Tapetes para a sua sala de jantar e sala de estar!

sofiapega sofiapega
Vivienda en Villagarcía, Nan Arquitectos Nan Arquitectos Salas de jantar minimalistas
Loading admin actions …

Tapetes são sinónimo de conforto… E toda a nossa casa deve estar recheada de conforto, ou seja, de tapetes! É fantástico acordar e pisar de imediato um tapete fofinho, chegar à casa de banho e fazer a nossa higiene a pisar um tapete macio e, é claro, ao fim do dia estar a conviver com a família na sala – sala de estar ou sala de jantar –, que é tão confortável por ter um tapete também. E é mesmo dessas duas divisões que hoje lhe vamos falar, da sala de estar e da sala de jantar. Vamos mostra-lhe 5 tapetes para a sua sala de estar e 5 tapetes para a sua sala de jantar. Verá como tornam o espaço muito mais confortável e que dão um toque especial fantástico na decoração. Vamos começar nas salas de estar e acabar nas salas de jantar. Continue a ler e inspire-se com a homify para tornar a sua casa um espaço onde todos gostam de estar!

Geometria

Vamos começar por este tapete cinzento meio geométrico com linhas brancas que “desenham” losangos. Quando olhamos para o resultado final da decoração desta sala, dizemos, com todas as certezas, que o tapete é o centro das atenções. Apesar de ser cinzento, uma cor bastante neutra, a sua geometria realça-o nesta que é uma sala tão simples e moderna ao mesmo tempo. É interessante ver como o tapete resultou tão bem com o papel de parede que imita madeira pois, apesar de serem padrões tão diferentes, ficam muito bem juntos. São as linhas direitas e as cores dos candeeiros, cadeira e mesa de apoio, bem como o resto da mobília, que fazem com que o tapete fique tão bem nesta decoração!

Pavimento ou tapete?

Quando o tapete se confunde com o chão é sempre bom sinal! Significa que temos conforto a dobrar, triplicar, quadruplicar… Em vez de termos um tapete pequenino numa zona, temos todo o chão da sala coberto com o tapete enorme. Até parece alcatifa! Neste projecto do atelier Mader Arquitetos Associados, temos um tapete muito grande, sob toda a zona de estar – sofás, cadeiras, mesa de apoio – e é notável que é um tapete muito macio e fofinho. Temos todos vontade de andar descalços lá, não é? Não há mais chão frio para ninguém!

O mais fofinho

homify Salas de estar modernas

Ao ler o título até parece que estamos a falar de um peluche. Mas não! Estamos é a falar de um tapete que é tão fofinho como um peluche. Ao contrário do tapete anterior que, apesar de ser macio, tem o “pelo” mas curto, este é feito de linha mais comprida, sendo ainda mais macio e confortável. Aposto que já pensou “até para dormir deve ser bom!”, e provavelmente é mesmo! A cor do tapete funcionou muito bem com os cinzentos e castanhos da mobília!

Original e colorido

De todos, o mais forma do normal e com a cor mais viva! É um tapete verde com um leopardo estampado. Todos nós pensaríamos “como iria incluir um tapete assim na decoração da minha sala?” e aqui está a resposta! Esta é uma sala de estar recheada de peças originais. Não só o tapete inesperado, como as mesas de apoio e até o sofá com um design muito moderno, sofisticado e criativo! A mistura arriscada de cores – castanho, amarelo, verde, azul, entre outras – ficou perfeita!

Padrão original

Passamos de uma decoração mais arriscada e moderna, para uma decoração mais clássica mas, ainda assim, moderna também! Temos, mais uma vez, uma mistura de cores: a mistura de amarelo limão com azul petróleo. Quando olhamos para os quadros espalhados pela sala, dificilmente quereríamos arriscar e pensar num tapete como o que Ana Cordeiro pensou. Mas ficou ou não ficou bem? Está perfeito! Parece que foi feito para esta sala, ainda que tenha um estilo tão diferente dos quadros. O tapete está dentro do estilo clássico dos sofás e mesa de apoio e é por isso que se integra tão bem nesta decorar. O resto são detalhes que complementam toda a decoração!

Elaborado

Passamos então às salas de jantar. Esta é a mais pequenina de todas, por aproveitarem uma divisão entre a cozinha e uma zona de estar para fazer a zona de refeições. A decoração do espaço está bastante simples e é daqueles casos em que são os detalhes que fazem a diferença. A começar pelo candeeiro amarelo, passando pela cadeira azul, a parede de tijolo e, é claro, terminando neste fantástico tapete elaborado. O que faz a interligação entre todos estes detalhes são as cores que resultam muito bem conjugadas.

Simples e eficaz

Não é o tapete mais confortável do mundo, é verdade. Mas faz com que esta sala de jantar (que está junta à cozinha) fique muito mais composta. É quase como uma divisão com zonas incompletas propositadamente, mas que no seu todo está completa. Por exemplo, o tecto parece que está inacabado, mas não. É algo propositado e, curiosamente, torna o candeeiro muito mais interessante, por exemplo, e realça todos os outros detalhes de iluminação e decoração. Tons neutros resultam sempre… Já lhe dissemos várias vezes!

Também há fofinho para as refeições!

É isso mesmo: também há fofinho para a sala de jantar! Este tipo de tapetes fofinhos e macios não são só ideais para a sala de estar, mas também para a sala de jantar. Como vemos neste projecto bem português de Tiago PatrícioRodrigues, este tapete funcionou muito bem debaixo desta mesa e cadeira com pés de metal, bem ao estilo dos anos 60. Quanto à mesa de jantar de vidro, por um lado, ocupa menos espaço fisicamente, e, por outro lado, ocupa menos espaço visualmente e é menos “agressiva” para com a decoração, realçando ainda mais o tapete! Por ser redondo, enquadra-se ainda mais e melhor, visto que a mesa é redonda também.

Grande para toda a divisão

Já lhe demos um exemplo de uma sala de estar em que o tapete enorme cobria o chão todo. Desta vez mostramos-lhe o mesmo mais numa sala de jantar, que está toda coberta por um tapete que torna o chão mais quente e apropriado para andarmos mais à vontade… Um espaço decorado com os mais variados móveis e materiais e que resultou muito bem!

Às riscas

Por último, mas não menos importante, mostramos-lhe este fantástico tapete e muito original! Um tapete às riscas azuis e cinzentas, tal como as cores das cadeiras. Pense que o tapete é um elemento essencial na decoração e que, se não tiver vontade de arriscar não conseguirá tirar partido deste elemento que é tão nosso amigo e nos ajuda a torna o nosso espaço mais confortável e agradável!

Qual foi a sua sala de estar e sala de jantar preferida? Diga-nos nos comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista