Em busca das texturas perfeitas

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Para completar o seu dia, apresentamos-lhe uma selecção única de texturas de paredes, as tais que encontramos no interior e exterior das habitações. Por vezes sentimos que estamos limitados, e quando chega a hora de decidir como revestir o interior da nossa casa, ficamos um pouco desorientados. No entanto, os arquitectos de interiores reconhecem esse problema e tentam arranjar alternativas e novas soluções que possam facilitar o processo. Para lá do papel de parede, do tradicional azulejo de parede ou das simples paredes caiadas a branco, existe também uma ampla gama de possibilidades ao nível das texturas, que podemos explorar. Desde da velha pedra ao tijolo, betão, madeira, entre outros, esta variedade de materiais, sintéticos ou naturais,  conseguem dar-nos uma ideia  totalmente diferente na composição de um interior ou exterior da habitação.

Portanto, se você é daquelas pessoas que não se conforma com as soluções tradicionais,  este é o artigo ideal para si! Venha daí e inspire-se com a homify!

Pedra, um material clássico

O uso da pedra na arquitectura, como material principal, é algo que nunca esteve fora de moda e que já nos acompanha há imenso tempo, aqui nos artigos da homify.  Sabemos que a construção de paredes em alvenaria pode ter uma relação fantástica com os restantes materiais e pode cruzar-se com estilos diferentes.  A pedra pode-nos surpreender ao incluir-se no design contemporâneo de habitações. Tal como vemos nesta moradia em Valladolid, apresentada pelo atelier ADDEC Architects, a fachada principal é composta por pedra local.  Mas se queremos que as nossas escolhas não se resumam a uma questão estética, é importante lembrar que a pedra é um óptimo isolante, tanto para manter a casa fresca no Verão e isolamento contra o frio no Inverno. Portanto, use a pedra, sem receio e com inspiração!

Superfícies em madeira

Salas de estar rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Chalet Gstaad

Ardesia Design

A sua superfície mesclada por tons acastanhados e por vezes amarelados, representam toda a vivacidade e identidade deste período do ano. Para criar uma singularidade e uma estética visual personalizada, procure nos elementos inerentes à Natureza, as respostas à decoração do seu lar. O uso da madeira como material principal garante um conforto ergonómico, uma resistência e uma durabilidade elevada tal como  uma qualidade espacial única.  No entanto, não descarte o uso de outros materiais na decoração de cada espaço , tais como tecidos ou vidros, que criam diferentes ambientes no interior da sua casa (na imagem, uma vista da sala de estar do projecto Chalet Gstaad por Ardesia Design).

Peles interiores e exteriores

Os painéis de xisto ou ardósia, podem ser uma excelente solução para quem possuí baixos orçamentos e procura algo com um toque rústico em sua casa. Hoje em dia, o mercado dos materiais de construção oferece-nos uma variedade de opções, quer nos tamanhos, cores ou texturas no fabrico de painéis em pedra. Os acabamentos são cada vez mais naturais e menos sintéticos. A sua instalação não é complicada e com um pouco de habilidade, retiramos todo um surpreendente efeito, tal como podemos observar nesta imagem. 

Paredes rebocadas

O reboco é um tipo de acabamento usado para as paredes, e que pode ter vários tipos de acabamentos. Um deles, e muito usado, é o alisamento. Este tipo de acabamento faz com que as paredes se apresentem mais limpas e elegantes, trazendo consigo uma geometria pura e única. Usado praticamente em toda a parte do mundo, este tipo de revestimento procura suavizar os interior, e a sua textura pode variar consoante a o tipo e a quantidade de areia usada durante o processo de fabrico.

Betão polido

Como exemplo final, deixamos o betão polido. Os efeitos que se podem adquirir com o uso do betão no interior, assumem uma delicadeza e expressão fantástica. Para esta cozinha, um projecto de renovação do arquitecto Paco Zeara, o resultado foi surpreendente. Este espaço adquiriu um estilo minimalista mas muito personalizado e elegante. O uso de betão aparente para as diferentes áreas da habitação, tem sido muito procurado e estudado, havendo quem opte por espalhar este material de uma forma ampla pela habitação, despromovendo os revestimentos de parede desnecessários e exagerados.

Interessou-lhe este artigo? Comente na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!