As letras mágicas – DIY

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Certamente não é novidade o que lhe vou mostrar hoje. Conhece as iniciais DIY? E o seu significado? 

DIY é uma abreviação de ’Do It Yourself, do inglês faça você mesmo, que equivale em português ao “faça você mesmo”. Traduz um espírito empreendedor e apostam em projectos que qualquer pessoa consegue realizar pelas suas próprias mãos. Portanto mini’projectos em que existe uma preocupação económica e financeira. 

Projectos fáceis e que com facilidade têm sucesso. A atitude DIY é obviamente associada ao pressuposto de que uma pessoa sozinha pode fazer um trabalho com originalidade, ficando ao nível de vários profissionais.

Estilo tropical

Arte  por binome

É fácil de adivinhar como surgiu o estilo tropical na decoração. Os primeiros moradores dos trópicos mobilavam  as suas casas com os elementos presentes na natureza, desde vários tipos de palmeira, a bambu, a flores e a frutas coloridas.

O tropical é um estilo descontraído, acolhedor e refrescante e pode ser ao mesmo tempo bastante sofisticado, com uma boa escolha de peças.  Apostar neste estilo, salpicando aqui ou ali com peças como almofadas, quadros, objectos e mesmo grandes vasos com flores tropicais vai ajudá-lo a ter atmosferas descontraídas e coloridas com facilidade.

Com estas dicas, fica mais fácil criar o seu próprio paraíso tropical dentro de casa e com as instruções de um bom DIY poderá criar uma almofada original como a da foto. As ideias são mais que muitas. Inspire-se !

Preso por um fio

Quarto  por homify
homify

Kleiderstange Swing

homify

E se no seu quarto, no seu closet apostasse numa estrutura para colocar mais roupa e acessórios mas desta vez feita por si? Mais original do que qualquer outra já comprada feita. Arrisque, compre os materiais que precisa ou veja se pode reaproveitar o que tem por casa e ponha mãos à obra.

Como pode confirmar pela imagem que partilhámos consigo é tão simples como parece. Quase nem precisa de  instruções para conseguir começar a fazer um igual. Olha-se e percebe-se de imediato quais os materiais necessários, de que maneira são unidos e que pormenores terá de ter em conta. Escolha um tecido que goste para dar cor, ou aposte em cabos coloridos. A criatividade não tem limites.

Sobre rodas

Sobre rodas ou estático encostado a um canto, a opção é sua !

Colocar rodizios/rodas num móvel pode alterar por completo o aspecto e a funcionalidade de um objecto. Na imagem vemos uma palete sobre rodas que serve de mesa de apoio. Esta encontra-se perto de uma janela onde é notória a entrada de luz natural – poderá ser usada como local de leitura tirando o máximo partido desta atmosfera luminosa.

A palete foi personalizada não só com a colocação de rodas como também na adição de uma gaveta e de um vaso embutido para posicionar plantas e flores. 

Mais um projecto DIY simples, prático e funcional !  Este é da KIMIDORI uma loja de mobiliário e acessórios feitos em madeira sediada na bela capital Alemã – Berlim.

Vida própria

Sala de estar  por homify
homify

Regalsystem Alma (DIY)

homify

Já imaginou algum dia que pode fazer uma estante apenas com o auxilio de caixas de madeira? Podem ser caixas compradas para o efeito ou apenas questionar os senhores dos mercados ou de garrafeiras, por caixas com aspecto mais usado, onde eram guardados legumes ou garrafas. Ás vezes, é com objectos que achamos já não têm vida própria que se criam autênticas obras de arte cheias de vida. Olhe para os objectos velhos que a rodeiam e dê-lhes outra oportunidade. O mundo é feito delas.. ! 

Se quiser algo mais neutro deixe a cor natural da madeira à vista ou aposte em branco ou cores pastel. Se o objectivo é destacar-se do resto do mobiliário que tem na divisão, escolha as cores que mais têm a ver consigo e não tenha medo de arriscar.

Já viu a possibilidade quem tem em poder criar uma estante baixa, alta, curta ou comprida? Só depende de como une as caixas umas às outras e para que finalidade quer o móvel. Porque não aplicar também umas rodas e poder andar com ele sempre atrás de si? Poderá dividir espaços com ele ou encostá-lo a uma parede.

Roupa flutuante

Corredor, hall e escadas  por ekomia
ekomia

Kleiderstange Walden

ekomia

Aposto que já deu por si a olhar para aquele canto no seu quarto, sala ou hall de entrada e pensar que falta ali qualquer coisa mas não sabe o quê! Veja blogues de decoração, compre revistas e principalmente esteja de olhos abertos. Há ideias giríssimas em todas as esquinas mas para as ver tem de estar receptiva a isso. Deixe-se relaxar e olhe para as coisas com olhos de ver, como se costuma dizer ! 

Imagine que vai a casa dos seus avós e o jardineiro anda lá a cortar aquela árvore centenária que andava a fazer estragos no piso do acesso à garagem. Desde criança que se lembra da dita árvore no jardim, a casa já não vai ser a mesma sem ela. A árvore tem um valor sentimental para si e nunca tinha reparado. Páre e pense. Que tal levar para sua casa um tronco ou um ramo da mesma? Veja a imagem. Lembrar-se-ia do que lhe acabei de dizer? Veja como é fácil! Cordas um ramo e alguém que faça furos no tecto…  

O interior da sua máquina da roupa

Arte  por Fraktali
Fraktali

Raumobjekt cap

Fraktali

Este talvez seja o exemplo mais excêntrico de todos os que mostrei neste artigo DIY. Pegar no interior de uma máquina de lavar roupa e dar-lhe outra função é preciso ter muita imaginação. Este tambor de máquina foi facilmente transformado em mesa de apoio com arrumação, com luz interior e com rodinhas. Tanta função num objecto só. E um objecto que de certo iria parar ao lixo mal a sua máquina decidisse deixar de funcionar.

É só mais um exemplo de como para fazer projectos deste género é só preciso estar com atenção redobrada aos objectos que a rodeia. 

Não é muito típico de Portugal, mas ha países em que as pessoas dão muito valor a peças em segunda mão. Ao ponto de existirem mercados ao fim de semana para efectuarem as suas vendas ou comprarem. As pessoas também esperam pelo fim semana para dar um jeito à casa e decidir que não querem mais aquele móvel ou aquela cadeira e colocam à porta do prédio, mesmo no passeio com um papel a dizer Leva-me!. Eu própria já levei objectos da rua para casa, pintei-os, adicionei-lhe outros pormenores e ficaram lindos e deram aquele toque especial que eu precisava em casa.

Apostar em objectos assim não é mais coisa de gente pobre. Está pelo contrário muito em voga.

Seja sincero, gostou? Deixe-me o seu feedback !
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!