Tapeçarias: 10 célebres modelos

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Se há coisa que anima as nossas casas e torna o espaço mais simples, num lugar animado e colorido, essa coisa são as tapeçarias. A grande vantagem das tapeçarias tem que ver com a facilidade com que elas podem ser trocadas e de imediato transformar todo um espaço. A variedade de escolha no que diz respeito a tapeçarias dá-nos liberdade imensa para escolhermos a que melhor se adequa à nossas necessidades decorativas.

Vamos apresentar-lhe neste artigo uma panóplia muito variada de tapeçarias para a sua casa. A divisão que escolhemos para que exista coerência a nível do espaço foi a sala. Para áreas maiores ou menores, existem opções para todos. Ao nível do padrão, a mesma coisa! Assim, não faltam exemplos de tudo o que lhe queremos mostrar, venha connosco e inspire-se, quem sabe se não chega ao fim deste artigo e decide comprar um tapete novo!

Tapeçarias brancas

Começamos por lhe mostrar uma sala de estar de sonho. É bem verdade que o nosso olhar se perde no meio desta imensidão. Uma área vasta, quatro janelas enormes, a madeira e o branco, é esta a simples combinação que faz desta sala um exemplo maravilho que abre em grande o nosso artigo. Mas focando-nos naquilo que é tema central, a tapeçaria, começamos com um belíssimo exemplar. As tapeçarias brancas  exigem um cuidado redobrado já que muito mais facilmente se sujam. Não será por exemplo uma boa opção apostar num tapete branco se tem crianças por casa, contudo, noutras circunstâncias essa será uma escolha única.

Estilo marroquino

Casa Lisboa 2015: Sala de estar  por Light & Store
Light & Store

Casa Lisboa 2015

Light & Store

As tapeçarias podem definir o estilo decorativo. Por exemplo na fotografia que vemos, definem totalmente conferindo a esta sala um estilo marroquino. Se estiver à procura de um tipo de decoração mais nesta linha, esta sala poderá constituir-se como um óptimo exemplo no qual se pode inspirar já que reune vários elementos decorativos bastante coerentes dentro do mesmo género. Inspire-se e crie géneros alternativos, a sua imaginação pode leva-lo para lugares muito interessantes.

Palavra chave: conforto

Moradia "in ponte": Sala de estar  por UrbQuality Lda
UrbQuality Lda

Moradia in ponte

UrbQuality Lda

Apresentamos-lhe agora uma tapeçaria de sala que acima de tudo transmite uma sensação de conforto de bem estar. A pegar nas cores mais escuras da decoração, este tapete felpudo castanho acaba por ser o responsável pelo facto de a sala ser tão convidativa e nos dar, só de olharmos para ela, uma sensação boa. O grande truque para isto acontecer é o facto de ser criado um recanto onde tudo parece encaixar na perfeição e onde a palavra chave parece ser conforto.

Padrões geométricos

Walt coffee and side table - Berlin bookcase: Sala de estar  por Temahome
Temahome

Walt coffee and side table – Berlin bookcase

Temahome

Os padrões geométricos são muito populares no que diz respeito a padrões de tapetes. No exemplo que lhe mostramos pode constatar que esta não é uma tapeçaria de grandes dimensões , mas na verdade também não precisaria de ser maior, não concorda? Para dar a dinâmica que a sala precisa, basta que este tapete se encontre no sítio certo, para que faça toda a diferença. Neste caso a tapeçaria vai buscar todas as cores que podemos percepcionar e junta-as nesta tapeçaria de figuras geométricas. Um toque simples, que faz toda a diferença.

Minimalimo

Não poderíamos passar por um tema desta natureza sem abordar uma das correntes estéticas mais populares no universo da decoração dos dias de hoje: o minimalismo. É fácil reconhecer minimalismo nesta fotografia e como? Pelos traços simples de todos os elementos que compõe esta sala. No fundo esta tapeçaria encontra-se ali para fazer um enquadramento das peças que estão assentes em cima dela – e claro para ajudar ao conforto que este espaço deve proporcionar.

Ainda padrões geométricos

Sala de estar  por MADRE VETA

Apresentamos-lhe mais um exemplo de um tapete de padrão geométrico. A situação é uma vez mais a mesma, ou seja, num conjunto onde são as cores lisas que mais se destacam, surge um padrão de cores quentes que confere ao espaço todo um novo lado. A nossa percepção desta sala nunca será mesma se esta tapeçaria não estiver lá. Os tapetes são peças decorativas muito poderosas neste sentido, fazem com que determinado espaço ganhe uma nova vida. 

Padrões florais

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Sala de estar  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

Os padrões florais são um outro tipo de padrão bastante apreciado. Há algo de mágico nas flores que nos atrai para elas, provavelmente será pela beleza delas e para o facto de nos remeterem para sítios bons e primaveris. Neste exemplo o fundo do tapete é azul e é interrompido por umas folhas de tom pastel. O tapete acaba por ter ligação a vários elementos da sala já que a paleta de cores se funde e mistura. Se quiser uma tapeçaria de flores, de uma coisa pode estar certo, padrões florais nunca passam de moda!

Tapetes pequenos

Mais um tapete que é mais um apontamento decorativo do que propriamente outra coisa. Neste exemplo o seu recorte exibe traços arredondados e posiciona-se simplesmente em frente a estas duas cadeiras, para que o conjunto fique não só mais completo, mas também mais bonito. O preto contrasta com as cores de cor creme e com o cinzento do espaço de pedra. A combinação não nos poderia agradar mais e este recanto não seria, definitivamente, o mesmo se o tapete não estivesse lá.

Tapete de sisal

Cadeiras  : Sala de estar  por Webdecor
Webdecor

Cadeiras

Webdecor

As tapeçarias de sisal são muito populares ao nível da decoração e a principal razão deve-se a ficarem sempre bem com tudo e terem uma durabilidade sem igual. Como vemos neste exemplo a tapeçaria não podia ficar melhor aqui, há algo de clássico e de muito funcional nos tapetes de sisal que nunca deixa ficar mal a decoração de uma casa. Uma opção que apoiamos totalmente! 

Aguarela

Alcatifas EGE Carpets/ Decorpisus: Parede e piso  por Decorpisus
Decorpisus

Alcatifas EGE Carpets/ Decorpisus

Decorpisus

Terminamos este artigo com um belo padrão que nos faz lembrar uma aguarela. Sem dúvida que é esta tapeçaria que dá vida ao espaço já que é a única superfície de cor que preenche a sala. Esta é mais uma espécie de alcatifa, uma vez que todo o chão está coberto por este padrão. Contudo o que daqui interessa retirar é que  - como viemos dizendo até agora – a presença de uma tapeçaria numa sala é de facto muito importante e faz toda a diferença.  

O que nos diz?! Cheio de vontade de comprar um tapete novo?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!