compor muito bem a decoração da mesa. E para quem gosta de detalhes mais arrojados, uma toalha de mesa temática bem colorida será uma ótima escolha.

Natal no Brasil: Celebração ao ar livre

E um dos prováveis costumes do Brasil que virá para ficar, é a celebração ao ar livre. Além de aproveitar muito bem o clima tropical brasileiro, juntar a família ao ar livre é uma ótima maneira de evitar os riscos do coronavírus.

Quer continuar a descobrir mais inspiração natalícia? Descubra estes 15 quintais perfeitos para se inspirar e celebrar ao ar livre.

O Natal está aí à porta! Venha descobrir as tradições brasileiras.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista