Design criativo com cartão

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Hoje falamos-lhe do cartão como uma solução no fabrico de mobiliário para sua casa. A nossa sociedade caminha lado-a-lado com a consciência do impacto ambiental, e as suas acções sobre a natureza podem significar a evolução ou a destruição do planeta. No entanto, o design procura juntar-se cada vez mais às causas ambientais, contribuindo com novas ideias e com uma maior sensibilidade social.  A procura de novos materiais ecológicos e biodegradáveis são as principais premissas do design contemporâneo, e o resultado da união entre todos os elementos, poderá resultar no sucesso das propostas. Sendo cada vez mais práticos e resistentes, esteticamente atraentes, estes  materiais contrariam as tendências. Com o uso do cartão, abre-se assim um novo campo de experiências na arquitectura e no design. Através de processos como a reciclagem, a produção de novos materiais atinge um outro patamar em várias áreas: design, arquitectura, decoração, entre outros. O uso de mobiliário em cartão está na moda, e facilmente poderá encontrá-lo à venda. Para a sala de estar, quarto, cozinha ou até para um escritório, a sua renovação e reaproveitamento são   as grandes vantagens deste material.

Perante isto, hoje mostramos-lhe alguns exemplos de mobiliário em cartão,  que poderão ser alternativas e elegantes,  em cada espaço de sua casa!

Resistência e durabilidade

Se o leitor procura ajudar um objecto com um design único e amigo do meio ambiente, poderá não resistir em experimentar esta cama, construída com cartão reciclado. Embora possa parecer impossível,  o cartão é um material capaz de criar todo o tipo de móveis. Na verdade, este material é muito resistente! A chave do sucesso esta na aplicação de  várias camadas de papel sobrepostas entre elas. Esta técnica traz consistência ao material. Para além disso, a camada superior recebe na maioria dos casos, um acabamento diferente e mais forte.

Para todo o tipo de mobiliário

Casa  por K-LO TALLER DE ECODISEÑO,S.L.
K-LO TALLER DE ECODISEÑO,S.L.

LÁMPARA DE CARTÓN TORBA Color Avellana

K-LO TALLER DE ECODISEÑO,S.L.

Falar do cartão como material para o design, é abordar uma relação duradoura e firme que tem crescido ao longo das décadas. Todo o tipo de acessórios podem ser criados e imaginados, e neste caso, para a decoração de sua casa, a quantidade soluções é deveras enorme. Um vez provado que o cartão possui uma grande resistência e durabilidade, novos objectos aparecem todos os dias. Nesta imagem, a empresa espanhola K-LO Ecodesign apresenta-nos um design elegante para um candeeiro.  Este é um objecto que é feito pela sobreposição de pedaços circulares de papel Kraft ondulado, tornando-se orgânico e esteticamente agradável de ter dentro do quarto.

Mesas para a sala de estar

Sala de estar  por Dmdesign

A mesa é aquele elemento que não pode faltar na nossa sala de estar, e o cartão é um material fantástico e que possibilita diversas opções para a sua construção.  Neste caso, o desenho é italiano e consiste em dezanove peças montadas em conjunto. A mesa  vem com manual de instruções para conseguir montá-la devidamente, e no final, uma tampa de vidro é encaixada  neste elemento, tornando-a única e original, atraente e prática.  Esta mesa é certamente, uma elegante peça de design que poderá  conquistar  o mercado e o futuro da decoração nas habitações!

Cozinhando com o cartão

  por SERISAN

Já alguma vez pensou na possibilidade de ter uma mesa de cartão na sala de jantar, ou na cozinha? Nesta proposta, para além da mesa alta, também foram colocados alguns bancos altos em cartão, e as suas superfícies possuem um acabamento tradicional.  No entanto, podemos decorar o nosso mobiliário e pintá-lo, com um spray de cores mate, juntamente com outro tipo de pintura. Perante as inúmeras possibilidades para a sua decoração, nada melhor do que chamar as crianças e divertirem-se a pintar o cartão!

Padrões e cores

  por SERISAN

Por fim, pode também jogar com a estética do mobiliário, aplicando todo o tipo de cores e padrões. Este exemplo que apresentamos, é uma cadeira desenhada pelo estúdio da espanhola Serisan e é uma proposta que utiliza material biodegradável e sustentável. O seu fantástico padrão combina na perfeição com a sala de estar, trazendo mais elegância a esse espaço!

Interessou-lhe este artigo? Deixe o seu comentário na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!