1274-RM-0812: Salas de jantar rústicas por Oliveiros Grupo

Um lindo restaurante de campo!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Mais um projeto fantástico made in Portugal, pois claro!  

Da autoria do OLIVEIROS GRUPO, de Arcos de Valdevez, o projeto tratou da recuperação e ampliação de um edifício para se tornar num restaurante e receção de um complexo turístico de casas de campo que se está a construir no local.

Tendo como base os materiais naturais da construção original a recuperação utilizou pedra autóctone e madeira numa simbiose perfeita com o ambiente dos montes que a envolvem. Também nos interiores a pedra e a madeira reinam numa decoração rústica atual, com apontamentos de desenho moderno.

O objetivo foi conseguir uma casa com todo o ar campestre que já a caracterizava, mas com um tom moderno e todas as comodidades necessárias a este tipo de empreendimentos, e nós achamos que foi totalmente atingido.

Vamos conhecer este projeto espetacular e deleitar-nos não só com a construção em si, mas também com o seu enquadramento paisagístico!

Uma incrível fachada rústica com jardim incluído

1274-RM-0812: Casas rústicas por Oliveiros Grupo
Oliveiros Grupo

1274-RM-0812

Oliveiros Grupo

Pela sua implantação no terreno a vista da fachada principal sugere uma casa térrea, feita de granito e com os telhados inclinados revestidos de telha vermelha, muito típica do norte de Portugal. Mas como veremos mais à frente essa sensação é apenas uma ilusão de ótica, pois a casa tem dois andares e está alojada na vertente de um monte.

É fácil de ver como a pedra utilizada tem o mesmo tom das pedras dos montes em redor, como se a casa pertencesse ali desde sempre.

Por outro lado o trabalho paisagístico está muito bem conseguido, com as suas pedras estrategicamente colocadas a aparecer por entre a relva, diluindo-se na paisagem. Uma casa que dá a sensação de acolhimento necessária no meio da natureza agreste.

Uma paisagem imponente para uma casa que não o é menos!

1274-RM-0812: Casas rústicas por Oliveiros Grupo
Oliveiros Grupo

1274-RM-0812

Oliveiros Grupo

No flanco direito da construção podemos de imediato ver a varanda revestida de madeira de aspeto deliciosamente antiquado, mas perfeitamente moderna.

Se nos questionarmos sobre a opção de fechar a varanda, é interessante lembrarmos que o inverno é rigoroso por estas paragens, e que uma varanda aberta é uma área inutilizada no verão, daí esta opção estética e funcional ser muito vulgar por estes lados.

Assim é possível desfrutar da magnífica paisagem envolvente, sem sofrer as agruras do clima, ao mesmo tempo que se dá um caráter ainda mais diferenciador à arquitetura.

Exterior com direito a brincadeiras

1274-RM-0812: Casas rústicas por Oliveiros Grupo
Oliveiros Grupo

1274-RM-0812

Oliveiros Grupo

Na fachada posterior podemos apreciar em pleno toda a beleza desta casa, restaurante e receção! As amplas zonas envidraçadas abrem-se sobre o horizonte, deixando a luz solar em abundância e permitem uma vista única sobre os montes em redor.

Chamamos a atenção, uma vez mais, para os materiais utilizados, tanto para construir, como para complementar. Materiais naturais ou com o toque muito natural que não agridem a paisagem!

O parque infantil em madeira faz as delícias da pequenada que para estas bandas seja arrastada, enquanto a esplanada, com as suas mesas e cadeira de design súper original, dão todo o conforto aos adultos para momentos de relaxamento. Um espaço que apetece!

Perspetiva direita da fachada

1274-RM-0812: Casas rústicas por Oliveiros Grupo
Oliveiros Grupo

1274-RM-0812

Oliveiros Grupo

Desta perspetiva pouco conseguimos distinguir das áreas acrescentadas pela reconstrução . O revestimento em madeira casa na perfeição com a pedra quase em bruto, num continuo perfeito. Um pormenor muito interessante da fachada são os entalhes verticais na parede, revestidos de ripado horizontal em contraponto ao revestimento vertical… Um subterfúgio muito inteligente que permite a entrada de luz nos interiores, sem a normalmente obrigatória presença de janelas, e que contribui muito para embelezar e dar estilo à fachada!

A sala de refeições do restaurante

1274-RM-0812: Salas de jantar rústicas por Oliveiros Grupo
Oliveiros Grupo

1274-RM-0812

Oliveiros Grupo

Após a perfeição dos exteriores os interiores não poderiam desiludir, e de facto não o fazem!

Também lá dentro a pedra nua é rainha, mas a sua dureza fria é amenizada pelo abundante trabalho em madeira e pela presença de uma lareira , bem essencial a qualquer casa nestas paragens a norte. Mas esta não é uma lareira qualquer… É uma peça muito moderna, revestida do ripado de madeira que imprime o cunho único a esta casa.

O mobiliário, totalmente moderno e branco, é um feliz contraponto de minimalismo e contraste ao tom escuro das madeiras. Reflete a luz e torna o ambiente mais confortável, luminoso e requintado.

Chamamos também a atenção para o teto, com as vigas à vista, mas pintado de branco, o que lhe aumenta visualmente a amplitude sem abrir mão da beleza da madeira.

Uma sala de espera para se estar!

1274-RM-0812: Salas de estar rústicas por Oliveiros Grupo
Oliveiros Grupo

1274-RM-0812

Oliveiros Grupo

E por último a sala de espera, o local onde se passa algum tempo até ser conduzido aos quartos. No entanto neste magnífico espaço não se passa apenas algum tempo, pois a a sua beleza e conforto convidam a longas tardes de ócio!

Os modernos sofás unem-se à pedra rústica e cria o ambiente perfeito para desfrutar de um dos muitos livros que preenchem a estante junto à escada. E não há nada que clame por tempo e calma do que um bom livro…

As escadas de acesso aos quartos são modernas, muito modernas mas encaixam perfeitamente.

E repare na configuração das estantes! Acompanham a conformação dos degraus, revestindo a parede. Não é uma ideia excelente para fazer na parede das escadas lá de casa?

Um espaço perfeito que reproduz muito bem a alma do Minho da tela na parede!

Mas há muito mais casas campestres no nosso site! Venha conhecê-las.

O seu sonho era possuir uma casinha rústica no meio dos montes, ou prefere algo mais citadino?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!