homify 360°: uma casa de campo ecológica

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

É prática habitual em Espanha fazer-se escapadelas de fim-de-semana em casas de campos. Com um conjunto de calçado e roupa adequados, fazemos as malas e fugimos ao rebuliço da grande metrópole rumo a um retiro campestre onde poderemos respirar ar puro e fresco e, desfrutar de uma tranquilidade imensa ainda que seja por apenas dois dias. 

O Parque Natural do Montseny parece-nos um bom destino. Declarado pela UNESCO como reserva da biosfera, este parque natural é o mais antigo na região da Catalunha e representa um mosaico de paisagens mediterrânicas e centro-europeias. Inserida neste local encontramos esta casa de campo de madeira. Ela camufla-se e mistura-se no meio da natureza, contando com um amplo jardim que se funde na mesma. 

Uma envolvente de sonho

Telhados inclinados e de madeira escura: o exterior desta casa de campo em Montseny é bastante acolhedor. A partir de uma rua pouco transitada acedemos por um caminhinho à casa. Ali, uma estrada cercada por sebes e flores leva à porta de entrada: um espaço aberto, mas protegido suaviza a transição entre o interior e exterior e é útil para procurar as chaves da casa.

A sala de estar

O volume mais elevado da casa localiza-se no lado oposto à entrada e dá forma à sala de estar. Grandes janelas abrem vistas para o campo: vegetação abundante e montanhas verdes avizinham-se perto de nós e convidam-nos à evasão. O interior é revestido com os materiais mais quentes: paredes de madeira no interior e no exterior da casa, pavimentos em madeira de pinho, uma lareira moderna e uma paleta de cores suaves. Os tectos altos são usados para construir um loft de pé direito duplo. Um espaço que é ainda inundado pela luz natural que irrompe pelas grandes janelas da sala e, que amplia com o espaço da sala e com os envidraçados do mezzanine à direita. 

A sala de estar está ligada a um grande terraço de madeira para o jardim. Quando o tempo está bom, a vida transporta-se para fora da casa onde diferentes peças de mobiliário permitem viver confortavelmente no exterior. Além da sala de estar, esta moradia de 170 metros quadrados tem 3 quartos, nos quais um deles tem um closet, 2 casas de banho, sauna, cozinha e despensa.

O quarto

Com um telhado de mansarda e um revestimento totalmente feito em madeira, este quarto apresenta-se com um estilo que tem tanto de rural como de encantador e tranquilo. O mobiliário é funcional e reduzido ao essencial, enquanto que a  decoração se centra em cores e padrões quentes, como podemos ver aplicados aos tapetes, almofadas e colcha da cama. 

A casa de banho

Também ela pensada num estilo que cruza o rural com o moderno, a casa de banho foi revestida com mosaicos em tons pastel e chocolate, criando uma vez mais um ambiente acolhedor. O mobiliário é de madeira escura e a decoração uma vez mais reduzida ao elementar, como acontece no resto da casa.

Ecologia

A envolver a casa está um enorme jardim com relva directamente ligado à natureza. Uma rede suspensa que podemos observar no lado esquerdo da imagem, parece-nos o lugar perfeito para relaxar a ler um livro ou simplesmente para apanhar uns valentes banhos de sol no Verão. 

Do ponto de vista construtivo, esta casa tem um design ecológico e climático. Ela é construída com uma estrutura de madeira, isolamento natural, tintas e vernizes minerais de origem natural que proporcionam uma elevada eficiência energética.

O que lhe pareceu este nosso artigo? Faça-nos chegar a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!