Quarto principal: Quartos rústicos por Casa do Páteo

Casa do Pátio: uma transformação incrível!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É algures na imensidão da serra do Caramulo que se situa uma pequena aldeia chamada Lourizela. Ali a tradição e o costume andam de mãos dadas, a história permanece e a alma persiste. Neste lugar situa-se a Casa do Pátio, uma habitação destinada a turismo rural.

O turismo rural tem vindo a juntar cada vez mais adeptos. Ao permitir um contacto directo com o ambiente e a natureza, o turismo rural surge cada vez mais como uma opção forte nos destinos de férias dos portugueses. Hoje vamos conhecer uma casa antiga que sofreu uma transformação incrível.

Hoje em dia verifica-se uma grande sobreposição dos mecanismos globais aos locais e é por isso que este tipo de projectos assumem uma relevância extrema, ao contribuírem para a imortalização de um tipo de arquitectura tradicionalmente portuguesa. 

Está pronto para conhecer a magnífica intervenção de reabilitação na Casa do Pátio?! Venha daí!

Antes: a fachada

ANTES - Fachada:   por Casa do Páteo
Casa do Páteo

ANTES – Fachada

Casa do Páteo

A Serra do Caramulo tem cerca de 1076.57 metros de altitude e situa-se numa região de transição da Beira Alta para a Beira Litoral. Esta Serra é conhecida pelas suas célebres águas que estão na origem da marca da água do Caramulo.

Antes da intervenção a casa estava degradada e a precisar de uma reabilitação urgente. A fachada integralmente construída em pedra revela um estilo rústico e tradicional que geralmente se encontra nas aldeias do centro/norte de Portugal. 

Depois: renovação total!

DEPOIS - Nova fachada: Casas rústicas por Casa do Páteo
Casa do Páteo

DEPOIS – Nova fachada

Casa do Páteo

Depois da intervenção a fachada ganhou uma nova face, mantendo no entanto as suas características principais. Onde havia buracos ou falhas, novas pedras foram colocadas e os espaços vazios devidamente preenchidos com cimento. O objectivo da intervenção foi o de manter exactamente o mesmo aspecto e através do mesmo método construtivo, reconstruir, reparar e renovar, se necessário. Para este efeito, também as caixilharias das janelas foram substituídas de modo a efectuar um melhor isolamento térmico proporcionando mais conforto no interior da habitação.

Antes: um pátio degradado

ANTES - Arquitetura da casa:   por Casa do Páteo
Casa do Páteo

ANTES – Arquitetura da casa

Casa do Páteo

O pátio era um local com um potencial incrível, no entanto devido às suas más condições este encontrava-se completamente abandonado e inutilizável. A própria estrutura da casa apresentava já algumas debilidades nomeadamente na zona do telhado pelo que, uma intervenção era urgente sob o risco de perder todo este potencial. 

Curioso para ver o resultado final?

Depois: Um pátio moderno!

Vista do pátio: Jardins de Inverno rústicos por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Vista do pátio

Casa do Páteo

Depois da intervenção não conseguimos acreditar na transformação radical que este espaço sofreu.Onde antes existia um espaço abandonado e sem alma, encontra-se agora um magnífico pátio, com muito para oferecer. Actualmente este é um espaço dedicado a funções de lazer e com um carácter social. É aqui que os hóspedes se podem reunir e partilhar conversas e momentos únicos num ambiente familiar e acolhedor.

Interiores rústicos e modernos

Corredor de acesso aos quartos/ sala: Corredores e halls de entrada  por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Corredor de acesso aos quartos/ sala

Casa do Páteo

No interior conseguimos respirar uma aura rústica e tradicional, no entanto o ambiente é de descontracção e é moderno. Desde o pavimento ao tecto, tudo foi renovado e o resultado está à vista! Um espaço fantástico e rejuvenescido que mantém o seu carisma tradicional e antigo.

Uma das características principais desta casa é a sua orientação para o pátio interior, daí o seu nome Casa do Pátio. Esta estratégia permite obter uma iluminação uniforme no interior da habitação privilegiando, ao mesmo tempo, a ventilação natural.

Mezzanine com vista para o pátio

Vista da sala de estar (mezzanine) para o pátio: Salas de estar rústicas por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Vista da sala de estar (mezzanine) para o pátio

Casa do Páteo

Ainda no espaço comum da habitação encontramos uma fantástica mezzanine com vista para o pátio que há pouco observámos. No interior predominam os tons dos elementos naturais, como a pedra e a madeira. O facto da materialidade ser natural contribui em muito para a sensação de conforto que este ambiente transmite.

Iremos agora mostrar-lhe as várias tipologias de quartos existentes nesta casa destinada a turismo rural.

Um quarto tradicional

Quarto de hóspedes: Quartos rústicos por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Quarto de hóspedes

Casa do Páteo

É importante salientar que uma habitação de turismo rural possui determinadas características que a diferenciam de outros tipos de turismo. Neste sentido, ao visitar uma casa rural, poderá contar com um atendimento personalizado bem como espaços distintos não standartizados extremamente acolhedores e confortáveis, como se tratasse da sua própria casa! Essa é talvez uma das maiores vantagens de optar por umas férias rurais em família.

Esta imagem mostra-nos um dos quartos da Casa do Pátio. Para que a experiência do turismo rural fosse enquadrada na sua totalidade, foi necessário ter em conta todos os pormenores nomeadamente o mobiliário, decoração e acessórios. Como exemplo, podemos observar a cama de madeira tradicional e rústica coberta com um mosquiteiro. 

Descanso rural

Quarto principal: Quartos rústicos por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Quarto principal

Casa do Páteo

Esta perspectiva dá-nos a conhecer outro dos quartos desta habitação de turismo rural. Esta divisão continua a transparecer e evidenciar uma aura rústica, acrescentado, no entanto, alguns detalhes modernos. Neste quarto o mobiliário branco transparece um carácter mais jovem e fresco. Esta abordagem foi uma forma simples de aligeirar o ambiente. A parede de pedra escura e a cobertura de madeira natural possuem uma presença notável no espaço, desta forma o mobiliário escolhido foi o mais simples e claro possível de forma a equilibrar a composição geral. O resultado final é um quarto extremamente harmonioso, confortável e rústico com um toque moderno!

Quartos partilhados

Quarto das crianças: Quartos de criança rústicos por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Quarto das crianças

Casa do Páteo

Por fim, mas não menos importante, mostramos-lhe um quarto partilhado. Este é perfeito para amigos que viagem em grupo, crianças ou até pessoas que procurem um método alternativo e mais económico de viajar e passar férias. Este quarto oferece a possibilidade de albergar várias pessoas oferecendo uma hipótese alternativa, que hoje em dia se tem vindo a tornar cada vez mais frequente.

Casa de banho com memória

Terminamos este artigo com um pormenor incrivelmente especial e característico presente numa casa-de-banho da Casa do Pátio. Uma divisão rústica que preserva a sua essência através dos detalhes construtivos característicos de uma época distinta. 

É fã deste tipo de arquitectura rústica? Verifique neste livro de ideias as mais fantásticas casas-de-banho com inspiração rústica!

É fascinado por este tipo de projectos rústicos de reabilitação? Conte-nos tudo através da caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!