Natal em Portugal: costumes e tradições

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

 O nascimento de Jesus é o significado do Natal hoje em dia e a sua comemoração anual é feita a 25 de Dezembro.

É através deste artigo que a equipa Homify quer resumir algumas das  tradições do nosso país. Mesmo sendo o nosso país pequenino há tradições e hábitos que variam de região para região. Mas o mais presente nesta altura é sempre a paz e a confraternização que queremos ter em família. Juntos imploramos por paz, saúde e alegria. É uma altura em que pensamos um pouco mais nos outros e estamos mais disponíveis e sensíveis em ajudar.

Resumindo: Natal é familia, amor e paz. Aproveite a sua da melhor maneira.

O pinheiro e o presépio

A árvore de Natal é quase como que obrigatória em todas as casas. Quando digo obrigatória refiro-me a como é usual ser feita em todas as famílias. Altura em que a mesma é montada varia em cada país e família. Umas mais tradicionais que outras, mas todas com o mesmo pretexto. Ainda assim, quase todas elas são ornamentadas com bolas de Natal, bolas essas que se tornaram praticamente num elemento obrigatório quando se trata de enfeitar a árvore. As luzes, pais Natal e outro tipo de enfeites continuam a ser destaque em todas as árvores de Natal.

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Nesta altura vemos presépios nas montras, nas ruas em tamanho real e o nosso que deve ser montado em casa junto da árvore ou num local mais especial, e em família. O significado prende-se com a referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

A consoada

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

Fazem parte dos pratos tradicionais da ceia de Natal dos nossos dias inúmeras receitas quer para a ceia propriamente dita quer para a sobremesa. O termo consoada refere-se não só à ceia de Natal em família mas também à entrega de prendas na época natalícia, como modo de demonstrar carinho e amizade pela pessoa a quem se oferece o presente. 

Hoje em dia, qualquer prato confeccionado com bacalhau poderá fazer parte da ceia de Natal. Dependendo da localização de cada um, existem outros tipos de pratos que fazem também parte da tradição portuguesa, como o o peru assado ou o polvo. 

As tradições variam consoante o país, onde os costumes são os mais diversos. Porem, o objectivo principal é igual em todo o mundo: unir a família e confraternizar, celebrando um tempo de paz e amor.

A troca de presentes

A troca de presentes por norma é feita à meia noite de dia 24. Na passagem de dia 24 para dia 25. Na maioria das famílias é realizada à meia noite, mas quando existem crianças ou pessoas  idade, a hora da distribuição dos presentes é adiada. Ou seja, é feita mais cedo.

Existem ainda famílias que apenas abrem os presentes na manhã de 25. A tradição é deixar um sapato ou pantufa de cada membro da família junto à lareira (por onde os miúdos acham que desce o Pai Natal) ou de baixo da árvore. Nessa mesma manhã, principalmente crianças estão entusiasmadas para descobrirem o que este ano terão direito.

Estes presentes em muitas famílias são apenas lembranças. Cada um poderá fazer algo manualmente e oferecer. Imagine: tem muito jeito para fazer doces. Porque não fazer em grandes quantidades, comprar frascos giros, adicionar-lhe alguma personalidade com enfeites e cor e oferecer a cada membro da família? Acredite que pode ser a única pessoa a fazê-lo este ano mas para o ano a ideia terá mais adeptos de certeza.

Para as crianças

Casa  por Mundo Raquel
Mundo Raquel

Calendario de Adviento

Mundo Raquel

Aqui referimo-nos ao calendário do advento mais numa vertente infantil mas é até bastante apreciada pelos adultos. A altura do advento corresponde às quatro semanas antes do Natal. Os cristãos consideram-no um tempo de preparação e de alegria que antecede o nascimento de Jesus. É um tempo para promover o arrependimento, a harmonia e a paz, e celebrar a vinda de Jesus Cristo à terra.

Entre os vários símbolos do Advento, encontramos a coroa de Natal ou grinalda do Advento. O uso de coroas como decoração é um costume antigo. 

Mais recente, certamente são calendários do advento onde crianças e graúdos comem os chocolates do seu interior. Mas opções mais modernas e económicas surgem todos os anos. Existem opções onde são retirados dia após dia tarefas a dividir em casa, ou coisas que estão pendentes e agora poderão ser feitas, quase como uma obrigação diária. Pequenas lembranças também podem estar dentro de cada casinha com o respectivo algarismo correspondente a cada dia. 

Out of the box

Se tem uma família pequena ou simplesmente porque não liga muito a toda esta euforia característica desta altura do ano, não se preocupe. Existem ideias giríssimas e literalmente ’out of the box’, como quem diz, diferentes e completamente diferentes das usuais propostas. 

Esta ideia pertence a… e na nossa opinão está super bem conseguida. Originalidade a cima de tudo!

Luz

Casa  por An Artful Life
An Artful Life

Cluster pendant light by House Doctor

An Artful Life

Luz é o que  queremos para um novo ano que está a chegar.

A passagem de ano, como o nome indica é o virar para um ano novo. É quando se reflecte sobre o ano que passou e se questiona porque e como os seus desejos foram ou não realizados. É com o bater da meia noite que em todo o mundo se festeja a chegada de uma nova fase que  acaba de entrar. Brinda-se com champanhe, beija-se as pessoas queridas e deseja-se votos de um próspero novo ano. Há ainda quem coma passas -12 unidades, cada uma respectiva ao mês do ano e se pede ao mesmo tempo desejos e sonhos. 

As atenções estão portanto, todas viradas para aspectos positivos e coisas boas. Esqueça por momentos aspectos menos bons e foque-se. O objectivo é ser feliz e realizado. Faça por isso !

O essencial

e não esqueça:

A mizade

M omentos

O ptimismo

R isos

E na sua cidade há alguma tradição que não tenhamos mencionado?Ajude-nos a completar a nossa base de dados.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!