Natal no Brasil – Costumes e tradições

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Como todos sabemos o Natal está apenas à alguns dias de distância e por isso Homify decidiu escrever mais um artigo sobre o mesmo, mas desta vez sobre as tradições e costumes no Brasil. O Brasil é um país muito grande e os costumes natalícios ás vezes variam de acordo com as diferentes regiões.  O Natal é sempre a época mais especial do ano, toda a gente fica ansiosa à espera do dia de montar a árvore, de comprar presentes, assistir os tradicionais filmes de Natal e claro a satisfazer aquela vontade dos pratos tradicionais que só comemos nessa época. Para os brasileiros, a maior tradição a nível de pratos natalícios é o peru de Natal! As tradições deles estão baseadas nas demais tradições de Natal espalhadas pelo mundo: as decorações, o peru, as luzes, etc. Resumindo: todas estas tradições chegaram ao Brasil e adaptando-se à cultura e ao clima deles.

E por isso, hoje decidimos mostrar-vos mais um bocadinho dos costume deste país!

As Luzes

Terraços  por Cannata&Partners Lighting Design
Cannata&Partners Lighting Design

Private Villa in French Riviera

Cannata&Partners Lighting Design

Esta é sem dúvida uma tradição que o povo brasileiro adoptou de vez. Adoram luzes e mal começa o mês de Dezembro é possível avistar logo muitas casas e edifícios todos cobertos com luzes. Neste critério ele não impôem regras e deixam a criatividade falar mais alto. As luzes e a decoração encontram-se em todos os lugares espalhadas por todo o país, independentemente das regiões.

O Papai Noel

Casa  por EuroNatale SRL
EuroNatale SRL

Babbo Natale

EuroNatale SRL

Papai Noel, como é chamado carinhosamente por todos os brasileiros nesta altura do ano consegue será facilmente encontrado em todos os lugares. Vêem-se principalmente em lojas e centros comerciais, mas nas decorações em casa também está sempre presente. A assiduidade do mesmo, é algo comum desde o início de Dezembro onde se vê anúncios publicitários na televisão e na rádio. Nos centros comerciais, ele é  certamente a figura  mais marcante. As crianças adoram sentar ao colo dele, tirar fotografias e puxar a barba. E aproveitam, claro para pedir guloseimas e fazerem os seus pedidos para as prendas para dia 25. 

A preparação da ceia

Quem não gosta de preparar a ceia de Natal em família, mesmo sabendo que demora o dia inteiro a ficar concluída?

Na tradicional ceia brasileira não pode faltar o peru, o tender (uma espécie de presunto brasileiro), o bacalhau, a farofa, o salpicão, a rabanada e o panetone (a origem é Italiana mas eles adoptaram como sendo uma das sobremesas mais típicas. Ele é idêntico ao nosso bolo rei e existem duas versões: com frutas cristalizadas ou chocolate). Os brasileiros esperam o ano todo para conseguirem se deliciar com estas iguarias.

O presente perfeito

Lojas e espaços comerciais  por Selfridges
Selfridges

Christmas Window

Selfridges

Normalmente o Natal é uma época de confraternização e de gratidão, porém o que também não falta são os presentes! As longas idas aos centros comerciais fazem-se acompanhar com uma lista de nomes das pessoas a quem quer oferecer. Depois de compradas são colocadas de baixo da árvore de Natal. No Brasil muitas famílias entregam os presentes no dia 24, mas há quem espero pela manhã de 25. Este costume varia de região para região e de família para família.  

A Ceia de Natal

Sala de jantar  por gabel

No Brasil, a ceia de Natal é preparada de véspera. Ao aproximar-se do final do dia 24 começa-se a organizar a refeição do dia seguinte. No dia 25 inicia-se a celebração do Natal. As pessoas geralmente ceiam no dia 24 e no dia 25 fazem um almoço para reunir os familiares e amigos. A ceia de Natal envolve muitos preparativos e rituais. Tudo para que a noite de Natal seja simplesmente perfeita. O primeiro passo é pensar na decoração especial para esse dia. Muitas famílias gostam de decorar a mesa com uma toalha bem alegre e colocar muitas frutas para combinar com o clima super tropical que se faz sentir nesta altura do ano no Brasil. A ceia brasileira é diferente de todos os outros países, pois esta é servida mesmo à meia noite. Mas claro, famílias com crianças jantam um pouco mais cedo. Tradicionalmente, após a ceia de Natal familiares e amigos reúnem-se na sala, onde é realizada a troca de presentes e a brincadeira do amigo secreto. Aqui, aproveitam para se divertir e conviver.

A árvore de Natal

Salas de estar campestres por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Como já referimos, este é de certeza o costume mais popular do país inteiro. A árvore de Natal está sempre presente em todos os tamanhos, formatos e estilos e encontra-se durante o mês de Dezembro em todas a árvore as casa do Brasil.

Muitos brasileiros colocam os seus presentes de baixo da árvore até dia 24 à meia noite, quando é costume fazer-se a entrega dos mesmos. As árvores são na sua grande maioria todas artificiais e a decoração da mesma, é bastante variada. 

Já lhe mostrámos anteriormente os costumes e tradições na Alemanha e em Espanha. Hoje o país escolhido foi o Brasil.  Conseguimos com facilidade perceber que existem imensas  maneiras de celebrar o Natal, tudo varia consoante as influências culturais e étnicas de cada país.

E hoje é dia 10 ! Aproveite, o Natal está aí à porta !
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!